Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut.
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2019 | Gasolina | R$ 63.092,00 |
2018 | Gasolina | R$ 61.200,00 |
2017 | Gasolina | R$ 57.611,00 |
2016 | Gasolina | R$ 56.206,00 |
2015 | Gasolina | R$ 50.097,00 |
2014 | Gasolina | R$ 45.494,00 |
2013 | Gasolina | R$ 38.601,00 |
2012 | Gasolina | R$ 36.416,00 |
2011 | Gasolina | R$ 33.632,00 |
2010 | Gasolina | R$ 29.721,00 |
2009 | Gasolina | R$ 28.837,00 |
2008 | Gasolina | R$ 23.911,00 |
2007 | Gasolina | R$ 22.000,00 |
2006 | Gasolina | R$ 20.665,00 |
2005 | Gasolina | R$ 18.227,00 |
2004 | Gasolina | R$ 17.523,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 72.23%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut.: Uma Análise Detalhada
O Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut. representava uma opção interessante no segmento de sedãs médios no período em que foi comercializado. Embora não seja mais produzido, vale a pena analisar suas características para entender seu apelo na época. As versões SE e SE Plus ofereciam níveis de equipamentos distintos, mas compartilhavam a base mecânica.
Motor e Transmissão:
- Motor: O coração do Focus era um motor 2.0 16V Flex, capaz de rodar com gasolina ou etanol. A potência e o torque variavam de acordo com o combustível utilizado, oferecendo um desempenho razoável para o dia a dia e viagens mais longas. Não era um motor extremamente potente, mas entregava boa resposta em regimes médios.
- Transmissão: O câmbio automático de 4 marchas era um ponto que poderia ser considerado menos moderno em comparação com os padrões atuais, resultando em trocas menos suaves e um consumo de combustível que poderia ser otimizado.
Diferenciais:
- Espaço Interno: O Focus se destacava pelo espaço interno, especialmente no banco traseiro, oferecendo conforto para passageiros adultos. O porta-malas também apresentava boa capacidade de carga.
- Acabamento: As versões SE e SE Plus apresentavam um acabamento interno razoável, com materiais de qualidade aceitável para a categoria. A versão SE Plus, naturalmente, possuía acabamentos mais refinados.
- Equipamentos (variando entre SE e SE Plus): Os recursos variavam conforme a versão. Recursos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas eram comuns em ambas as versões. A SE Plus, porém, geralmente incluía itens adicionais como rodas de liga leve, sistema de som mais sofisticado, controles de áudio no volante, e possivelmente outros opcionais de conforto e conveniência. A segurança, mesmo nas versões mais completas, tinha limitações se comparada aos padrões atuais, geralmente oferecendo freios ABS e airbags frontais.
Tecnologias:
As tecnologias embarcadas eram relativamente básicas para os padrões atuais. Não se esperava recursos como central multimídia com tela sensível ao toque, navegação GPS integrada, ou sistemas avançados de assistência à condução. A tecnologia se concentrava em itens de conforto e segurança básicos para a época.
Público-Alvo:
O Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut. se dirigia a um público que buscava um sedã médio com bom espaço interno, conforto razoável e um motor com desempenho adequado para o uso diário. O preço geralmente era competitivo no segmento, o que o tornava uma opção atraente para pessoas que priorizavam a relação custo-benefício. O público-alvo provavelmente incluía famílias pequenas e médias, profissionais que buscavam um carro confortável para o trabalho e o dia a dia, e indivíduos que valorizavam o espaço interno e a praticidade sem demandar alta tecnologia embarcada.
Conclusão:
O Ford Focus 2.0 16V/SE/SE Plus Flex 5p Aut. representou uma opção sólida em seu tempo, oferecendo um bom conjunto de atributos para o seu segmento. Embora suas tecnologias e eficiência de combustível sejam ultrapassadas pelos padrões atuais, suas características de espaço interno e conforto permanecem relevantes. Sua avaliação, contudo, deve considerar sua idade e o eventual desgaste natural que um veículo usado dessa geração pode apresentar.