Fiat Premio CS 1.5 i.e. 2p/ SL 1.6/1.5/1.3 4p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1994GasolinaR$ 7.993,00
1993GasolinaR$ 7.798,00
1992GasolinaR$ 6.832,00
1991GasolinaR$ 6.626,00
1990GasolinaR$ 5.398,00
1989GasolinaR$ 5.266,00
1988GasolinaR$ 4.521,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 43.44%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Fiat Premio: Uma Análise Detalhada das Versões CS 1.5 i.e. 2p, SL 1.6, 1.5 e 1.3 4p

O Fiat Premio, produzido entre os anos 1996 e 2002, representou um importante marco na história da Fiat no Brasil. Embora tenha sido um modelo com diversas versões e motorizações, analisaremos aqui especificamente as variantes CS 1.5 i.e. 2 portas, e as versões SL com motores 1.6, 1.5 e 1.3, todas de 4 portas. É importante notar que a informação detalhada sobre tecnologias varia consideravelmente de acordo com o ano de fabricação dentro dessa faixa.

Fiat Premio CS 1.5 i.e. 2p:

Esta versão, focada em um público mais jovem e que buscava um carro econômico e esportivo, se destacava pela sua carroceria de duas portas. O motor 1.5 i.e. (injeção eletrônica) oferecia um bom desempenho para a época, embora não fosse excepcional em termos de potência. A tecnologia era básica, com foco na confiabilidade e baixo custo de manutenção. Recursos como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos eram opcionais ou presentes apenas em versões mais equipadas, o que contribuía para o preço acessível. Seu diferencial era o visual esportivo, através de detalhes estéticos como as rodas e o design da carroceria.

Fiat Premio SL 1.6/1.5/1.3 4p:

As versões SL, com suas quatro portas, tinham um apelo mais familiar e versátil. A principal diferença entre elas residia na motorização:

  • SL 1.6: Oferecia maior potência e torque em comparação com as versões 1.5 e 1.3, resultando em melhor desempenho e capacidade de carga. Era uma opção para quem buscava um pouco mais de desempenho sem precisar optar por um carro de categoria superior.
  • SL 1.5: Uma opção intermediária em termos de potência e consumo de combustível, representando um bom equilíbrio entre desempenho e economia.
  • SL 1.3: A versão de entrada da gama SL, priorizando a economia de combustível acima do desempenho. Ideal para uso urbano e para motoristas que priorizavam o baixo custo de operação.

Diferenciais entre as versões:

| Característica | CS 1.5 i.e. 2p | SL 1.6 | SL 1.5 | SL 1.3 | |-----------------------|-----------------|-----------------|-----------------|-----------------| | Número de Portas | 2 | 4 | 4 | 4 | | Motor | 1.5 i.e. | 1.6 | 1.5 | 1.3 | | Desempenho | Moderado | Alto | Moderado | Baixo | | Economia de Combustível| Boa | Média | Boa | Excelente | | Público-alvo | Jovens, esportivos| Famílias, versátil| Famílias, versátil| Econômicos, urbanos|

Tecnologias:

As tecnologias presentes no Fiat Premio eram relativamente básicas para os padrões atuais. A injeção eletrônica (i.e.) era um diferencial importante na época, melhorando a eficiência do motor. Sistemas como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos eram opcionais e variavam de acordo com a versão e o ano de fabricação. Sistemas de segurança eram limitados, geralmente incluindo apenas cintos de segurança e freios a disco dianteiros.

Público-Alvo:

  • CS 1.5 i.e. 2p: Jovens, solteiros ou casais sem filhos, que buscavam um carro esportivo e econômico.
  • SL 1.6: Famílias pequenas ou indivíduos que necessitavam de mais espaço e potência.
  • SL 1.5: Famílias ou indivíduos que buscavam um bom equilíbrio entre espaço, desempenho e economia.
  • SL 1.3: Motoristas que priorizavam a economia de combustível e o baixo custo de manutenção, principalmente em uso urbano.

Em resumo, o Fiat Premio oferecia uma gama de opções para diferentes perfis de consumidores, combinando custo acessível com diferentes níveis de desempenho e espaço interno. A sua longevidade no mercado demonstra a sua importância como um carro popular e versátil para a época.