GM - Chevrolet Corvette 5.7/ 6.0, 6.2 Targa/Stingray

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2015GasolinaR$ 706.727,00
2014GasolinaR$ 670.915,00
2013GasolinaR$ 456.300,00
2012GasolinaR$ 445.170,00
2011GasolinaR$ 419.901,00
2010GasolinaR$ 409.659,00
2009GasolinaR$ 397.677,00
2008GasolinaR$ 387.977,00
2007GasolinaR$ 303.236,00
2006GasolinaR$ 216.688,00
2005GasolinaR$ 179.519,00
2004GasolinaR$ 141.844,00
2002GasolinaR$ 110.344,00
2001GasolinaR$ 107.652,00
2000GasolinaR$ 105.026,00
1999GasolinaR$ 102.464,00
1998GasolinaR$ 99.964,00
1995GasolinaR$ 92.376,00
1994GasolinaR$ 90.122,00
1993GasolinaR$ 87.923,00
1992GasolinaR$ 81.283,00
1991GasolinaR$ 77.215,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 89.07%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Chevrolet Corvette (C5, C6, C7, C8): Uma Lenda Americana em Evolução

O Chevrolet Corvette, um ícone da indústria automobilística americana, possui uma história rica e repleta de inovações. Esta descrição abrange os modelos com motorizações 5.7L, 6.0L e 6.2L, incluindo as versões Targa (teto removível) e Stingray, destacando suas diferenças, tecnologias e público-alvo.

Motorizações:

  • 5.7L (principalmente C5): O LS1 V8 de 5.7 litros, presente nas gerações C5, oferecia potência e torque consideráveis para a época, garantindo uma experiência de condução esportiva. A ausência de tecnologias avançadas de gerenciamento de motor em comparação com gerações posteriores resultava em um desempenho um pouco menos refinado, mas ainda emocionante.

  • 6.0L (C6): O LS2 V8 de 6.0 litros, presente em muitas versões da geração C6, representava um salto significativo em potência e torque em relação ao 5.7L. A melhoria no sistema de injeção e outras otimizações levaram a um aumento considerável de desempenho e eficiência.

  • 6.2L (C7 e C8): O LT1 e LT2 V8 de 6.2 litros, presentes nas gerações C7 e C8 respectivamente, representam o ápice em termos de desempenho para os modelos naturalmente aspirados. Com tecnologias como injeção direta de combustível, sistema de desativação de cilindros (C7 e C8) e gerenciamento eletrônico avançado, esses motores oferecem uma combinação imbatível de potência, torque e economia de combustível para um carro esportivo de seu porte. O C8 Stingray, com seu motor posicionado centralmente, leva a experiência de condução a um novo patamar.

Diferenciais entre as gerações e versões:

| Característica | C5 (5.7L) | C6 (6.0L) | C7 (6.2L) | C8 (6.2L) | |---|---|---|---|---| | Plataforma | C5 | C6 | C7 | C8 (Mid-engine) | | Motor | LS1 5.7L | LS2 6.0L | LT1 6.2L | LT2 6.2L | | Potência | ~350 cv | ~400 cv | ~460 cv | ~495 cv | | Torque | ~360 lb-ft | ~400 lb-ft | ~460 lb-ft | ~470 lb-ft | | Transmissão | Manual 6 marchas ou Automática 4 marchas | Manual 6 marchas ou Automática 6 marchas | Manual 7 marchas ou Automática 8 marchas | Automática 8 marchas (Dual Clutch)| | Tecnologia | Básica | Mais avançada que C5 | Injeção direta, desativação de cilindros | Injeção direta, desativação de cilindros, motor central | | Peso | Mais pesado | Mais leve que C5 | Mais leve que C6 | Mais leve que C7 | | Estilo | Clássico | Evolução do C5 | Design moderno e agressivo | Revolucionário design mid-engine |

Versão Targa: A versão Targa oferece um teto removível, permitindo a experiência de condução ao ar livre enquanto mantém a estrutura de segurança do coupé.

Versão Stingray: A designação "Stingray" geralmente indica um modelo de topo de linha com melhor desempenho e equipamentos. No C7 e C8, o Stingray representa a versão base, mas já com alta performance.

Tecnologias:

As tecnologias presentes variam de acordo com a geração, mas podem incluir:

  • Controle de Tração e Estabilidade: Sistemas eletrônicos que ajudam a manter o controle do veículo em situações de baixa aderência.
  • Freios ABS: Sistema antitravamento de freios para melhor frenagem em situações de emergência.
  • Injeção Eletrônica de Combustível: A injeção direta (modelos mais recentes) melhora a eficiência e o desempenho do motor.
  • Sistema de Desativação de Cilindros: Melhora a economia de combustível em velocidades de cruzeiro.
  • MagneRide (C6, C7, C8): Sistema de amortecimento adaptativo que ajusta a rigidez dos amortecedores em tempo real para melhor conforto e desempenho.
  • Head-Up Display (C7, C8): Projeta informações importantes no parabrisas, permitindo que o motorista mantenha os olhos na estrada.

Público-Alvo:

O Corvette atrai um público amplo, mas com características em comum:

  • Entusiastas de carros esportivos: Aqueles que apreciam o desempenho, a tecnologia e a experiência de condução emocionante.
  • Colecionadores: O Corvette é um carro clássico e procurado por colecionadores.
  • Condutores que buscam um carro de alto desempenho com um bom custo-benefício: Em comparação com concorrentes europeus, o Corvette oferece um desempenho excepcional por um preço mais acessível.

Em resumo, o Chevrolet Corvette é uma escolha excepcional para quem busca um esportivo americano com design icônico, desempenho excepcional e tecnologias avançadas, atendendo a um público diversificado, desde entusiastas até colecionadores. A evolução constante ao longo das gerações, especialmente com a chegada do motor central no C8, consolida sua posição como um dos melhores carros esportivos do mundo.