Audi A4 1.8 Avant Turbo Tip./ Multitronic
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2016 | Gasolina | R$ 92.941,00 |
2015 | Gasolina | R$ 85.874,00 |
2008 | Gasolina | R$ 45.532,00 |
2007 | Gasolina | R$ 44.421,00 |
2006 | Gasolina | R$ 43.337,00 |
2005 | Gasolina | R$ 39.321,00 |
2004 | Gasolina | R$ 29.948,00 |
2003 | Gasolina | R$ 29.217,00 |
2002 | Gasolina | R$ 28.286,00 |
2001 | Gasolina | R$ 24.719,00 |
2000 | Gasolina | R$ 23.460,00 |
1999 | Gasolina | R$ 22.773,00 |
1998 | Gasolina | R$ 21.406,00 |
1997 | Gasolina | R$ 20.094,00 |
1996 | Gasolina | R$ 16.442,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 82.31%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic: Uma descrição detalhada
A Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic representava uma excelente opção no segmento de station wagons premium no período em que foi fabricada. Combinando a praticidade de uma station wagon com o desempenho de um motor turbo e o conforto de uma transmissão automática, este modelo atraía um público específico.
Motor e Transmissão:
-
Motor: O coração do A4 Avant 1.8T era um motor de quatro cilindros em linha, 1.8 litros, turboalimentado. Este motor, conhecido por sua resposta rápida e boa potência para sua cilindrada, oferecia um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível (embora a eficiência seja relativa aos padrões atuais). A potência específica variava ligeiramente dependendo do ano de fabricação e do mercado, mas geralmente ficava na faixa dos 170-180 cv. Seu torque robusto em baixas rotações contribuía para uma condução ágil em situações do dia a dia.
-
Transmissão: A versão "Tiptronic" referia-se à transmissão automática com possibilidade de trocas manuais sequenciais, permitindo ao condutor maior controle sobre a troca de marchas. A "Multitronic" era uma transmissão continuamente variável (CVT), que oferecia mudanças suaves e contínuas, priorizando o conforto e a economia de combustível. A escolha entre Tiptronic e Multitronic influenciava a experiência de condução, com a Tiptronic sendo mais esportiva e a Multitronic mais focada em conforto.
Diferenciais e Tecnologias:
-
Tração dianteira: A versão 1.8T geralmente vinha com tração dianteira (FWD), priorizando a eficiência de combustível e a facilidade de manutenção. A tração integral quattro não era padrão nesta versão específica.
-
Design e Espaço: A carroceria Avant oferecia amplo espaço de carga, ideal para famílias e para o transporte de equipamentos ou bagagem. Seu design elegante e esportivo, típico da Audi, se destacava na época.
-
Conforto e Equipamentos: O nível de equipamentos variava dependendo do ano de fabricação e do pacote escolhido, mas geralmente incluía itens como ar condicionado, sistema de som premium (possivelmente Bose), bancos confortáveis e diversos recursos de segurança, embora esses recursos fossem menos sofisticados do que os encontrados nos modelos mais modernos.
-
Tecnologia (para a época): Embora não tão avançada como a tecnologia atual, incluía sistemas eletrônicos para gerenciamento do motor, transmissão e freios. Recursos como controle de tração e freios ABS eram padrão, oferecendo segurança e estabilidade.
Público-alvo:
O Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic visava um público que buscava um veículo premium com uma boa combinação de praticidade, desempenho e elegância. Este público era provavelmente composto por:
- Famílias: O espaço da station wagon era um grande atrativo para famílias que precisavam de espaço para crianças e bagagem.
- Profissionais: A combinação de estilo, conforto e praticidade o tornava uma opção adequada para profissionais que buscavam um veículo versátil e elegante para uso pessoal e profissional.
- Entusiastas de carros: Apesar de não ser um carro esportivo de alta performance, o motor turbo oferecia uma experiência de condução mais envolvente que a de um motor aspirado equivalente.
Em resumo:
O Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic representava uma opção equilibrada no segmento de station wagons premium. Combinando estilo, praticidade, um motor turbo responsivo e conforto, atraía um público variado, desde famílias até profissionais que buscavam um veículo premium sem sacrificar a praticidade do espaço de carga. É importante lembrar que este é um modelo mais antigo, e as tecnologias e eficiência de combustível são inferiores às dos modelos mais recentes.