GM - Chevrolet Monza SL/e SR 2.0

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1993GasolinaR$ 14.883,00
1992GasolinaR$ 14.520,00
1991GasolinaR$ 13.157,00
1990GasolinaR$ 12.836,00
1989GasolinaR$ 12.035,00
1988GasolinaR$ 8.585,00
1987GasolinaR$ 6.657,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 55.27%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Chevrolet Monza SL/E e SR 2.0: Um Clássico Brasileiro Revisitado

O Chevrolet Monza SL/E e SR 2.0, produzidos no Brasil entre os anos 80 e 90, representam um marco na história automobilística nacional. Enquanto o SL/E visava um público mais focado no conforto e requinte, o SR se destacava pela esportividade. Apesar de compartilharem a base mecânica, apresentavam diferenças significativas que os tornavam opções distintas no mercado.

Diferenciais: SL/E vs SR

| Característica | Monza SL/E | Monza SR | |--------------------------|---------------------------------|---------------------------------| | Foco | Conforto e requinte | Esportividade e desempenho | | Motor | 2.0 litros, 8 válvulas, geralmente carburado (algumas versões com injeção eletrônica) | 2.0 litros, 8 válvulas, geralmente carburado (algumas versões com injeção eletrônica) | | Suspensão | Mais macia, voltada para o conforto | Mais firme, com ajuste esportivo | | Acessórios | Mais completo, incluindo itens de luxo como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas | Itens de conforto presentes, porém com enfoque em equipamentos esportivos como rodas de liga leve e pneus mais largos | | Estética | Linhas mais suaves e elegantes | Linhas mais agressivas, com detalhes esportivos como aerofólio e spoilers | | Acabamento Interno | Mais sofisticado, com materiais de melhor qualidade | Mais simples, mas com apelo esportivo nos detalhes |

Tecnologias (para a época):

Embora não se trate de tecnologias avançadas pelos padrões atuais, para sua época, o Monza 2.0 oferecia recursos interessantes:

  • Motor 2.0: Um motor relativamente potente para a época, oferecendo bom desempenho. A versão com injeção eletrônica, embora menos comum, proporcionava melhor desempenho e economia de combustível.
  • Direção Hidráulica (opcional): Facilitava muito a condução, principalmente em áreas urbanas.
  • Ar Condicionado (opcional): Garantia de conforto em climas quentes.
  • Freios a Disco Dianteiros: Melhores respostas em frenagens.
  • Vidros e Travas Elétricas (opcionais): Aumentando o conforto e a praticidade.

Público-Alvo:

  • Monza SL/E: Profissionais liberais, executivos, famílias que buscavam um carro confortável, espaçoso e com bom nível de equipamentos.

  • Monza SR: Pessoas mais jovens, esportistas, que valorizavam o desempenho e a estética esportiva. Também atraía um público que apreciava a performance e a individualidade que o modelo oferecia.

Considerações Finais:

O Chevrolet Monza SL/E e SR 2.0 representam uma geração de carros brasileiros que marcaram época. Apesar de sua idade, ainda hoje despertam interesse entre colecionadores e entusiastas, devido à sua história, design e, em alguns casos, ao bom desempenho oferecido pelo motor 2.0. A combinação de conforto (SL/E) e esportividade (SR) garantiu a sua popularidade e o seu lugar na memória afetiva de muitos brasileiros.