Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2019GasolinaR$ 63.092,00
2018GasolinaR$ 61.200,00
2017GasolinaR$ 57.611,00
2016GasolinaR$ 56.206,00
2015GasolinaR$ 50.097,00
2014GasolinaR$ 45.494,00
2013GasolinaR$ 38.601,00
2012GasolinaR$ 36.416,00
2011GasolinaR$ 33.632,00
2010GasolinaR$ 29.721,00
2009GasolinaR$ 28.837,00
2008GasolinaR$ 23.911,00
2007GasolinaR$ 22.000,00
2006GasolinaR$ 20.665,00
2005GasolinaR$ 18.227,00
2004GasolinaR$ 17.523,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 72.23%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut.: Uma Análise Detalhada

O Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut. representava uma opção interessante no segmento de sedãs médios no período em que foi comercializado. Embora não seja mais produzido, vale a pena analisar suas características para entender seu apelo na época. As versões SE e SE Plus ofereciam níveis de equipamentos distintos, mas compartilhavam a base mecânica.

Motor e Transmissão:

  • Motor: O coração do Focus era um motor 2.0 16V Flex, capaz de rodar com gasolina ou etanol. A potência e o torque variavam de acordo com o combustível utilizado, oferecendo um desempenho razoável para o dia a dia e viagens mais longas. Não era um motor extremamente potente, mas entregava boa resposta em regimes médios.
  • Transmissão: O câmbio automático de 4 marchas era um ponto que poderia ser considerado menos moderno em comparação com os padrões atuais, resultando em trocas menos suaves e um consumo de combustível que poderia ser otimizado.

Diferenciais:

  • Espaço Interno: O Focus se destacava pelo espaço interno, especialmente no banco traseiro, oferecendo conforto para passageiros adultos. O porta-malas também apresentava boa capacidade de carga.
  • Acabamento: As versões SE e SE Plus apresentavam um acabamento interno razoável, com materiais de qualidade aceitável para a categoria. A versão SE Plus, naturalmente, possuía acabamentos mais refinados.
  • Equipamentos (variando entre SE e SE Plus): Os recursos variavam conforme a versão. Recursos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas eram comuns em ambas as versões. A SE Plus, porém, geralmente incluía itens adicionais como rodas de liga leve, sistema de som mais sofisticado, controles de áudio no volante, e possivelmente outros opcionais de conforto e conveniência. A segurança, mesmo nas versões mais completas, tinha limitações se comparada aos padrões atuais, geralmente oferecendo freios ABS e airbags frontais.

Tecnologias:

As tecnologias embarcadas eram relativamente básicas para os padrões atuais. Não se esperava recursos como central multimídia com tela sensível ao toque, navegação GPS integrada, ou sistemas avançados de assistência à condução. A tecnologia se concentrava em itens de conforto e segurança básicos para a época.

Público-Alvo:

O Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut. se dirigia a um público que buscava um sedã médio com bom espaço interno, conforto razoável e um motor com desempenho adequado para o uso diário. O preço geralmente era competitivo no segmento, o que o tornava uma opção atraente para pessoas que priorizavam a relação custo-benefício. O público-alvo provavelmente incluía famílias pequenas e médias, profissionais que buscavam um carro confortável para o trabalho e o dia a dia, e indivíduos que valorizavam o espaço interno e a praticidade sem demandar alta tecnologia embarcada.

Conclusão:

O Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut. representou uma opção sólida em seu tempo, oferecendo um bom conjunto de atributos para o seu segmento. Embora suas tecnologias e eficiência de combustível sejam ultrapassadas pelos padrões atuais, suas características de espaço interno e conforto permanecem relevantes. Sua avaliação, contudo, deve considerar sua idade e o eventual desgaste natural que um veículo usado dessa geração pode apresentar.