GM - Chevrolet Chevette L / SL / SL/e / DL / SE 1.6
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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1993 | Gasolina | R$ 18.806,00 |
1992 | Gasolina | R$ 16.415,00 |
1991 | Gasolina | R$ 15.285,00 |
1990 | Gasolina | R$ 14.141,00 |
1989 | Gasolina | R$ 13.796,00 |
1988 | Gasolina | R$ 10.198,00 |
1987 | Gasolina | R$ 8.614,00 |
1986 | Gasolina | R$ 6.209,00 |
1985 | Gasolina | R$ 5.195,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 72.38%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Chevette (1973-1993) - Uma Análise Detalhada das Versões 1.6L
O Chevrolet Chevette, produzido entre 1973 e 1993, foi um carro compacto que marcou época, especialmente em mercados emergentes. Sua longevidade e diversas versões demonstram sua adaptabilidade e sucesso. Vamos analisar as versões 1.6L, focando em seus diferenciais, tecnologias e público-alvo:
Versões 1.6L: L, SL, SL/e, DL, e SE. Embora a motorização 1.6L fosse um denominador comum, as variações entre as versões eram significativas, criando uma hierarquia de equipamentos e acabamentos.
Motorização: A base era um motor 1.6L quatro cilindros, porém com variações em potência e torque dependendo do ano de fabricação e da versão. Algumas versões possuíam carburador, enquanto outras já contavam com injeção eletrônica (mais comum nas versões superiores). A tecnologia aplicada ao motor evoluiu ao longo dos anos, buscando melhorias na economia de combustível e no desempenho.
Diferenciais entre as versões:
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L: A versão mais básica, focada na simplicidade e baixo custo. Geralmente apresentava acabamento interno mais simples, poucos opcionais e recursos tecnológicos mínimos. O público-alvo era quem buscava um carro acessível e funcional, priorizando o transporte.
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SL: Uma versão intermediária, oferecendo um nível de conforto e equipamentos superior à L. Poderia incluir itens como bancos mais confortáveis, rádio, vidros elétricos (opcional ou dependendo do ano), e detalhes estéticos aprimorados. Público-alvo: Classe média que buscava um carro econômico com um pouco mais de conforto e estilo.
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SL/e: Evolução da SL, com a adição de itens como injeção eletrônica (melhorando o desempenho e a economia) e possivelmente alguns opcionais adicionais. O público se assemelhava ao da SL, mas com foco em um pouco mais de tecnologia e desempenho.
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DL: Uma versão geralmente posicionada acima da SL/e, com acabamento interno mais refinado, maior quantidade de itens de série e possivelmente um pacote de equipamentos de segurança mais completo. O público-alvo era a classe média alta, valorizando conforto e um carro mais completo.
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SE: Geralmente a versão topo de linha, com foco em um visual mais esportivo e um nível de equipamentos superior, incluindo itens como rodas de liga leve, faróis de neblina, e detalhes exclusivos. O público-alvo era quem buscava um Chevette com apelo esportivo e um nível de sofisticação maior.
Tecnologias:
A tecnologia evoluiu ao longo da produção do Chevette 1.6L. As tecnologias mais notáveis incluem:
- Injeção Eletrônica: Melhorando a combustão, reduzindo o consumo de combustível e aumentando a potência.
- Sistema de ignição eletrônico: Melhoria na partida a frio e otimização da queima do combustível.
- Freios a disco dianteiros: (em algumas versões) proporcionando maior segurança na frenagem.
Público-alvo geral:
O Chevrolet Chevette 1.6L abrangeu um público amplo, desde a classe baixa com a versão L, até a classe média alta com as versões SE e DL. Sua versatilidade, economia e relativa robustez o tornaram popular em diversos segmentos da população. A adaptação às necessidades do mercado, através das diferentes versões, contribuiu para o seu sucesso prolongado.