Audi A6 2.4 Avant 30V Tip./ Multitronic

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2003GasolinaR$ 40.609,00
2002GasolinaR$ 33.740,00
2001GasolinaR$ 30.659,00
2000GasolinaR$ 29.816,00
1999GasolinaR$ 28.891,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 28.86%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Audi A6 2.4 Avant 30V Tip./Multitronic: Uma Análise Detalhada

A Audi A6 Avant 2.4 30V Tiptronic/Multitronic representa uma geração específica da icônica station wagon da marca alemã, combinando espaço, elegância e tecnologia, embora já desatualizada em termos de motorização e transmissão. Vamos explorar seus detalhes:

Motor e Transmissão:

  • Motor: O coração do veículo é um motor 2.4 litros V6 de 30 válvulas. A tecnologia de 30 válvulas (provavelmente um V6 de 24 válvulas com VVT/VTI) visava entregar um equilíbrio entre potência e economia de combustível, embora para os padrões atuais seja considerado pouco eficiente e com potência relativamente baixa. A potência exata varia levemente dependendo do ano de fabricação e mercado, mas geralmente fica abaixo dos 170cv.
  • Transmissão: A designação "Tiptronic/Multitronic" indica que o modelo oferecia duas opções de transmissão:
    • Tiptronic: Uma transmissão automática tradicional com conversor de torque, oferecendo trocas de marcha manuais através de alavancas no volante ou no console central. Oferece uma condução mais suave, porém menos eficiente que a Multitronic.
    • Multitronic: Uma transmissão automática continuamente variável (CVT). A Multitronic proporcionava trocas de marcha suaves e lineares, otimizando a economia de combustível em velocidades constantes, mas podia apresentar sensação de falta de "pegada" em acelerações mais enérgicas.

Diferenciais e Tecnologias:

  • Espaço e versatilidade: A carroceria Avant oferece significativo espaço de carga, ideal para famílias ou para transportar equipamentos. A praticidade é reforçada pelo sistema de rebatimento dos bancos traseiros.
  • Conforto: O interior da A6 era conhecido pelo seu conforto e refinamento, com materiais de boa qualidade e um bom nível de isolamento acústico (para a época).
  • Tecnologia (para a época): Dependendo do ano de fabricação e nível de acabamento, o modelo podia incluir recursos como: ar condicionado automático, sistema de som premium, bancos com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, e possivelmente sistemas de navegação iniciais. É importante ressaltar que essas tecnologias são consideravelmente ultrapassadas pelos padrões atuais.
  • Tração dianteira (provavelmente): A maioria das versões do Audi A6 2.4 dessa geração utilizava tração dianteira. Versões com tração integral Quattro eram menos comuns nesta motorização específica.
  • Design: O design da A6 Avant dessa geração apresenta linhas clássicas e elegantes, que apesar do tempo, ainda podem ser consideradas atraentes para quem aprecia um estilo atemporal.

Público-alvo:

O público-alvo original deste modelo era composto por:

  • Famílias: Graças ao espaço e versatilidade da carroceria Avant.
  • Profissionais liberais: Buscando conforto, elegância e praticidade em um veículo que transmite status.
  • Motoristas que valorizavam a combinação entre conforto e economia de combustível (para os padrões da época).

Considerações Finais:

Atualmente, a Audi A6 2.4 Avant 30V Tiptronic/Multitronic é um carro antigo, com tecnologias e desempenho ultrapassados. Sua atratividade reside principalmente em seu valor residual baixo, sendo uma opção para quem busca um veículo espaçoso e relativamente confortável com baixo custo de aquisição, porém com gastos de manutenção possivelmente elevados devido à idade e à dificuldade em encontrar peças. É crucial levar em conta os custos de manutenção e o consumo de combustível relativamente alto antes da compra.