Citroën Xantia VSX 2.0 16V

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1998GasolinaR$ 9.836,00
1997GasolinaR$ 9.053,00
1996GasolinaR$ 8.689,00
1995GasolinaR$ 8.246,00
1994GasolinaR$ 7.010,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 28.73%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Citroën Xantia VSX 2.0 16V: Uma Análise Detalhada

O Citroën Xantia VSX 2.0 16V representava o topo de gama da linha Xantia na sua época, oferecendo um conjunto de características que o destacavam pela elegância, conforto e tecnologia avançada para o seu segmento. Este modelo, produzido entre os anos 90 e início dos anos 2000, apresentava uma proposta única no mercado, voltada para um público que buscava um carro sofisticado e confortável, sem abrir mão de um certo dinamismo.

Diferenciais:

  • Suspensão Hidropneumática: O diferencial mais marcante do Xantia, e de outros modelos Citroën da época, era a sua suspensão hidropneumática. Esta tecnologia, além de proporcionar um conforto de marcha excepcional, absorvendo irregularidades do asfalto com maestria, permitia a regulagem da altura do veículo, oferecendo diferentes níveis de rigidez de acordo com as necessidades. A sensação de "tapete voador" era uma das características mais elogiadas.

  • Motor 2.0 16V: O motor de 2.0 litros e 16 válvulas oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível para a época. Embora não fosse um esportivo, entregava potência e torque suficientes para uso diário e viagens mais longas, garantindo boa aceleração e retomadas.

  • Equipamento: A versão VSX vinha equipada com diversos itens de conforto e conveniência, incluindo ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, bancos de couro (em muitos casos), airbag do motorista e passageiro, e sistema de som com toca-fitas ou CD player. Algumas unidades incluíam também teto solar, faróis de xenônio e outros opcionais.

  • Design: O Xantia possuía um design elegante e refinado, que envelheceu bem. Suas linhas suaves e aerodinâmicas o diferenciavam dos seus concorrentes, conferindo-lhe um ar de sofisticação e modernidade.

Tecnologias:

  • Suspensão Hidropneumática com controle de nível: Como já mencionado, este era o destaque tecnológico do veículo. A capacidade de ajustar a altura e a rigidez da suspensão, garantia excelente adaptação a diferentes condições de estrada e de carga.

  • Sistema de freios ABS: O sistema antibloqueio de freios (ABS) era um item de segurança importante para a época, contribuindo para maior segurança em frenagens de emergência.

  • Motor 16V com comando de válvulas duplo: A arquitetura do motor contribuía para uma melhor respiração e consequentemente, um aumento na potência e no torque em relação aos motores de 8 válvulas da época.

Público-Alvo:

O Citroën Xantia VSX 2.0 16V atraía um público que valorizava o conforto e a sofisticação acima de tudo. Era um carro para quem buscava uma experiência de condução suave e relaxante, sem abrir mão de um certo nível de desempenho. O seu público era composto por pessoas de classe média alta, que apreciavam a tecnologia e o design diferenciados do veículo, buscando um carro que os diferenciasse da multidão. Profissionais liberais, executivos e famílias com um perfil mais exigente eram os principais compradores deste modelo.

Em resumo, o Citroën Xantia VSX 2.0 16V era um carro que combinava conforto excepcional, tecnologia inovadora para a época e um design elegante. A sua suspensão hidropneumática se tornou sua marca registrada, e mesmo hoje em dia, continua sendo lembrado como um carro com uma experiência de condução única.