Ford EcoSport XLT 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Mec.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2012GasolinaR$ 40.624,00
2011GasolinaR$ 37.123,00
2010GasolinaR$ 34.220,00
2009GasolinaR$ 32.550,00
2008GasolinaR$ 31.756,00
2007GasolinaR$ 26.784,00
2006GasolinaR$ 24.517,00
2005GasolinaR$ 23.880,00
2004GasolinaR$ 23.010,00
2003GasolinaR$ 17.596,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 56.69%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Ford EcoSport XLT 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Mecânica: Uma Análise Detalhada

O Ford EcoSport XLT 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Mecânica representava uma opção intermediária na linha EcoSport, oferecendo um bom equilíbrio entre preço, equipamentos e desempenho. Embora descontinuado, sua análise ainda é relevante para o mercado de usados.

Motor e Desempenho:

  • Motor: O coração do EcoSport XLT era o motor 2.0 Flex 16V, conhecido por sua robustez e confiabilidade. Apesar de não ser o motor mais econômico, entregava boa potência e torque para o dia a dia e pequenas aventuras fora de estrada. A transmissão manual de 5 velocidades contribuía para uma experiência de condução mais engajadora, embora menos confortável em trânsito intenso.
  • Desempenho: Aceleração e retomadas eram satisfatórias para a categoria, especialmente considerando o peso do veículo. O consumo de combustível era um ponto a ser considerado, especialmente em uso urbano.

Tecnologia e Equipamentos:

A versão XLT oferecia um pacote de equipamentos razoável para sua época, incluindo:

  • Segurança: Airbags frontais, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cintos de segurança com pré-tensionadores e sistema Isofix para cadeiras infantis eram itens de série, garantindo um nível satisfatório de segurança.
  • Conforto e Conveniência: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de sistema de som com CD player e entrada auxiliar eram recursos presentes. Alguns modelos poderiam incluir rodas de liga leve e sensor de estacionamento.
  • Tecnologia: Comparado aos modelos atuais, a tecnologia embarcada era limitada. Não contava com central multimídia com tela sensível ao toque, nem recursos de conectividade como Android Auto ou Apple CarPlay.

Diferenciais:

  • Porte elevado: O EcoSport, mesmo em sua geração anterior, apresentava porte mais elevado que muitos de seus concorrentes na época, proporcionando melhor visibilidade e espaço interno.
  • Robustez: A construção do EcoSport era reconhecida por sua robustez e resistência, ideal para enfrentar terrenos mais irregulares.
  • Custo-Benefício (no mercado de usados): Considerando o mercado de usados, o EcoSport XLT 2.0 pode oferecer uma boa relação custo-benefício, oferecendo um veículo espaçoso, robusto e confiável por um preço acessível.

Público-Alvo:

O público-alvo do Ford EcoSport XLT 2.0 era bastante amplo, podendo incluir:

  • Famílias: O espaço interno razoável e a robustez o tornavam uma opção interessante para famílias pequenas.
  • Motoristas que buscam um SUV compacto: O porte mais elevado e a aparência de SUV atraíam motoristas que buscavam um veículo com um pouco mais de altura em relação ao solo.
  • Pessoas que valorizam a confiabilidade e a durabilidade: A reputação do motor 2.0 e da construção robusta do EcoSport contribuíam para atrair pessoas que buscavam um veículo confiável e durável.

Conclusão:

Apesar de ser um modelo descontinuado, o Ford EcoSport XLT 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Mecânica representava uma opção interessante para quem buscava um SUV compacto, robusto e confiável no mercado de usados. Sua tecnologia era básica em comparação aos modelos atuais, mas sua praticidade, espaço interno e robustez ainda podem ser atrativos para determinados perfis de compradores. É importante avaliar o estado de conservação e a quilometragem antes da compra.