GM - Chevrolet Astra 500 Sedan 2.0 MPFI 16V 4p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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2000 | Gasolina | R$ 14.560,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 0%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Astra Sedan 2.0 MPFI 16V 4p (GM) - Uma Análise Detalhada
O Chevrolet Astra Sedan 2.0 MPFI 16V 4p, produzido pela GM, representava um bom exemplo de sedã médio no seu tempo. Embora descontinuado, vale a pena analisar seus diferenciais, tecnologias e público-alvo.
Diferenciais:
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Motor 2.0 MPFI 16V: O coração do Astra era seu motor 2.0 litros, 16 válvulas com injeção eletrônica multiponto (MPFI). Oferece uma boa combinação de potência e torque para a época, garantindo desempenho razoável e agilidade em situações urbanas e rodovias. Embora não fosse um motor excepcionalmente potente em comparação com concorrentes atuais, se destacava pela confiabilidade e custo-benefício.
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Design: O design do Astra Sedan era moderno para sua época, com linhas fluidas e um visual elegante. Apresentava um perfil aerodinâmico que contribuía para um consumo de combustível relativamente baixo para a categoria.
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Espaço Interno: O Astra oferecia um espaço interno razoável, acomodando confortavelmente quatro adultos. O porta-malas também possuía capacidade adequada para viagens e transporte de bagagens.
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Equipamentos (variáveis conforme versão): Dependendo da versão, o Astra podia incluir recursos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de opcionais como airbags e sistema de som com CD player.
Tecnologias:
As tecnologias embarcadas eram padrão para a sua época, sem grandes inovações:
- Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Garantia de melhor queima do combustível, maior eficiência e menor emissão de poluentes em comparação com sistemas de carburação.
- Sistema de Freios (a disco na frente e a tambor atrás - em algumas versões): Sistema de frenagem funcional, embora os freios a tambor traseiros em algumas versões pudessem apresentar menor eficiência em situações de frenagem brusca.
- Direção Hidráulica: Facilita a condução, principalmente em manobras em baixa velocidade.
Público-Alvo:
O Chevrolet Astra Sedan 2.0 MPFI 16V 4p visava um público que buscava um sedã médio com bom custo-benefício. Seu perfil se encaixava em:
- Famílias: Espaço interno razoável e porta-malas com capacidade adequada para o transporte de pessoas e bagagens.
- Profissionais: Um veículo confiável e com desempenho suficiente para o uso diário, combinando praticidade e elegância.
- Condutores que valorizam a relação custo-benefício: O Astra oferecia um bom conjunto de características sem um preço exorbitante em relação aos seus concorrentes diretos.
Considerações Finais:
O Chevrolet Astra Sedan 2.0 MPFI 16V 4p representa um modelo do passado, com suas limitações em termos de tecnologias atuais e segurança. No entanto, para a sua época, era um carro equilibrado que atendia às necessidades de um público específico que buscava um sedã confiável e com um bom custo-benefício. A análise deve levar em conta o contexto histórico e as expectativas da época de seu lançamento.