Ford Fiesta TIT./TIT.Plus 1.6 16V Flex Aut.
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2019 | Gasolina | R$ 68.995,00 |
2018 | Gasolina | R$ 60.547,00 |
2017 | Gasolina | R$ 55.841,00 |
2016 | Gasolina | R$ 51.420,00 |
2015 | Gasolina | R$ 46.087,00 |
2014 | Gasolina | R$ 41.386,00 |
2013 | Gasolina | R$ 38.097,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 44.78%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Ford Fiesta TITANIUM/TITANIUM Plus 1.6 16V Flex Automático: Uma Análise Detalhada
O Ford Fiesta TITANIUM e TITANIUM Plus 1.6 16V Flex Automático representavam o topo de linha da geração anterior do Fiesta no mercado brasileiro, oferecendo um pacote completo de conforto, tecnologia e estilo para o segmento de hatches compactos. Embora descontinuado, sua análise ainda é relevante para o mercado de usados.
Diferenciais:
- Motor e Transmissão: O coração do Fiesta TITANIUM era um motor 1.6 16V Flex, conhecido por sua boa performance e economia de combustível razoável para a época. A transmissão automática contribuía para a facilidade de condução, principalmente no trânsito urbano.
- Design e Estilo: Em comparação com as versões inferiores, o TITANIUM se destacava pelo visual mais sofisticado. Elementos como rodas de liga leve de design exclusivo, faróis com máscara negra (dependendo do ano), detalhes cromados na grade e maçanetas, e acabamentos internos diferenciados contribuíam para a sua identidade. A versão Plus geralmente adicionava detalhes estéticos adicionais.
- Tecnologia e Conforto: A principal diferença entre o TITANIUM e o TITANIUM Plus residia no nível de equipamentos. Ambos ofereciam itens de série como ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, sistema de som com entrada USB e Bluetooth (provavelmente com SYNC, dependendo do ano-modelo). O TITANIUM Plus, no entanto, costumava incluir itens mais sofisticados como bancos de couro, sensor de estacionamento, controle de estabilidade e tração (ESP e TCS), e possivelmente outros recursos dependendo do ano e pacote de opcionais escolhido na época. Sistemas multimídia mais avançados poderiam ser opcionais ou variar de ano para ano.
- Segurança: Além dos itens citados acima, airbags frontais eram de série, e os modelos mais novos poderiam incluir airbags laterais e de cortina. Os freios ABS e EBD também eram itens de segurança presentes em geral.
Tecnologias (variáveis de acordo com o ano/versão):
- Sistema SYNC (opcional ou de série em alguns anos): Sistema multimídia da Ford que integrava o celular ao veículo, permitindo comandos de voz e acesso a aplicativos.
- Controle de estabilidade e tração (ESP e TCS): Ajudavam a manter o controle do veículo em situações de baixa aderência.
- Sensor de estacionamento: Facilitava as manobras em espaços reduzidos.
- Airbags frontais, laterais e de cortina (opcional em algumas versões): Ofereciam maior proteção aos ocupantes em caso de colisão.
- Freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem): Melhoravam a eficiência da frenagem em situações de emergência.
Público-alvo:
O Ford Fiesta TITANIUM/TITANIUM Plus se dirigia a um público que buscava um hatch compacto com bom nível de equipamentos, conforto e estilo, sem abrir mão de um bom custo-benefício (considerando o preço na época de lançamento). Era ideal para pessoas que valorizavam a praticidade, o design moderno e a tecnologia, mas que não necessitavam de um veículo de porte maior ou com maior potência. O público-alvo era geralmente formado por jovens adultos, famílias pequenas ou pessoas que buscavam um carro para uso urbano e eventual viagens.
Considerações Finais:
Como modelo descontinuado, encontrar um Fiesta TITANIUM/TITANIUM Plus em bom estado exige pesquisa. É importante checar a procedência do veículo e a manutenção preventiva realizada. Apesar de sua idade, se bem conservado, este modelo ainda pode oferecer um bom custo-benefício no mercado de usados para quem busca um carro completo em seu segmento.