Citroën Xantia VSX 2.0 16V
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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1998 | Gasolina | R$ 9.836,00 |
1997 | Gasolina | R$ 9.053,00 |
1996 | Gasolina | R$ 8.689,00 |
1995 | Gasolina | R$ 8.246,00 |
1994 | Gasolina | R$ 7.010,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 28.73%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Citroën Xantia VSX 2.0 16V: Uma Análise Detalhada
O Citroën Xantia VSX 2.0 16V representava o topo de gama da linha Xantia na sua época, oferecendo um conjunto de características que o destacavam pela elegância, conforto e tecnologia avançada para o seu segmento. Este modelo, produzido entre os anos 90 e início dos anos 2000, apresentava uma proposta única no mercado, voltada para um público que buscava um carro sofisticado e confortável, sem abrir mão de um certo dinamismo.
Diferenciais:
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Suspensão Hidropneumática: O diferencial mais marcante do Xantia, e de outros modelos Citroën da época, era a sua suspensão hidropneumática. Esta tecnologia, além de proporcionar um conforto de marcha excepcional, absorvendo irregularidades do asfalto com maestria, permitia a regulagem da altura do veículo, oferecendo diferentes níveis de rigidez de acordo com as necessidades. A sensação de "tapete voador" era uma das características mais elogiadas.
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Motor 2.0 16V: O motor de 2.0 litros e 16 válvulas oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível para a época. Embora não fosse um esportivo, entregava potência e torque suficientes para uso diário e viagens mais longas, garantindo boa aceleração e retomadas.
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Equipamento: A versão VSX vinha equipada com diversos itens de conforto e conveniência, incluindo ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, bancos de couro (em muitos casos), airbag do motorista e passageiro, e sistema de som com toca-fitas ou CD player. Algumas unidades incluíam também teto solar, faróis de xenônio e outros opcionais.
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Design: O Xantia possuía um design elegante e refinado, que envelheceu bem. Suas linhas suaves e aerodinâmicas o diferenciavam dos seus concorrentes, conferindo-lhe um ar de sofisticação e modernidade.
Tecnologias:
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Suspensão Hidropneumática com controle de nível: Como já mencionado, este era o destaque tecnológico do veículo. A capacidade de ajustar a altura e a rigidez da suspensão, garantia excelente adaptação a diferentes condições de estrada e de carga.
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Sistema de freios ABS: O sistema antibloqueio de freios (ABS) era um item de segurança importante para a época, contribuindo para maior segurança em frenagens de emergência.
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Motor 16V com comando de válvulas duplo: A arquitetura do motor contribuía para uma melhor respiração e consequentemente, um aumento na potência e no torque em relação aos motores de 8 válvulas da época.
Público-Alvo:
O Citroën Xantia VSX 2.0 16V atraía um público que valorizava o conforto e a sofisticação acima de tudo. Era um carro para quem buscava uma experiência de condução suave e relaxante, sem abrir mão de um certo nível de desempenho. O seu público era composto por pessoas de classe média alta, que apreciavam a tecnologia e o design diferenciados do veículo, buscando um carro que os diferenciasse da multidão. Profissionais liberais, executivos e famílias com um perfil mais exigente eram os principais compradores deste modelo.
Em resumo, o Citroën Xantia VSX 2.0 16V era um carro que combinava conforto excepcional, tecnologia inovadora para a época e um design elegante. A sua suspensão hidropneumática se tornou sua marca registrada, e mesmo hoje em dia, continua sendo lembrado como um carro com uma experiência de condução única.