Ford Focus Ghia Sed. 2.0 16V/2.0 16V Flex Aut

Valores de referência da Tabela Fipe: maio de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2011GasolinaR$ 38.490,00
2010GasolinaR$ 34.331,00
2009GasolinaR$ 32.537,00
2008GasolinaR$ 26.277,00
2007GasolinaR$ 25.636,00
2006GasolinaR$ 22.867,00
2005GasolinaR$ 20.514,00
2004GasolinaR$ 19.333,00
2003GasolinaR$ 17.900,00
2002GasolinaR$ 15.799,00

Gráfico de Desvalorização

2011201020092008200720062005200420032002Ano modeloR$ 0,00R$10.0kR$20.0kR$30.0kR$40.0k

Média de desvalorização: 58.95%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Ford Focus Ghia Sedan 2.0 16V/2.0 16V Flex Aut: Uma Análise Detalhada

O Ford Focus Ghia Sedan 2.0 16V/2.0 16V Flex Aut representava, em sua época, a versão topo de linha do sedã Focus, oferecendo um pacote completo de conforto, tecnologia (para a época) e requinte. A versão Flex permitia o uso de gasolina ou etanol, ampliando sua praticidade. A seguir, uma análise detalhada de seus diferenciais, tecnologias e público-alvo:

Diferenciais:

  • Conforto e Refinamento: O Ghia se destacava pelo seu nível de conforto superior às versões inferiores. Isso incluía bancos de couro (geralmente), acabamento interno mais refinado com materiais de melhor qualidade, isolamento acústico aprimorado e itens de conveniência como ar condicionado automático, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, e, dependendo do ano, possivelmente, comandos de áudio no volante.

  • Motorização: O motor 2.0 16V, seja na versão gasolina ou flex, oferecia desempenho razoável para a época, combinando potência e torque adequados para o uso diário e viagens mais longas. A transmissão automática contribuía para a comodidade de condução, especialmente no trânsito urbano.

  • Equipamentos: Além dos itens de conforto já citados, o Focus Ghia Sedan podia incluir recursos como sistema de som premium com CD player, sensor de estacionamento, faróis de neblina, rodas de liga leve e outros opcionais dependendo do ano de fabricação e pacote escolhido.

  • Segurança: Embora os recursos de segurança fossem mais limitados em comparação aos padrões atuais, o Ghia geralmente vinha equipado com freios ABS (antitravamento) e airbags frontais, oferecendo um nível de segurança acima da média para a sua época.

Tecnologias (para a época):

  • Motor Duratec 2.0 16V: Um motor conhecido pela sua robustez e confiabilidade, representando uma tecnologia avançada para a época em termos de eficiência e desempenho.
  • Transmissão Automática: A transmissão automática facilitava a condução, especialmente em situações de tráfego intenso, um recurso menos comum em versões mais básicas naquela época.
  • Sistema de Som Premium (opcional): Sistemas de áudio com mais alto-falantes e melhor qualidade de som eram considerados tecnologia de ponta para o segmento.
  • ABS: Um sistema de freios antitravamento que melhorava significativamente a segurança em frenagens de emergência.
  • Airbags Frontais: Ofereciam uma camada extra de proteção aos ocupantes em caso de colisão.

Público-Alvo:

O Ford Focus Ghia Sedan 2.0 16V/2.0 16V Flex Aut visava um público que buscava um sedã de porte médio com bom nível de conforto, tecnologia e requinte sem pagar o preço de um carro de luxo. Era ideal para:

  • Famílias: O espaço interno razoável e o conforto oferecido o tornavam uma boa opção para famílias pequenas a médias.
  • Profissionais liberais: O requinte e o conforto contribuíam para uma imagem profissional.
  • Motoristas que valorizam o conforto e a praticidade: A transmissão automática e os diversos itens de conveniência o tornavam uma opção atraente para quem buscava praticidade no dia a dia.

Observação: As características e equipamentos específicos podem variar dependendo do ano de fabricação e das opções escolhidas na época da compra. Esta descrição se baseia em características gerais do modelo.