Citroën Xsara Exclusive 1.8 8V/16V 5p Mec.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2001GasolinaR$ 9.505,00
2000GasolinaR$ 8.757,00
1999GasolinaR$ 7.644,00
1998GasolinaR$ 7.457,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 21.55%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Citroën Xsara Exclusive 1.8 8V/16V 5p Mec.: Uma Análise Detalhada

O Citroën Xsara Exclusive 1.8, disponível nas versões 8V e 16V com câmbio manual de 5 marchas, representava uma opção interessante no segmento de carros médios no período de seu lançamento. Apesar de já descontinuado, ainda é possível encontrar unidades em circulação, e sua análise permite compreender as características de um modelo representativo da época.

Diferenciais:

  • Conforto e Espaço: O Xsara Exclusive se destacava pelo seu conforto de rodagem, graças à suspensão hidráulica Citroën, que absorvia bem as irregularidades do asfalto, proporcionando uma experiência suave, principalmente em pisos irregulares. O espaço interno era generoso, tanto para passageiros quanto para bagagem, um ponto forte para famílias.
  • Design: Seu design, embora datado pelos padrões atuais, apresentava linhas elegantes e um estilo que o diferenciava de seus concorrentes. A versão Exclusive geralmente incluía elementos estéticos aprimorados, como rodas de liga leve, faróis de neblina e acabamentos internos mais sofisticados.
  • Relação Custo-Benefício (na época): Em sua época, o Xsara Exclusive oferecia um bom nível de equipamentos e conforto por um preço competitivo, atraindo um público que buscava um carro espaçoso e confortável sem gastar uma fortuna.

Tecnologias (para a época):

  • Suspensão Hidropneumática (dependendo da versão): Uma das principais características da Citroën, a suspensão hidropneumática (apresenta em algumas versões, não todas) oferecia um controle de altura adaptativo e um conforto superior. A versão Exclusive provavelmente incluía esta tecnologia.
  • Motor 1.8 8V/16V: As versões com motor 1.8 ofereciam diferentes níveis de potência, com o 16V sendo mais potente e com melhor desempenho que o 8V. Ambos eram motores a gasolina, relativamente econômicos para a sua cilindrada.
  • Direção Hidráulica: Facilitava as manobras, especialmente em velocidades baixas, contribuindo para o conforto de condução.
  • Equipamentos de Conforto: A versão Exclusive geralmente contava com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, bancos com regulagem de altura, entre outros itens que visavam proporcionar maior conforto e conveniência ao condutor e passageiros. Sistemas de som eram oferecidos, mas com tecnologias mais simples que as atuais.

Público-Alvo:

O público-alvo do Citroën Xsara Exclusive 1.8 era composto principalmente por:

  • Famílias: Devido ao amplo espaço interno e ao conforto de rodagem, era uma opção interessante para famílias que buscavam um carro para o dia a dia.
  • Condutores que priorizam conforto: A suspensão hidropneumática (quando presente) era um grande atrativo para aqueles que valorizavam uma condução suave e confortável.
  • Usuários que buscam um bom custo-benefício: O Xsara Exclusive oferecia um bom conjunto de equipamentos por um preço competitivo (no período de seu lançamento).

Considerações Finais:

O Citroën Xsara Exclusive 1.8 representa um modelo de uma época em que o conforto e o espaço interno eram aspectos muito valorizados. Embora a tecnologia embarcada seja inferior aos padrões atuais, a sua herança Citroën, com a eventual inclusão da suspensão hidropneumática, ainda lhe confere um certo charme e apelo nostálgico para alguns entusiastas. No entanto, a manutenção pode ser mais complexa e cara, especialmente para os componentes da suspensão hidropneumática.