BMW 318iS/ISA 1.9 16V

Valores de referência da Tabela Fipe: maio de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1998GasolinaR$ 29.130,00
1997GasolinaR$ 27.278,00
1996GasolinaR$ 20.652,00
1995GasolinaR$ 20.148,00
1994GasolinaR$ 19.656,00
1993GasolinaR$ 17.235,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 40.83%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

BMW 318iS/ISA (E36) 1.9 16V: Um Clássico Alemão

O BMW 318iS/ISA (E36) 1.9 16V, produzido entre 1991 e 1998, representa uma opção acessível e equilibrada dentro da icônica Série 3 da BMW. Embora não ostente a potência bruta de seus irmãos maiores, como o M3, ele conquista pela elegância, maneabilidade e o prazer de dirigir característico da marca.

Diferenciais:

  • Motor 1.9L 16V: O coração do 318iS/ISA é um motor de quatro cilindros em linha, 1.9 litros, 16 válvulas, que entregava cerca de 140 cv (a potência variava ligeiramente dependendo do ano de fabricação e mercado). Este motor oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível para a época, sendo mais eficiente que seus antecessores de 8 válvulas.

  • Tração traseira: Característica fundamental da BMW, a tração traseira proporciona uma experiência de condução mais envolvente e dinâmica, especialmente em curvas.

  • Design elegante e atemporal: A geração E36 da Série 3 é amplamente considerada uma das mais bonitas da história da BMW, com linhas limpas e esportivas que envelheceram muito bem. O 318iS/ISA, com seus detalhes específicos, como as rodas e o para-choques, reforça ainda mais sua estética esportiva.

  • Manobrabilidade precisa: A suspensão precisa e responsiva, combinada com a tração traseira, confere ao 318iS/ISA uma condução ágil e precisa, oferecendo grande prazer ao motorista.

Tecnologias (para a época):

  • Sistema de injeção eletrônica: Garantia de uma queima mais eficiente do combustível e melhor performance em comparação com modelos carburados.
  • ABS (opcional em alguns modelos): Sistema antitravamento de freios que auxiliava na segurança, especialmente em situações de frenagem de emergência.
  • Airbags frontais (opcional em alguns modelos): Um recurso de segurança cada vez mais importante, mas ainda não padrão em todos os modelos da época.
  • Direção hidráulica: Facilitava as manobras, especialmente em velocidades baixas.

Público-alvo:

O BMW 318iS/ISA se dirigia a um público que buscava uma combinação de:

  • Esportividade acessível: Era uma opção mais em conta dentro da linha Série 3, oferecendo um gostinho da experiência BMW sem o alto custo dos modelos mais potentes.
  • Elegância e estilo: O design atemporal atraía aqueles que valorizam a estética e a imagem da marca.
  • Prazer de dirigir: O foco na dinâmica de condução atraía motoristas que apreciam uma experiência de direção envolvente e responsiva.
  • Confiabilidade (relativa): Embora exija manutenção, a construção sólida e a mecânica confiável, quando bem cuidadas, tornam-se um atrativo para quem busca um carro clássico com potencial de valorização.

Em resumo, o BMW 318iS/ISA (E36) 1.9 16V representa uma excelente opção para entusiastas de carros que buscam um clássico alemão equilibrado, elegante e divertido de dirigir, sem o alto custo de manutenção e a complexidade de modelos mais sofisticados. A sua combinação de performance, estilo e acessibilidade (no mercado de usados) o torna um carro altamente desejado por colecionadores e entusiastas da marca.