Ford Focus 2.0 16V/ 2.0 16V Flex 5p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2013GasolinaR$ 38.318,00
2012GasolinaR$ 36.247,00
2011GasolinaR$ 32.551,00
2010GasolinaR$ 29.542,00
2009GasolinaR$ 28.555,00
2008GasolinaR$ 21.364,00
2007GasolinaR$ 19.937,00
2006GasolinaR$ 18.852,00
2005GasolinaR$ 18.112,00
2004GasolinaR$ 16.086,00
2003GasolinaR$ 14.303,00
2002GasolinaR$ 13.471,00
2001GasolinaR$ 12.776,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 66.66%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Ford Focus 2.0 16V/ 2.0 16V Flex 5p: Uma Análise Detalhada

O Ford Focus 2.0 16V, em suas versões gasolina e flex (2.0 16V Flex), representou uma geração importante do modelo no mercado brasileiro. Embora não seja mais fabricado, ainda é encontrado no mercado de usados e merece uma análise detalhada de suas características:

Motor e Desempenho:

  • Motor: O coração do Focus 2.0 era um motor Duratec de 2.0 litros, 16 válvulas, que oferecia boa performance para a época. A versão flex apresentava flexibilidade de combustível, podendo rodar com gasolina ou etanol. A potência variava levemente de acordo com o combustível utilizado.
  • Transmissão: Geralmente acoplado a um câmbio manual de 5 marchas, proporcionando um bom controle e economia de combustível. Algumas versões poderiam vir com câmbio automático, embora este não fosse tão comum nessa motorização.
  • Desempenho: O Focus 2.0 entregava boa aceleração e retomadas, especialmente considerando o peso do veículo. A dirigibilidade era um ponto forte, com um comportamento ágil e preciso em curvas.

Diferenciais e Tecnologias:

  • Design: O design do Focus 2.0 se destacava pela sua estética moderna e esportiva para a época, com linhas fluidas e um visual atraente.
  • Espaço Interno: O modelo oferecia bom espaço interno para passageiros e bagagem, acomodando confortavelmente cinco adultos. O porta-malas era de tamanho razoável para o segmento.
  • Equipamentos: Dependendo da versão, o Focus 2.0 podia vir equipado com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de sistemas de som com CD player. Versões mais completas podiam incluir itens como rodas de liga leve, airbags, freios ABS e até mesmo controle de tração e estabilidade (embora menos comuns).
  • Conforto e dirigibilidade: O Focus oferecia um bom nível de conforto, com suspensão que equilibrava bem o conforto e o desempenho. A direção responsiva e precisa contribuía para uma experiência de condução agradável.

Público-Alvo:

O Ford Focus 2.0 se dirigia a um público que buscava um veículo com um bom equilíbrio entre desempenho, espaço e tecnologia. Seu público-alvo era composto por:

  • Motoristas que valorizam o desempenho: A motorização 2.0 oferecia uma boa performance para o dia a dia e viagens.
  • Famílias: O espaço interno e o porta-malas eram adequados para famílias pequenas ou médias.
  • Profissionais: O carro se apresentava como uma opção equilibrada para uso profissional e pessoal.
  • Condutores que buscam um carro com boa dirigibilidade: O comportamento dinâmico do Focus era um atrativo para quem aprecia uma condução mais envolvente.

Pontos Fortes:

  • Desempenho do motor 2.0
  • Boa dirigibilidade
  • Design atraente para a época
  • Espaço interno razoável

Pontos Fracos:

  • Custo de manutenção (pode variar dependendo da idade e estado do veículo)
  • Consumo de combustível (pode ser elevado em comparação com carros mais modernos)
  • Disponibilidade de peças (pode ser mais difícil encontrar peças para um modelo fora de linha)

Conclusão:

O Ford Focus 2.0 16V/ 2.0 16V Flex 5p representou uma opção interessante em seu tempo, oferecendo um bom conjunto de características para o seu segmento. No mercado de usados, é importante avaliar cuidadosamente o estado de conservação e a manutenção preventiva realizada no veículo antes da compra.