Ford Ka GL Image 1.0i/ 1.0i Zetec Rocam
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2003 | Gasolina | R$ 14.767,00 |
2002 | Gasolina | R$ 13.654,00 |
2001 | Gasolina | R$ 11.297,00 |
2000 | Gasolina | R$ 11.021,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 25.37%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Ford Ka GL 1.0i/ 1.0i Zetec Rocam: Uma Análise Detalhada
O Ford Ka, em suas versões GL 1.0i e 1.0i Zetec Rocam, representou por anos uma opção acessível e prática no mercado de carros compactos. Embora descontinuado, entender suas características ainda é relevante para quem busca um veículo usado desse modelo. As diferenças entre as versões GL e Zetec Rocam residem principalmente no nível de equipamentos e acabamentos.
Motorização: Ambas as versões utilizavam o mesmo motor 1.0i Rocam, um motor de 3 cilindros em linha, conhecido por sua simplicidade, baixo custo de manutenção e boa economia de combustível. Sua potência era modesta, suficiente para o uso urbano e rodovias com pouco aclive. A tecnologia empregada era relativamente simples, sem injeção eletrônica sofisticada, característica comum em veículos da época.
Diferenciais entre GL e Zetec Rocam:
| Característica | GL | Zetec Rocam | |---|---|---| | Acabamento interno | Mais básico, com materiais de menor custo. | Mais refinado, com detalhes e materiais de melhor qualidade. | | Equipamentos | Geralmente incluía itens essenciais como vidros e travas manuais, direção hidráulica (opcional em algumas versões), e ar condicionado (opcional). | Adicionava itens como direção hidráulica (de série na maioria das versões), ar condicionado (opcional ou de série dependendo do ano), vidros e travas elétricas, e possivelmente outros opcionais como rádio com CD player. | | Rodas | Geralmente rodas de aço com calotas. | Podia incluir rodas de liga leve (opcional). | | Preço | Mais acessível. | Mais caro que a versão GL. |
Tecnologias:
- Motor Rocam: Tecnologia de válvulas no cabeçote, simples e robusta, com foco na economia de combustível e manutenção facilitada.
- Sistema de injeção eletrônica (opcional/de série dependendo da versão e ano): A injeção eletrônica melhorava a queima de combustível, resultando em melhor desempenho e economia.
- Direção hidráulica (opcional/de série dependendo da versão e ano): Facilitava a condução, principalmente em manobras.
- Freios a disco dianteiros/tambor traseiros: Sistema de frenagem eficiente para o porte do veículo.
Público-alvo:
O Ford Ka GL e Zetec Rocam visavam principalmente um público que buscava um carro econômico, prático e fácil de manter. O GL atraía consumidores com orçamento mais limitado, priorizando o essencial. Já a Zetec Rocam atendia aqueles dispostos a investir um pouco mais para obter um carro com maior conforto e alguns itens de conveniência. O público-alvo incluía jovens, pessoas que moram em cidades grandes e precisam de um carro para o dia a dia, e aqueles que priorizam a economia de combustível.
Em resumo: O Ford Ka GL e Zetec Rocam foram modelos populares que cumpriam bem seu propósito: oferecer transporte eficiente e acessível. A escolha entre as versões dependia principalmente do orçamento e da necessidade de equipamentos adicionais. Apesar de suas tecnologias serem relativamente simples em comparação aos carros atuais, eram suficientes para a época e para o público-alvo a que se destinavam.