Ford Fiesta TITANIUM 1.6 16V Flex Mec.
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2017 | Gasolina | R$ 56.692,00 |
2016 | Gasolina | R$ 53.371,00 |
2015 | Gasolina | R$ 45.575,00 |
2014 | Gasolina | R$ 39.033,00 |
2013 | Gasolina | R$ 37.171,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 34.43%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Ford Fiesta Titanium 1.6 16V Flex Mec.: Um Detalhe Completo
O Ford Fiesta Titanium 1.6 16V Flex Mecânico representava, em sua época (o modelo já não é mais fabricado), uma opção interessante no segmento de hatches compactos, combinando um bom nível de equipamentos e design com a praticidade de um motor flex e câmbio manual. Apesar de não ser mais produzido, entender suas características ajuda a compreender o mercado e a evolução dos veículos.
Diferenciais:
- Acabamento Titanium: A versão Titanium se destacava pela superioridade no acabamento interno em comparação com as versões inferiores. Materiais de melhor qualidade, detalhes cromados e um design mais refinado eram seus trunfos.
- Motor 1.6 16V Flex: O motor de 1.6 litros e 16 válvulas oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, graças à tecnologia FlexFuel. Embora não fosse um motor de alta potência, entregava desempenho adequado ao uso urbano e rodoviário.
- Câmbio Mecânico: A opção pelo câmbio manual era atrativa para quem buscava um maior controle e economia de combustível, além da simplicidade e custo de manutenção mais baixo comparado a um câmbio automático.
- Tecnologia: Para sua época, o Fiesta Titanium oferecia recursos interessantes, como:
- Sistema de som com entrada USB e Bluetooth: Permitia a conexão de dispositivos móveis para reprodução de áudio.
- Ar-condicionado: Item fundamental de conforto, especialmente em climas mais quentes.
- Direção elétrica: Facilitava as manobras, principalmente em velocidades reduzidas.
- Airbags frontais: Item de segurança fundamental.
- Freios ABS: Sistema antitravamento de freios, que melhorava a segurança em frenagens de emergência.
- (Outros recursos podem ter variado dependendo do ano de fabricação)
Tecnologias:
A tecnologia embarcada não era tão avançada como em modelos atuais, mas apresentava recursos importantes para o conforto e segurança. A ausência de recursos mais modernos como central multimídia com tela sensível ao toque, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de tração e estabilidade era esperada para a época. O foco era em um conjunto equilibrado de funcionalidades essenciais e um bom acabamento.
Público-Alvo:
O Ford Fiesta Titanium 1.6 16V Flex Mecânico se dirigia a um público que buscava um carro compacto com bom nível de acabamento e equipamentos, sem abrir mão da praticidade de um motor flex e câmbio manual. Era uma opção interessante para:
- Condutores que valorizam a experiência de dirigir um carro manual.
- Pessoas que buscam um equilíbrio entre economia de combustível e desempenho.
- Usuários que priorizam um bom nível de conforto e acabamento interno.
- Motoristas que não necessitam de tecnologias de assistência à condução mais avançadas.
Em resumo: O Ford Fiesta Titanium 1.6 16V Flex Mecânico representava uma opção sólida no segmento de hatches compactos, oferecendo um conjunto atraente de características para seu público-alvo, apesar da ausência de tecnologias mais modernas que se tornaram comuns em carros atuais. A sua proposta de valor residia na combinação de conforto, praticidade e um bom nível de acabamento para um preço competitivo.