Daihatsu Charade Sedan 1.5/DLX 1.3
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
1995 | Gasolina | R$ 7.945,00 |
1994 | Gasolina | R$ 5.879,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 26.00%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Daihatsu Charade Sedan: 1.5 DLX vs 1.3 DLX - Uma Comparação Detalhada
O Daihatsu Charade Sedan, oferecido nas versões 1.3 DLX e 1.5 DLX, representou uma opção interessante no mercado de sedãs compactos, especialmente na sua época. Embora ambos compartilhem o mesmo nome e acabamento "DLX" (indicando um nível de luxo superior), apresentam diferenças significativas em termos de motorização e, consequentemente, desempenho e consumo.
Daihatsu Charade Sedan 1.3 DLX:
- Motor: O coração do 1.3 DLX era um motor de 1.3L, provavelmente um três cilindros (a configuração exata varia dependendo do ano de fabricação e mercado), oferecendo potência e torque modestos, suficientes para uso urbano e rodovias com tráfego leve. Seu foco principal era a economia de combustível.
- Tecnologia: A tecnologia embarcada era básica para os padrões atuais. Provavelmente incluía recursos como direção hidráulica, vidros e travas elétricas (dependendo do ano e região), sistema de áudio simples e ar condicionado. Sistemas de segurança eram limitados, possivelmente incluindo apenas cintos de segurança. A ausência de tecnologias avançadas de segurança e assistência ao motorista é uma característica marcante dos modelos mais antigos.
- Desempenho: Esperava-se um desempenho razoável para uso diário, mas sem grandes pretensões de velocidade ou aceleração vigorosa. O consumo de combustível era um ponto forte deste modelo.
- Público-Alvo: O Charade 1.3 DLX visava um público que priorizava a economia de combustível, facilidade de manutenção e um carro compacto para uso urbano e pequenas viagens. Ideal para condutores que buscavam um veículo prático e acessível.
Daihatsu Charade Sedan 1.5 DLX:
- Motor: A versão 1.5 DLX oferecia um motor significativamente mais potente, de 1.5L, provavelmente um quatro cilindros. Isso resultava em melhor desempenho, com aceleração mais rápida e maior capacidade de ultrapassagem.
- Tecnologia: Similar ao 1.3 DLX em termos de recursos básicos, a versão 1.5 DLX poderia apresentar alguns opcionais adicionais dependendo do ano e mercado, como um sistema de áudio mais sofisticado ou acabamentos internos ligeiramente superiores. A ausência de tecnologias modernas de segurança se mantém.
- Desempenho: O desempenho era superior ao 1.3L, entregando uma experiência de condução mais dinâmica. Porém, o consumo de combustível provavelmente era maior em comparação com o modelo 1.3.
- Público-Alvo: O Charade 1.5 DLX atendia a um público que buscava um pouco mais de desempenho sem abrir mão da economia de espaço e praticidade de um sedã compacto. Ideal para condutores que necessitavam de um pouco mais de potência para uso em rodovias ou regiões com maior inclinação.
Diferenciais:
A principal diferença entre as versões 1.3 e 1.5 reside na motorização. O 1.5 DLX oferecia um desempenho superior, mas com o custo de um consumo de combustível ligeiramente mais elevado. Outras diferenças podem ser encontradas em opcionais e detalhes de acabamento interno, variando de acordo com o ano e especificações de mercado.
Conclusão:
Ambas as versões do Daihatsu Charade Sedan 1.3 DLX e 1.5 DLX representavam opções compactas e econômicas, mas com foco em diferentes necessidades. O 1.3 DLX era ideal para quem priorizava a economia de combustível, enquanto o 1.5 DLX oferecia um desempenho mais robusto para aqueles que desejavam um pouco mais de potência. A ausência de recursos tecnológicos modernos deve ser considerada, pois se trata de um modelo mais antigo.