Ford Ka 1.0 8V/1.0 8V ST Flex 3p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2013GasolinaR$ 26.038,00
2012GasolinaR$ 23.346,00
2011GasolinaR$ 20.135,00
2010GasolinaR$ 18.062,00
2009GasolinaR$ 17.622,00
2008GasolinaR$ 14.819,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 43.09%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Ford Ka 1.0 8V / 1.0 8V ST Flex 3p: Um compacto para o dia a dia

O Ford Ka 1.0 8V e sua versão esportivada, o Ka 1.0 8V ST Flex, em sua configuração de 3 portas, representavam opções de entrada na linha Ford, direcionadas a um público que buscava um carro compacto, econômico e fácil de manobrar, com um toque de esportividade na versão ST. Apesar de descontinuado, sua análise demonstra características relevantes para entender o mercado de compactos de entrada.

Motorização e Desempenho:

Ambos os modelos utilizavam um motor 1.0L 8V Flex, capaz de rodar com gasolina ou etanol. A diferença de desempenho entre as versões era sutil, com o ST possivelmente apresentando uma calibração levemente mais agressiva, embora a potência e o torque não fossem significativamente superiores. A prioridade era a economia de combustível, característica marcante dessa motorização. A transmissão era manual, contribuindo para o baixo custo e o bom rendimento.

Diferenciais:

  • Ka 1.0 8V: A versão base se destacava pela sua simplicidade e baixo custo de manutenção, tornando-se uma opção acessível para primeiro carro ou para quem buscava apenas um veículo para o transporte diário. Seu design era prático e funcional.

  • Ka 1.0 8V ST Flex: A principal diferença residia no apelo estético e em pequenos detalhes que buscavam transmitir esportividade. Isso incluía:

    • Design externo: Para-choques e spoilers diferenciados, rodas de liga leve e adesivos esportivos.
    • Interior: Possivelmente alguns detalhes internos como costuras ou revestimentos diferenciados, buscando criar uma atmosfera mais dinâmica. No entanto, as mudanças eram sutis, focadas mais na estética do que em mudanças de performance significativas.

Tecnologias:

As tecnologias embarcadas eram básicas, refletindo o posicionamento de entrada do veículo:

  • Sistema de freios: Sistema de freios a disco na dianteira e tambor na traseira.
  • Direção: Direção hidráulica, facilitando as manobras em áreas urbanas.
  • Ar condicionado: Disponível como opcional, dependendo da versão e do ano de fabricação.
  • Airbags: A presença de airbags era dependente da versão e ano, não sendo um item padrão em todas as unidades.

Público-alvo:

O público-alvo para ambos os modelos era amplo, mas com nuances:

  • Ka 1.0 8V: Jovens condutores, pessoas de baixa renda, motoristas que priorizam economia e praticidade, e aqueles que buscam um carro para uso urbano.

  • Ka 1.0 8V ST Flex: Além do público do Ka base, atraía também um público jovem que buscava um visual mais esportivo, sem necessariamente comprometer o orçamento com um carro de maior porte e desempenho.

Em resumo: O Ford Ka 1.0 8V e o Ka 1.0 8V ST Flex 3p representavam opções de entrada no mercado de carros compactos, oferecendo economia de combustível e praticidade. A versão ST agregava um toque de esportividade ao design, atraindo um público jovem que buscava um visual mais dinâmico sem abrir mão da acessibilidade. A ausência de recursos tecnológicos mais avançados era coerente com seu posicionamento no mercado.