Fiat Bravo SPORTING 1.8 Dualogic Flex 16V 5p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2016 | Gasolina | R$ 55.852,00 |
2015 | Gasolina | R$ 48.810,00 |
2014 | Gasolina | R$ 43.742,00 |
2013 | Gasolina | R$ 39.736,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 28.85%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Fiat Bravo Sporting 1.8 Dualogic Flex 16V 5p: Uma Descrição Detalhada
O Fiat Bravo Sporting 1.8 Dualogic Flex 16V 5p representava uma opção interessante no segmento de hatch médios no período em que foi comercializado. Combinava um visual esportivo com tecnologia automatizada e a praticidade do bicombustível, buscando atrair um público específico.
Diferenciais:
-
Design Esportivo: A versão Sporting se destacava por elementos visuais que o diferenciavam das demais versões do Bravo. Para-choques, saias laterais e spoilers mais agressivos, além de rodas de liga leve exclusivas, conferiam um visual mais dinâmico e atraente. A combinação de cores e acabamentos também contribuía para a imagem esportiva.
-
Motor 1.8 16V Flex: O motor 1.8 de 16 válvulas oferecia um bom desempenho para a época, combinado com a flexibilidade do etanol e gasolina. Embora não fosse o motor mais potente da categoria, proporcionava uma dirigibilidade satisfatória para o dia a dia e viagens.
-
Câmbio Dualogic: Este era um dos grandes diferenciais do modelo. O câmbio automatizado Dualogic dispensava o uso da embreagem, oferecendo a praticidade de um automático com a possibilidade de trocas manuais através de borboletas atrás do volante (dependendo do ano/modelo). Embora a tecnologia fosse inovadora para a época, a suavidade das trocas e a rapidez de resposta podiam ser pontos criticados por alguns condutores em comparação com câmbios automáticos convencionais.
-
Tecnologia embarcada: Para a sua época, o Bravo Sporting oferecia um bom pacote de tecnologia. Itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e sistema de som com CD player eram comuns. Algumas versões mais equipadas poderiam incluir itens como sensor de estacionamento, airbags e outros recursos de segurança e conforto.
-
Espaço interno: O Bravo se destacava pela boa oferta de espaço interno, tanto para os passageiros quanto para bagagens, um ponto forte para a categoria.
Tecnologias:
- Motor 1.8 16V Flex: Tecnologia de combustível flexível, permitindo o uso de gasolina e etanol.
- Câmbio Dualogic: Sistema automatizado de transmissão.
- Sistema de freios com ABS (em algumas versões): Sistema antitravamento de freios, aumentando a segurança.
- Airbags frontais (em algumas versões): Sistema de segurança complementar em caso de colisão.
Público-alvo:
O Fiat Bravo Sporting 1.8 Dualogic Flex 16V 5p visava um público que buscava um hatch médio com um apelo visual esportivo, sem abrir mão da praticidade do bicombustível e da facilidade de uso de um câmbio automatizado. O público-alvo era composto, principalmente, por jovens adultos e pessoas que valorizavam o design e a tecnologia, mas que também consideravam o custo-benefício na hora da compra. Era um carro para quem buscava um equilíbrio entre esportividade, tecnologia e praticidade.
Considerações Finais:
Apesar de ser um modelo descontinuado, o Fiat Bravo Sporting 1.8 Dualogic Flex 16V 5p representa uma etapa importante da Fiat no mercado brasileiro. Suas características únicas e o apelo esportivo marcaram sua presença no segmento, mesmo com as limitações de seu câmbio automatizado comparado às soluções mais modernas atuais.