Fiat Stilo Dualogic 1.8 Sporting Flex 8V 5p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2011GasolinaR$ 31.491,00
2010GasolinaR$ 27.128,00
2009GasolinaR$ 26.043,00
2008GasolinaR$ 25.365,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 19.45%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Fiat Stilo Dualogic 1.8 Sporting Flex 8V 5p: Uma Análise Detalhada

O Fiat Stilo Dualogic 1.8 Sporting Flex 8V 5p foi um hatch médio que se destacava pela combinação de estilo esportivo, tecnologia inovadora para a época e um motor flex versátil. Apesar de descontinuado, continua a ser lembrado por alguns diferenciais importantes.

Diferenciais:

  • Design Esportivo: A versão Sporting se diferenciava pelas saias laterais, aerofólio traseiro e rodas esportivas, conferindo uma aparência mais agressiva e dinâmica em comparação com as outras versões do Stilo. Suas linhas modernas e fluidas eram um destaque para a época.
  • Câmbio Dualogic: O grande diferencial do modelo era seu câmbio automatizado Dualogic. Embora não fosse um câmbio automático tradicional, oferecia a praticidade de não usar a embreagem manualmente, com a possibilidade de trocas de marchas em modo automático ou sequencial através de comandos no volante ou na alavanca. A experiência, porém, era marcada por trocas um pouco lentas e com certa aspereza em algumas situações.
  • Motor 1.8 Flex 8V: O motor 1.8 litros de 8 válvulas oferecia boa flexibilidade com o uso de gasolina e etanol, proporcionando um equilíbrio razoável entre desempenho e economia. Embora não fosse um motor extremamente potente, entregava torque suficiente para o uso diário.
  • Equipamentos: Dependendo do ano e da versão, o Stilo Sporting podia contar com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, airbags frontais, sistema de som com CD player e, em alguns casos, até mesmo bancos de couro.

Tecnologias:

  • Câmbio Dualogic: Como mencionado anteriormente, o câmbio automatizado era a principal tecnologia embarcada. Representou uma tentativa da Fiat de oferecer um sistema automatizado mais acessível que as transmissões automáticas convencionais da época.
  • Motor Flex: A tecnologia flex-fuel permitia o uso de gasolina e etanol, oferecendo mais opções ao consumidor e flexibilidade no abastecimento.

Público-Alvo:

O Fiat Stilo Dualogic 1.8 Sporting Flex 8V 5p visava um público que buscava um hatch médio com apelo esportivo, sem abrir mão da praticidade de um câmbio automatizado. Este público provavelmente valorizava o design moderno e o bom nível de equipamentos, mesmo com as limitações do câmbio Dualogic. Era um carro que se encaixava em um perfil de jovens adultos ou famílias pequenas que buscavam um equilíbrio entre esportividade, tecnologia (para a época) e custo-benefício.

Considerações Finais:

Apesar de seus pontos positivos, o Stilo Dualogic sofria com a lentidão e a aspereza do câmbio automatizado, que poderia ser um fator decisivo para muitos compradores. Hoje, com opções mais modernas e refinadas de câmbios automáticos, o Stilo Dualogic representa um capítulo da história automobilística, lembrado por sua proposta inovadora e seu design marcante, embora com limitações tecnológicas perceptíveis atualmente.