Daewoo Nubira CDX 2.0 16V Aut.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1999GasolinaR$ 7.366,00
1998GasolinaR$ 6.733,00
1997GasolinaR$ 6.441,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 12.56%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Daewoo Nubira CDX 2.0 16V Aut.: Uma Análise Detalhada

O Daewoo Nubira CDX 2.0 16V Aut. foi um sedã médio lançado no final dos anos 90 e início dos anos 2000, representando um esforço da fabricante sul-coreana Daewoo para se inserir no mercado internacional com um carro de bom custo-benefício e apelo familiar. Apesar de não ter se tornado um ícone, o Nubira CDX 2.0 16V Aut. oferecia um conjunto interessante de características para a sua época.

Diferenciais:

  • Motor 2.0 16V: O principal diferencial era o motor de 2.0 litros com 16 válvulas, oferecendo potência razoável para a época, embora não fosse excepcionalmente potente em comparação com concorrentes. Essa configuração proporcionava um bom desempenho em situações cotidianas, com boa resposta em médias rotações.
  • Câmbio Automático: A transmissão automática era um diferencial significativo na época, oferecendo conforto e facilidade de condução, especialmente em trânsito urbano. Isso contrastava com muitos modelos da categoria que só ofereciam câmbio manual.
  • Equipamento: O CDX geralmente vinha com um bom nível de equipamentos para a sua faixa de preço, incluindo ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e, dependendo do ano e versão, até mesmo itens de conforto como bancos de couro e sistema de som com CD player.
  • Espaço Interno: O Nubira oferecia um espaço interno razoável, acomodando confortavelmente cinco adultos e com um porta-malas de capacidade aceitável para bagagens.
  • Custo-Benefício: O principal apelo do Nubira era seu custo-benefício. Oferecia um conjunto de recursos a um preço mais acessível do que muitos de seus concorrentes diretos.

Tecnologias:

As tecnologias empregadas no Nubira CDX 2.0 16V Aut. não eram de ponta para os padrões atuais, mas eram adequadas para sua época:

  • Motor 16V: A tecnologia de 16 válvulas era uma evolução em relação aos motores de 8 válvulas, oferecendo maior eficiência e potência.
  • Injeção Eletrônica: O sistema de injeção eletrônica de combustível contribuía para a melhor performance e economia de combustível em relação a sistemas carburados.
  • Sistema de Freios: Geralmente equipava freios a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras, um sistema comum para a categoria na época.
  • Suspensão: A suspensão, geralmente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, proporcionava um bom conforto de rodagem em situações normais, embora pudesse apresentar limitações em situações mais extremas.

Público-Alvo:

O público-alvo do Daewoo Nubira CDX 2.0 16V Aut. era composto por:

  • Famílias: O espaço interno e o conforto oferecido pela transmissão automática o tornavam uma opção atraente para famílias.
  • Condutores que buscavam custo-benefício: A relação entre preço e equipamentos era um forte atrativo para quem buscava um carro completo sem gastar muito.
  • Condutores que priorizavam o conforto: A transmissão automática e o bom nível de equipamentos contribuíam para um nível de conforto acima da média para a categoria e preço.

Conclusão:

O Daewoo Nubira CDX 2.0 16V Aut. representava uma opção interessante para quem buscava um sedã médio com bom custo-benefício e conforto, principalmente na época de seu lançamento. Embora não se destaque por tecnologias avançadas ou desempenho excepcional, cumpria bem o seu propósito, oferecendo um pacote razoável para o seu público-alvo. Hoje em dia, é um carro mais voltado para o mercado de usados, e seu valor de mercado reflete a sua idade e a disponibilidade de peças.