Fiat Premio S 1.5 i.e./ 1.5 / 1.3

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1993GasolinaR$ 5.837,00
1992GasolinaR$ 5.630,00
1991GasolinaR$ 5.066,00
1990GasolinaR$ 4.021,00
1989GasolinaR$ 3.821,00
1988GasolinaR$ 3.255,00
1987GasolinaR$ 2.840,00
1986GasolinaR$ 2.752,00
1985GasolinaR$ 2.422,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 58.51%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Fiat Premio S 1.5 i.e. / 1.5 / 1.3: Uma Análise Detalhada

O Fiat Premio S foi um sedã compacto oferecido em diferentes versões de motorização, principalmente 1.3, 1.5 e 1.5 i.e. (injeção eletrônica). Embora compartilhassem a mesma base, suas características variavam em desempenho e tecnologia, direcionando-se a públicos distintos.

Diferenciais entre as versões:

  • Motorização: A principal diferença residia no motor. O 1.3 oferecia a opção mais básica e econômica, ideal para quem priorizava o baixo consumo de combustível e custo de manutenção. Já o 1.5, seja com carburador ou injeção eletrônica (i.e.), entregava maior potência e torque, proporcionando uma condução mais ágil e responsiva. A versão 1.5 i.e. apresentava um refinamento superior em termos de desempenho e economia de combustível em comparação com o 1.5 carburado.

  • Desempenho: O 1.5 i.e., com sua injeção eletrônica, se destacava em termos de desempenho e eficiência, apresentando aceleração mais rápida e consumo de combustível mais otimizado que as versões 1.3 e 1.5 carburadas. O 1.3 era mais lento, porém mais econômico em situações de uso urbano.

  • Tecnologia: A principal diferença tecnológica se dava entre as versões 1.5 e 1.5 i.e. A versão i.e. possuía sistema de injeção eletrônica multiponto, proporcionando melhor controle da mistura ar-combustível, resultando em melhor desempenho, menor consumo e emissões reduzidas. As versões 1.3 e 1.5 carburadas apresentavam tecnologias mais simples e menos sofisticadas. Em termos de outros recursos tecnológicos, a variedade era limitada, dependendo do ano de fabricação, podendo incluir itens como ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, porém não eram itens de série em todas as versões.

  • Custo-benefício: O 1.3 se apresentava como a opção mais acessível, ideal para quem buscava um carro econômico e com baixo custo de manutenção. O 1.5 carburado oferecia um equilíbrio entre custo e desempenho, enquanto o 1.5 i.e., apesar de mais caro, compensava com melhor desempenho, economia de combustível e uma experiência de condução mais moderna.

Público-Alvo:

  • 1.3: Público que priorizava economia e baixo custo de manutenção, como estudantes, jovens motoristas ou pessoas com orçamento limitado.

  • 1.5 (carburado): Público que buscava um equilíbrio entre preço, desempenho e economia, sem exigir recursos tecnológicos avançados.

  • 1.5 i.e.: Público que valorizava melhor desempenho, economia de combustível e um carro mais refinado, disposto a pagar um preço maior pela tecnologia e experiência de condução superior.

Em resumo: O Fiat Premio S oferecia uma gama de opções que atendiam a diferentes perfis de consumidores. A escolha entre as versões 1.3, 1.5 e 1.5 i.e. dependia diretamente das prioridades do comprador em relação a custo, desempenho e tecnologia. É importante ressaltar que a disponibilidade de recursos como ar condicionado e direção hidráulica variavam de acordo com o ano de fabricação e nível de acabamento de cada versão.