Audi A4 1.8 Avant Turbo Tip./ Multitronic

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2016GasolinaR$ 92.941,00
2015GasolinaR$ 85.874,00
2008GasolinaR$ 45.532,00
2007GasolinaR$ 44.421,00
2006GasolinaR$ 43.337,00
2005GasolinaR$ 39.321,00
2004GasolinaR$ 29.948,00
2003GasolinaR$ 29.217,00
2002GasolinaR$ 28.286,00
2001GasolinaR$ 24.719,00
2000GasolinaR$ 23.460,00
1999GasolinaR$ 22.773,00
1998GasolinaR$ 21.406,00
1997GasolinaR$ 20.094,00
1996GasolinaR$ 16.442,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 82.31%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic: Uma descrição detalhada

A Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic representava uma excelente opção no segmento de station wagons premium no período em que foi fabricada. Combinando a praticidade de uma station wagon com o desempenho de um motor turbo e o conforto de uma transmissão automática, este modelo atraía um público específico.

Motor e Transmissão:

  • Motor: O coração do A4 Avant 1.8T era um motor de quatro cilindros em linha, 1.8 litros, turboalimentado. Este motor, conhecido por sua resposta rápida e boa potência para sua cilindrada, oferecia um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível (embora a eficiência seja relativa aos padrões atuais). A potência específica variava ligeiramente dependendo do ano de fabricação e do mercado, mas geralmente ficava na faixa dos 170-180 cv. Seu torque robusto em baixas rotações contribuía para uma condução ágil em situações do dia a dia.

  • Transmissão: A versão "Tiptronic" referia-se à transmissão automática com possibilidade de trocas manuais sequenciais, permitindo ao condutor maior controle sobre a troca de marchas. A "Multitronic" era uma transmissão continuamente variável (CVT), que oferecia mudanças suaves e contínuas, priorizando o conforto e a economia de combustível. A escolha entre Tiptronic e Multitronic influenciava a experiência de condução, com a Tiptronic sendo mais esportiva e a Multitronic mais focada em conforto.

Diferenciais e Tecnologias:

  • Tração dianteira: A versão 1.8T geralmente vinha com tração dianteira (FWD), priorizando a eficiência de combustível e a facilidade de manutenção. A tração integral quattro não era padrão nesta versão específica.

  • Design e Espaço: A carroceria Avant oferecia amplo espaço de carga, ideal para famílias e para o transporte de equipamentos ou bagagem. Seu design elegante e esportivo, típico da Audi, se destacava na época.

  • Conforto e Equipamentos: O nível de equipamentos variava dependendo do ano de fabricação e do pacote escolhido, mas geralmente incluía itens como ar condicionado, sistema de som premium (possivelmente Bose), bancos confortáveis e diversos recursos de segurança, embora esses recursos fossem menos sofisticados do que os encontrados nos modelos mais modernos.

  • Tecnologia (para a época): Embora não tão avançada como a tecnologia atual, incluía sistemas eletrônicos para gerenciamento do motor, transmissão e freios. Recursos como controle de tração e freios ABS eram padrão, oferecendo segurança e estabilidade.

Público-alvo:

O Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic visava um público que buscava um veículo premium com uma boa combinação de praticidade, desempenho e elegância. Este público era provavelmente composto por:

  • Famílias: O espaço da station wagon era um grande atrativo para famílias que precisavam de espaço para crianças e bagagem.
  • Profissionais: A combinação de estilo, conforto e praticidade o tornava uma opção adequada para profissionais que buscavam um veículo versátil e elegante para uso pessoal e profissional.
  • Entusiastas de carros: Apesar de não ser um carro esportivo de alta performance, o motor turbo oferecia uma experiência de condução mais envolvente que a de um motor aspirado equivalente.

Em resumo:

O Audi A4 Avant 1.8T Turbo Tiptronic/Multitronic representava uma opção equilibrada no segmento de station wagons premium. Combinando estilo, praticidade, um motor turbo responsivo e conforto, atraía um público variado, desde famílias até profissionais que buscavam um veículo premium sem sacrificar a praticidade do espaço de carga. É importante lembrar que este é um modelo mais antigo, e as tecnologias e eficiência de combustível são inferiores às dos modelos mais recentes.