Audi A4 1.8 Tip./ Multitronic Turbo
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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2016 | Gasolina | R$ 91.652,00 |
2015 | Gasolina | R$ 87.820,00 |
2008 | Gasolina | R$ 46.790,00 |
2007 | Gasolina | R$ 40.339,00 |
2006 | Gasolina | R$ 39.355,00 |
2005 | Gasolina | R$ 35.554,00 |
2004 | Gasolina | R$ 34.686,00 |
2003 | Gasolina | R$ 28.012,00 |
2002 | Gasolina | R$ 27.328,00 |
2001 | Gasolina | R$ 21.813,00 |
2000 | Gasolina | R$ 19.497,00 |
1999 | Gasolina | R$ 18.201,00 |
1998 | Gasolina | R$ 17.757,00 |
1997 | Gasolina | R$ 15.969,00 |
1996 | Gasolina | R$ 14.414,00 |
1995 | Gasolina | R$ 12.592,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 86.26%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic: Um Detalhe Técnico
O Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic representava uma opção equilibrada na linha A4, combinando desempenho razoável com economia de combustível e um pacote tecnológico considerável para sua época. Vamos detalhar seus aspectos chave:
Motor e Transmissão:
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Motor: O coração do veículo era um motor 1.8L TFSI (Turbocharged Fuel Stratified Injection), um quatro cilindros em linha com injeção direta de combustível e turbocompressor. Essa configuração entregava uma potência razoável, combinada com boa eficiência. Os números exatos de potência e torque variavam ligeiramente dependendo do ano de fabricação e do mercado, mas geralmente ficavam na faixa de 160 a 170 cv e um torque na casa dos 250 Nm.
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Transmissão: A versão "Tiptronic" indicava uma transmissão automática de variação contínua (CVT) com possibilidade de mudanças manuais sequenciais através de borboletas atrás do volante (paddle shifters) ou alavanca de câmbio. A "Multitronic" era a denominação específica da Audi para sua transmissão CVT. Essa transmissão visava a suavidade e a eficiência de combustível, porém, era criticada por alguns por sua resposta menos imediata em comparação com transmissões automáticas tradicionais ou manuais.
Diferenciais e Tecnologias:
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Tração dianteira: Em sua configuração padrão, o A4 1.8 TFSI contava com tração dianteira (FWD), focando na economia de combustível e na simplicidade mecânica. Opções de tração integral quattro não eram oferecidas nesta motorização específica.
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Tecnologia: Para a sua época, o Audi A4 1.8 TFSI oferecia um bom pacote tecnológico, incluindo sistemas como:
- Sistema de som Audi Sound System: Um sistema de áudio de boa qualidade, muitas vezes com CD player e rádio.
- Ar condicionado: Ar condicionado automático era usualmente oferecido.
- Computador de bordo: Fornecia informações sobre consumo, autonomia, velocidade média e outros dados relevantes.
- Sistemas de segurança: Incluíam airbags frontais e laterais, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade (ESP). A disponibilidade de outros recursos de segurança, como assistência de frenagem ou controle de tração, variava de acordo com o ano e o nível de acabamento.
- Opcionais: Dependendo do nível de acabamento e do ano, eram possíveis opcionais como teto solar, bancos de couro, faróis de xenônio, e outros recursos de conforto e conveniência.
Público-Alvo:
O Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic visava um público que buscava um veículo premium compacto com bom nível de conforto, tecnologia e economia de combustível razoável, sem a necessidade do desempenho extremo de versões mais potentes. Era ideal para:
- Profissionais jovens e bem-sucedidos: Que valorizam o status da marca Audi e a tecnologia embarcada.
- Condutores que priorizam o conforto e a praticidade: A transmissão automática e os recursos tecnológicos contribuíam para uma experiência de condução mais relaxante.
- Motoristas que buscam um equilíbrio entre desempenho e economia: O motor 1.8 TFSI oferecia um bom desempenho para o uso diário, sem consumir excessivamente combustível.
Em resumo: O Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic se apresentava como uma opção equilibrada no segmento, oferecendo um pacote atrativo de tecnologia, conforto e economia para um público específico que buscava um veículo premium sem a necessidade de alta performance. Seu ponto forte era a combinação de tecnologia Audi com um motor de consumo razoável. A transmissão CVT, porém, poderia ser um fator de polarização, dependendo das preferências do condutor.