Fiat Bravo ESSENCE Dualogic 1.8 Flex 16V 5p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2016GasolinaR$ 46.342,00
2015GasolinaR$ 41.536,00
2014GasolinaR$ 37.005,00
2013GasolinaR$ 32.558,00
2012GasolinaR$ 31.042,00
2011GasolinaR$ 27.618,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 40.40%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Fiat Bravo Essence Dualogic 1.8 Flex 16V 5p: Uma Análise Detalhada

O Fiat Bravo Essence Dualogic 1.8 Flex 16V 5p representava uma opção interessante no segmento de hatch médios no período em que foi comercializado. Combinava um design moderno e arrojado com tecnologias que, para a época, eram consideradas avançadas, embora hoje apresentem algumas limitações.

Design e Estilo: O Bravo possuía um visual esportivo e elegante, com linhas fluidas e um perfil dinâmico. Sua frente imponente, com faróis alongados e grade proeminente, conferia-lhe uma presença marcante no trânsito. A versão Essence, geralmente, oferecia rodas de liga leve e detalhes cromados que aprimoravam o visual. O interior, apesar de simples em alguns aspectos, apresentava um painel de instrumentos moderno e ergonômico, com boa visibilidade dos comandos. O espaço interno era generoso, especialmente no banco traseiro, acomodando confortavelmente cinco adultos. O porta-malas, embora não fosse dos maiores da categoria, oferecia capacidade suficiente para o dia a dia.

Tecnologia e Mecânica: O coração do Bravo Essence era o motor 1.8 Flex 16V, que entregava boa potência e torque para a época, combinando desempenho com economia de combustível (relativa, considerando os padrões atuais). O diferencial principal, e também o ponto mais polêmico, era a transmissão Dualogic, um sistema automatizado que dispensava o pedal de embreagem. Embora oferecesse praticidade no trânsito urbano, a Dualogic era criticada por sua lentidão nas trocas de marcha e por apresentar certa aspereza em algumas situações, principalmente em conduções mais esportivas. Outros recursos tecnológicos variavam de acordo com o ano de fabricação e pacote de opcionais, podendo incluir itens como ar condicionado digital, direção elétrica, sistema de som com entrada auxiliar e Bluetooth (nos modelos mais equipados). Sistemas de segurança, como freios ABS e airbags, eram opcionais ou incluídos em versões mais completas.

Diferenciais:

  • Design moderno e esportivo: O visual do Bravo se destacava na época e ainda hoje agrada a muitos.
  • Espaço interno: Oferece bom espaço para passageiros e bagagem.
  • Motor 1.8 Flex: Combinação de potência e flexibilidade para o uso de gasolina ou etanol. (embora com consumo não tão eficiente pelos padrões atuais)
  • Transmissão Dualogic: Apesar das suas limitações, a transmissão automatizada representava uma tecnologia inovadora para a época, oferecendo praticidade em alguns cenários.

Público-alvo:

O Fiat Bravo Essence Dualogic se dirigia a um público que buscava um hatch médio com design atraente, bom espaço interno e um toque de tecnologia, sem necessariamente priorizar o desempenho ou a esportividade extrema. Era um carro ideal para quem valorizava o conforto e a praticidade no dia a dia, principalmente no trânsito urbano, mas que não se importava com as peculiaridades da transmissão Dualogic. Seu preço competitivo o tornava acessível a um público de classe média que buscava um veículo estiloso e relativamente completo.

Considerações Finais:

Hoje em dia, o Fiat Bravo é um carro usado, e a avaliação de sua compra depende muito do estado de conservação e da manutenção preventiva realizada. A transmissão Dualogic pode ser um fator limitante para alguns condutores, devendo ser testada antes da compra. Apesar das suas limitações tecnológicas em comparação aos modelos atuais, o Bravo ainda representa um carro com estilo marcante e um bom espaço interno para quem procura um veículo usado com um bom custo-benefício.