Fiat UNO SPORT.INTERLAGOS 1.4 EVO F.Flex 8v

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2014GasolinaR$ 38.025,00
2013GasolinaR$ 36.071,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 5.14%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Fiat Uno Sporting Interlagos 1.4 EVO Flex 8V: Um Ícone Esportivo Revisitado

O Fiat Uno Sporting Interlagos 1.4 EVO Flex 8V representava uma versão esportivizada do icônico hatch compacto da Fiat, buscando atrair um público que valorizava o design esportivo aliado à praticidade e economia de um carro compacto. Embora descontinuado, ele permanece na memória de muitos como um modelo marcante. Vamos analisar seus diferenciais, tecnologias e público-alvo:

Diferenciais:

  • Design Esportivo: O principal diferencial era seu visual mais agressivo em comparação às versões convencionais do Uno. Geralmente incluía para-choques, saias laterais e aerofólio exclusivos, além de rodas de liga leve de desenho esportivo. A versão Interlagos costumava trazer elementos gráficos e de identificação visual específicos, reforçando seu apelo esportivo.

  • Suspensão Esportiva (em algumas versões): Algumas variações do Uno Sporting Interlagos podiam contar com uma suspensão calibrada para melhor performance em curvas, proporcionando uma condução mais firme e responsiva. Isso, porém, podia resultar em um pouco mais de rigidez no dia-a-dia.

  • Motor 1.4 EVO Flex 8V: O motor 1.4 litros de 8 válvulas com tecnologia Flex era um ponto forte, oferecendo boa relação entre desempenho e consumo de combustível. Ele oferecia torque adequado para o uso urbano e viagens, sem exigir um consumo excessivo, especialmente considerando o tamanho e peso reduzido do veículo.

  • Equipamentos Internos: Embora não fosse um carro de luxo, o Uno Sporting Interlagos costumava incluir alguns itens de série que incrementavam o conforto e a conveniência, como direção hidráulica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas, variando de acordo com o ano de fabricação e o pacote oferecido.

Tecnologias:

As tecnologias presentes eram tipicamente para a época de seu lançamento e não eram focadas em recursos eletrônicos avançados. Podemos destacar:

  • Motor Flex: A possibilidade de utilizar gasolina ou etanol oferecia flexibilidade e adaptação às diferentes regiões e preços dos combustíveis.
  • Sistema de freios: Geralmente contava com freios a disco na dianteira e a tambor na traseira, um padrão comum para a categoria na época.
  • Direção Hidráulica: Facilitava as manobras, principalmente em áreas urbanas.

Público-alvo:

O Uno Sporting Interlagos visava principalmente um público jovem e dinâmico, que buscava um carro compacto, com visual esportivo e bom custo-benefício. Era uma opção interessante para quem queria um carro com um visual mais agressivo sem precisar investir em modelos maiores ou mais caros. Também poderia atrair um público que priorizava a praticidade e a economia de combustível, sem abrir mão de um design mais atraente.

Em resumo:

O Fiat Uno Sporting Interlagos 1.4 EVO Flex 8V representava uma opção acessível e esportiva dentro da sua categoria. Seu apelo visual, combinado com um motor eficiente e equipamentos adequados, o tornaram um modelo popular entre aqueles que buscavam um equilíbrio entre estilo, desempenho e economia. Apesar de sua descontinuação, seu legado como um ícone esportivo acessível permanece.