Ford Del Rey Belina GLX
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
1991 | Gasolina | R$ 9.808,00 |
1990 | Gasolina | R$ 7.923,00 |
1989 | Gasolina | R$ 5.718,00 |
1988 | Gasolina | R$ 4.464,00 |
1987 | Gasolina | R$ 3.964,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 59.58%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Ford Del Rey Belina GLX: Um Clássico Brasileiro de Luxo
O Ford Del Rey Belina GLX representava o ápice da linha Belina na década de 1980 no Brasil, oferecendo um pacote de luxo e conforto acima da média para a época. Direcionado a um público de classe média alta que buscava um veículo espaçoso, robusto e com um toque de sofisticação, o GLX se destacava pelas seguintes características:
Diferenciais:
- Motorização: Geralmente equipado com o motor CHT 1.6, oferecia um bom desempenho para o uso diário e viagens, com potência e torque adequados para a época. Algumas versões posteriores poderiam incluir o motor 1.8.
- Acabamento interno: O destaque era o requinte interno. O GLX possuía bancos mais confortáveis, geralmente em tecido ou vinil de melhor qualidade, painel de instrumentos mais completo e sofisticado, e detalhes cromados que adicionavam um toque de elegância. A presença de itens como relógio analógico no painel era um diferencial marcante.
- Equipamentos: Comparado às versões inferiores, o GLX se diferenciava por incluir itens como vidros e travas elétricas (opcional em algumas versões), ar condicionado (opcional, mas comum em unidades preservadas), direção hidráulica (item cada vez mais desejado na época), e cintos de segurança dianteiros retráteis. Algumas unidades poderiam apresentar rádio toca-fitas como equipamento de série ou opcional.
- Espaço interno: A carroceria Belina, com seu formato alongado, proporcionava amplo espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem, sendo uma opção atrativa para famílias. O porta-malas era imenso para os padrões da época.
- Robustez: A construção do Del Rey Belina era reconhecidamente robusta, com carroceria resistente e mecânica confiável (com a devida manutenção), características que contribuíam para sua durabilidade.
Tecnologias (para a época):
Embora não fossem tecnologias de ponta em termos atuais, para a década de 80, os itens presentes no GLX eram considerados avançados:
- Motor CHT: O motor CHT, apesar de simples em sua concepção, era relativamente eficiente e confiável para a época.
- Direção Hidráulica: Facilitava significativamente a condução, especialmente em áreas urbanas.
- Vidros e Travas Elétricas: Eram itens de conforto e praticidade que elevavam o nível do veículo.
- Ar Condicionado: Garantia maior conforto térmico, especialmente no clima brasileiro.
Público-alvo:
O Ford Del Rey Belina GLX visava um público de classe média alta, que buscava um carro familiar, espaçoso, relativamente confortável e com um nível de acabamento superior ao oferecido pelas versões mais básicas. Era um veículo apreciado por famílias que necessitavam de espaço para transporte de pessoas e carga, mas que também valorizavam o conforto e um certo status social associado ao modelo. Profissionais liberais, pequenos empresários e famílias de classe média alta eram os principais compradores.
Em resumo: O Ford Del Rey Belina GLX representava um veículo familiar de bom nível de acabamento e conforto para sua época, combinando praticidade, espaço e um toque de luxo. Hoje em dia, é um modelo clássico bastante procurado por colecionadores e entusiastas de carros brasileiros.