Ford Del Rey GLX 1.6/1.8 / GL 1.6/1.8 2p e 4p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
1991 | Gasolina | R$ 14.188,00 |
1990 | Gasolina | R$ 12.111,00 |
1989 | Gasolina | R$ 10.085,00 |
1988 | Gasolina | R$ 7.185,00 |
1987 | Gasolina | R$ 5.949,00 |
1986 | Gasolina | R$ 5.034,00 |
1985 | Gasolina | R$ 4.208,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 70.34%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Ford Del Rey GLX 1.6/1.8 & GL 1.6/1.8: Uma Análise Detalhada
O Ford Del Rey, produzido no Brasil entre 1981 e 1992, marcou uma época como um sedã de porte médio que buscava equilibrar conforto, espaço e tecnologia acessível. As versões GLX e GL, com opções de motor 1.6 e 1.8, se diferenciavam em termos de acabamento e equipamentos, direcionando-se a públicos distintos.
Ford Del Rey GL:
- Motor: Disponível em versões 1.6 e 1.8, ambos de quatro cilindros em linha. O 1.6 oferecia potência e torque modestos, suficientes para o uso urbano e rodoviário em velocidade moderada. Já o 1.8 proporcionava desempenho levemente superior, com melhor resposta em aceleração e retomadas. Ambos eram conhecidos por sua robustez e baixo custo de manutenção.
- Acabamento: A versão GL apresentava um acabamento mais básico, com materiais mais simples no interior. Elementos como os bancos, painel e revestimentos eram focados na durabilidade e praticidade, sem grandes requintes.
- Equipamentos: Os itens de série variavam de acordo com o ano de fabricação, mas geralmente incluíam itens básicos como vidros e travas manuais, cintos de segurança dianteiros e, em alguns casos, ar condicionado como opcional.
- Público-alvo: O Del Rey GL visava um público que priorizava a funcionalidade e a economia, sem abrir mão do conforto e do espaço. Era uma opção acessível para famílias e profissionais que buscavam um carro confiável para o dia a dia.
- Carroceria: Disponível em versões 2 e 4 portas.
Ford Del Rey GLX:
- Motor: Similar ao GL, oferecia as opções de motor 1.6 e 1.8. A diferença principal residia na calibração e possivelmente em alguns componentes internos, buscando melhor desempenho ou economia de combustível, dependendo da versão e ano.
- Acabamento: A versão GLX se destacava pelo acabamento superior. Materiais de melhor qualidade eram utilizados no interior, com foco em um visual mais refinado e agradável. Detalhes como o painel e os revestimentos demonstravam uma busca por um visual mais sofisticado.
- Equipamentos: A GLX oferecia maior número de itens de série em comparação à GL. Além dos itens básicos, era comum encontrar direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar condicionado (frequentemente como item de série em versões mais novas), e alguns opcionais como rádio toca-fitas.
- Público-alvo: O Del Rey GLX atraía um público que buscava um carro com um nível de conforto e sofisticação maior do que o oferecido pela versão GL. Era uma opção para quem valorizava o equilíbrio entre custo-benefício e um visual mais requintado.
- Carroceria: Assim como a GL, disponível em versões 2 e 4 portas.
Diferenciais:
| Característica | Del Rey GL | Del Rey GLX | |---|---|---| | Acabamento | Básico | Superior | | Equipamentos | Básicos | Mais completo (vidros/travas elétricas, direção hidráulica, ar condicionado – frequentemente opcional ou de série dependendo do ano) | | Público-alvo | Econômico e funcional | Conforto e requinte moderado | | Preço | Mais acessível | Mais caro |
Tecnologias:
As tecnologias empregadas no Del Rey eram relativamente simples para os padrões atuais. Os motores eram robustos e de concepção tradicional. As tecnologias mais relevantes se concentravam na segurança (cintos de segurança) e no conforto (ar condicionado, direção hidráulica), dependendo da versão e ano de fabricação. Não havia recursos eletrônicos sofisticados como injeção eletrônica em todas as versões (algumas versões mais tardias poderiam apresentar).
Em resumo, o Ford Del Rey GL e GLX ofereciam opções distintas dentro de um mesmo modelo, permitindo ao consumidor escolher entre um carro mais econômico e funcional ou um veículo com maior conforto e equipamentos, atendendo a diferentes perfis de compradores na década de 80 e início dos anos 90.