Citroën Xsara Picasso Exc./Etoile 2.0 16V Mec.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2010GasolinaR$ 22.765,00
2009GasolinaR$ 18.738,00
2008GasolinaR$ 18.167,00
2007GasolinaR$ 14.065,00
2006GasolinaR$ 12.804,00
2005GasolinaR$ 11.464,00
2004GasolinaR$ 11.149,00
2003GasolinaR$ 10.042,00
2002GasolinaR$ 8.618,00
2001GasolinaR$ 8.407,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 63.07%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Citroën Xsara Picasso Exc./Etoile 2.0 16V Mec.: Uma Análise Detalhada

O Citroën Xsara Picasso Exc./Etoile 2.0 16V Mecânico representava uma opção interessante no segmento de monovolumes compactos quando lançado. Combinava praticidade, design inovador (para a época) e um motor razoavelmente potente, embora com um foco maior na economia de combustível do que na performance pura. Vamos analisar seus diferenciais, tecnologias e público-alvo:

Diferenciais:

  • Design Inovador e Espaçoso: O Xsara Picasso se destacava pelo seu design diferenciado, com linhas arredondadas e uma ampla área envidraçada, proporcionando excelente visibilidade. Seu interior, apesar de compacto externamente, oferecia surpreendente espaço interno para passageiros e bagagem, graças à inteligente utilização do espaço.
  • Motor 2.0 16V Mecânico: O motor de 2.0 litros e 16 válvulas, apesar de não ser um propulsor de alta performance, oferecia boa elasticidade e um torque razoável para o uso diário, além de uma mecânica relativamente simples e durável (em comparação com motores mais modernos). A transmissão manual contribuía para um consumo de combustível mais econômico.
  • Conforto e Ergonomia: O Xsara Picasso priorizava o conforto, com suspensão macia (que podia ser considerada "molesta" por alguns condutores mais esportivos), bancos confortáveis e boa insonorização. A posição de dirigir era elevada, facilitando a visualização do trânsito.
  • Equipamentos (variando conforme versão): As versões Exc./Etoile geralmente incluíam equipamentos interessantes para a época, como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e possivelmente airbags frontais. Detalhes como rodas de liga leve e acabamentos internos mais refinados também podiam variar.

Tecnologias:

  • Motorização a gasolina: A tecnologia predominante era um motor a gasolina aspirado, sem tecnologias avançadas como injeção direta ou turbo.
  • Transmissão manual: A transmissão manual de cinco marchas era o padrão, focando na simplicidade e economia.
  • Suspensão Confortável: A suspensão, baseada em MacPherson na frente e eixo de torção atrás, priorizava o conforto em detrimento do comportamento dinâmico.

Público-alvo:

O Citroën Xsara Picasso Exc./Etoile 2.0 16V Mecânico se dirigia a um público que buscava:

  • Praticidade e Espaço: Famílias pequenas a médias que precisavam de um veículo espaçoso e versátil para o dia a dia.
  • Conforto e Economia: Indivíduos que valorizavam o conforto de condução e a economia de combustível.
  • Design diferenciado: Pessoas que apreciavam um design mais original e que fugia dos padrões tradicionais de monovolumes.

Em resumo:

O Xsara Picasso representava uma opção interessante no seu tempo, principalmente para quem buscava um monovolume compacto com bom espaço interno, design peculiar e um nível de conforto acima da média. Sua simplicidade mecânica, no entanto, refletia-se em uma performance não tão emocionante e em tecnologias menos avançadas quando comparado a modelos mais modernos. Sua principal desvantagem atualmente é a idade do modelo, resultando em maior dificuldade em encontrar peças e manutenção especializada.