GM - Chevrolet Corvette 5.7/ 6.0, 6.2 Targa/Stingray
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2015 | Gasolina | R$ 706.727,00 |
2014 | Gasolina | R$ 670.915,00 |
2013 | Gasolina | R$ 456.300,00 |
2012 | Gasolina | R$ 445.170,00 |
2011 | Gasolina | R$ 419.901,00 |
2010 | Gasolina | R$ 409.659,00 |
2009 | Gasolina | R$ 397.677,00 |
2008 | Gasolina | R$ 387.977,00 |
2007 | Gasolina | R$ 303.236,00 |
2006 | Gasolina | R$ 216.688,00 |
2005 | Gasolina | R$ 179.519,00 |
2004 | Gasolina | R$ 141.844,00 |
2002 | Gasolina | R$ 110.344,00 |
2001 | Gasolina | R$ 107.652,00 |
2000 | Gasolina | R$ 105.026,00 |
1999 | Gasolina | R$ 102.464,00 |
1998 | Gasolina | R$ 99.964,00 |
1995 | Gasolina | R$ 92.376,00 |
1994 | Gasolina | R$ 90.122,00 |
1993 | Gasolina | R$ 87.923,00 |
1992 | Gasolina | R$ 81.283,00 |
1991 | Gasolina | R$ 77.215,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 89.07%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Corvette (C5, C6, C7, C8): Uma Lenda Americana em Evolução
O Chevrolet Corvette, um ícone da indústria automobilística americana, possui uma história rica e repleta de inovações. Esta descrição abrange os modelos com motorizações 5.7L, 6.0L e 6.2L, incluindo as versões Targa (teto removível) e Stingray, destacando suas diferenças, tecnologias e público-alvo.
Motorizações:
-
5.7L (principalmente C5): O LS1 V8 de 5.7 litros, presente nas gerações C5, oferecia potência e torque consideráveis para a época, garantindo uma experiência de condução esportiva. A ausência de tecnologias avançadas de gerenciamento de motor em comparação com gerações posteriores resultava em um desempenho um pouco menos refinado, mas ainda emocionante.
-
6.0L (C6): O LS2 V8 de 6.0 litros, presente em muitas versões da geração C6, representava um salto significativo em potência e torque em relação ao 5.7L. A melhoria no sistema de injeção e outras otimizações levaram a um aumento considerável de desempenho e eficiência.
-
6.2L (C7 e C8): O LT1 e LT2 V8 de 6.2 litros, presentes nas gerações C7 e C8 respectivamente, representam o ápice em termos de desempenho para os modelos naturalmente aspirados. Com tecnologias como injeção direta de combustível, sistema de desativação de cilindros (C7 e C8) e gerenciamento eletrônico avançado, esses motores oferecem uma combinação imbatível de potência, torque e economia de combustível para um carro esportivo de seu porte. O C8 Stingray, com seu motor posicionado centralmente, leva a experiência de condução a um novo patamar.
Diferenciais entre as gerações e versões:
| Característica | C5 (5.7L) | C6 (6.0L) | C7 (6.2L) | C8 (6.2L) | |---|---|---|---|---| | Plataforma | C5 | C6 | C7 | C8 (Mid-engine) | | Motor | LS1 5.7L | LS2 6.0L | LT1 6.2L | LT2 6.2L | | Potência | ~350 cv | ~400 cv | ~460 cv | ~495 cv | | Torque | ~360 lb-ft | ~400 lb-ft | ~460 lb-ft | ~470 lb-ft | | Transmissão | Manual 6 marchas ou Automática 4 marchas | Manual 6 marchas ou Automática 6 marchas | Manual 7 marchas ou Automática 8 marchas | Automática 8 marchas (Dual Clutch)| | Tecnologia | Básica | Mais avançada que C5 | Injeção direta, desativação de cilindros | Injeção direta, desativação de cilindros, motor central | | Peso | Mais pesado | Mais leve que C5 | Mais leve que C6 | Mais leve que C7 | | Estilo | Clássico | Evolução do C5 | Design moderno e agressivo | Revolucionário design mid-engine |
Versão Targa: A versão Targa oferece um teto removível, permitindo a experiência de condução ao ar livre enquanto mantém a estrutura de segurança do coupé.
Versão Stingray: A designação "Stingray" geralmente indica um modelo de topo de linha com melhor desempenho e equipamentos. No C7 e C8, o Stingray representa a versão base, mas já com alta performance.
Tecnologias:
As tecnologias presentes variam de acordo com a geração, mas podem incluir:
- Controle de Tração e Estabilidade: Sistemas eletrônicos que ajudam a manter o controle do veículo em situações de baixa aderência.
- Freios ABS: Sistema antitravamento de freios para melhor frenagem em situações de emergência.
- Injeção Eletrônica de Combustível: A injeção direta (modelos mais recentes) melhora a eficiência e o desempenho do motor.
- Sistema de Desativação de Cilindros: Melhora a economia de combustível em velocidades de cruzeiro.
- MagneRide (C6, C7, C8): Sistema de amortecimento adaptativo que ajusta a rigidez dos amortecedores em tempo real para melhor conforto e desempenho.
- Head-Up Display (C7, C8): Projeta informações importantes no parabrisas, permitindo que o motorista mantenha os olhos na estrada.
Público-Alvo:
O Corvette atrai um público amplo, mas com características em comum:
- Entusiastas de carros esportivos: Aqueles que apreciam o desempenho, a tecnologia e a experiência de condução emocionante.
- Colecionadores: O Corvette é um carro clássico e procurado por colecionadores.
- Condutores que buscam um carro de alto desempenho com um bom custo-benefício: Em comparação com concorrentes europeus, o Corvette oferece um desempenho excepcional por um preço mais acessível.
Em resumo, o Chevrolet Corvette é uma escolha excepcional para quem busca um esportivo americano com design icônico, desempenho excepcional e tecnologias avançadas, atendendo a um público diversificado, desde entusiastas até colecionadores. A evolução constante ao longo das gerações, especialmente com a chegada do motor central no C8, consolida sua posição como um dos melhores carros esportivos do mundo.