Audi A4 1.8 Tip./ Multitronic Turbo

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2016GasolinaR$ 91.652,00
2015GasolinaR$ 87.820,00
2008GasolinaR$ 46.790,00
2007GasolinaR$ 40.339,00
2006GasolinaR$ 39.355,00
2005GasolinaR$ 35.554,00
2004GasolinaR$ 34.686,00
2003GasolinaR$ 28.012,00
2002GasolinaR$ 27.328,00
2001GasolinaR$ 21.813,00
2000GasolinaR$ 19.497,00
1999GasolinaR$ 18.201,00
1998GasolinaR$ 17.757,00
1997GasolinaR$ 15.969,00
1996GasolinaR$ 14.414,00
1995GasolinaR$ 12.592,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 86.26%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic: Um Detalhe Técnico

O Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic representava uma opção equilibrada na linha A4, combinando desempenho razoável com economia de combustível e um pacote tecnológico considerável para sua época. Vamos detalhar seus aspectos chave:

Motor e Transmissão:

  • Motor: O coração do veículo era um motor 1.8L TFSI (Turbocharged Fuel Stratified Injection), um quatro cilindros em linha com injeção direta de combustível e turbocompressor. Essa configuração entregava uma potência razoável, combinada com boa eficiência. Os números exatos de potência e torque variavam ligeiramente dependendo do ano de fabricação e do mercado, mas geralmente ficavam na faixa de 160 a 170 cv e um torque na casa dos 250 Nm.

  • Transmissão: A versão "Tiptronic" indicava uma transmissão automática de variação contínua (CVT) com possibilidade de mudanças manuais sequenciais através de borboletas atrás do volante (paddle shifters) ou alavanca de câmbio. A "Multitronic" era a denominação específica da Audi para sua transmissão CVT. Essa transmissão visava a suavidade e a eficiência de combustível, porém, era criticada por alguns por sua resposta menos imediata em comparação com transmissões automáticas tradicionais ou manuais.

Diferenciais e Tecnologias:

  • Tração dianteira: Em sua configuração padrão, o A4 1.8 TFSI contava com tração dianteira (FWD), focando na economia de combustível e na simplicidade mecânica. Opções de tração integral quattro não eram oferecidas nesta motorização específica.

  • Tecnologia: Para a sua época, o Audi A4 1.8 TFSI oferecia um bom pacote tecnológico, incluindo sistemas como:

    • Sistema de som Audi Sound System: Um sistema de áudio de boa qualidade, muitas vezes com CD player e rádio.
    • Ar condicionado: Ar condicionado automático era usualmente oferecido.
    • Computador de bordo: Fornecia informações sobre consumo, autonomia, velocidade média e outros dados relevantes.
    • Sistemas de segurança: Incluíam airbags frontais e laterais, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade (ESP). A disponibilidade de outros recursos de segurança, como assistência de frenagem ou controle de tração, variava de acordo com o ano e o nível de acabamento.
    • Opcionais: Dependendo do nível de acabamento e do ano, eram possíveis opcionais como teto solar, bancos de couro, faróis de xenônio, e outros recursos de conforto e conveniência.

Público-Alvo:

O Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic visava um público que buscava um veículo premium compacto com bom nível de conforto, tecnologia e economia de combustível razoável, sem a necessidade do desempenho extremo de versões mais potentes. Era ideal para:

  • Profissionais jovens e bem-sucedidos: Que valorizam o status da marca Audi e a tecnologia embarcada.
  • Condutores que priorizam o conforto e a praticidade: A transmissão automática e os recursos tecnológicos contribuíam para uma experiência de condução mais relaxante.
  • Motoristas que buscam um equilíbrio entre desempenho e economia: O motor 1.8 TFSI oferecia um bom desempenho para o uso diário, sem consumir excessivamente combustível.

Em resumo: O Audi A4 1.8 TFSI Tiptronic/Multitronic se apresentava como uma opção equilibrada no segmento, oferecendo um pacote atrativo de tecnologia, conforto e economia para um público específico que buscava um veículo premium sem a necessidade de alta performance. Seu ponto forte era a combinação de tecnologia Audi com um motor de consumo razoável. A transmissão CVT, porém, poderia ser um fator de polarização, dependendo das preferências do condutor.