GM - Chevrolet Corsa Wagon GLS 1.6 16V MPFI 4p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2001GasolinaR$ 13.456,00
2000GasolinaR$ 12.654,00
1999GasolinaR$ 12.245,00
1998GasolinaR$ 11.695,00
1997GasolinaR$ 11.276,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 16.20%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Chevrolet Corsa Wagon GLS 1.6 16V MPFI 4p: Um Clássico Versátil

O Chevrolet Corsa Wagon GLS 1.6 16V MPFI 4p representava uma opção interessante no mercado de peruas compactas no período em que foi produzido. Embora não mais fabricado, sua história merece ser revisitada, principalmente para quem busca um carro usado com bom custo-benefício e características específicas.

Diferenciais:

  • Versatilidade: Sua principal característica era a versatilidade proporcionada pelo formato station wagon. O amplo espaço interno do porta-malas permitia o transporte de bagagens e objetos maiores, tornando-o ideal para famílias e para quem precisa de maior capacidade de carga. A modularidade dos bancos (dependendo do ano e versão) ampliava ainda mais essa capacidade.
  • Motor 1.6 16V MPFI: O motor 1.6 litros, 16 válvulas com injeção eletrônica multiponto (MPFI), oferecia um bom desempenho para a época, combinando potência razoável com consumo de combustível relativamente aceitável. Apesar de não ser um motor potente em termos absolutos, era suficiente para o uso diário e viagens mais longas.
  • Conforto e Equipamentos (GLS): A versão GLS se destacava pelas comodidades oferecidas, que variavam de acordo com o ano de fabricação, incluindo itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de bancos mais confortáveis e acabamentos internos mais refinados em comparação com versões inferiores. Alguns modelos poderiam contar com itens como air-bags e freios ABS, embora não fossem padrão em todas as unidades.
  • Custo-Benefício: Como um modelo descontinuado, o Corsa Wagon GLS representava, e ainda pode representar, uma opção de custo-benefício interessante no mercado de usados. Seu preço geralmente era mais acessível que modelos novos de mesma categoria, com a vantagem da manutenção mais simples e peças de reposição geralmente fáceis de encontrar.

Tecnologias (para a época):

  • Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Garantia de melhor queima de combustível, maior eficiência e menor emissão de poluentes em comparação com sistemas de carburação.
  • Direção Hidráulica (em algumas versões): Facilitava as manobras, principalmente em velocidades baixas.
  • Ar-Condicionado (em algumas versões): Essencial para o conforto em climas mais quentes.
  • Vidros e Travas Elétricas (em algumas versões): Itens de conveniência que agregavam conforto e praticidade.
  • Sistema de Freios (variável conforme o ano): Modelos mais recentes poderiam contar com ABS e EBD, melhorando a segurança.

Público-alvo:

O Corsa Wagon GLS 1.6 16V MPFI 4p se dirigia a um público que buscava um carro versátil, prático e econômico, sem abrir mão de um certo nível de conforto e equipamentos. Era uma boa opção para:

  • Famílias pequenas e médias: O espaço interno e o porta-malas amplo atendiam às necessidades de transporte de passageiros e bagagens.
  • Profissionais que precisam de espaço para trabalho: A capacidade de carga era adequada para o transporte de materiais e equipamentos.
  • Usuários que priorizam custo-benefício: O preço mais acessível e a manutenção relativamente simples eram atrativos.

Em resumo: O Chevrolet Corsa Wagon GLS 1.6 16V MPFI 4p era um carro funcional e prático, representando uma opção interessante para quem buscava um veículo versátil e econômico dentro de suas limitações tecnológicas da época. Atualmente, como um carro usado, seu apelo reside no custo-benefício e na simplicidade de manutenção. É importante lembrar que a condição do veículo usado dependerá da conservação individual de cada unidade.