GM - Chevrolet Astra Sedan 2.0/ CD 2.0 MPFI 8V 4p Aut.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2004GasolinaR$ 23.358,00
2003GasolinaR$ 21.967,00
2002GasolinaR$ 19.866,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 14.95%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Chevrolet Astra Sedan 2.0/CD 2.0 MPFI 8V 4p Aut. - Uma descrição detalhada

O Chevrolet Astra Sedan 2.0/CD 2.0 MPFI 8V 4p Aut. representava uma opção interessante no segmento de sedãs médios no período em que foi comercializado. Embora não seja mais fabricado, sua análise ainda permite entender o perfil de um carro representativo da sua época.

Motor e Transmissão:

  • Motor: 2.0 MPFI 8V, um motor de quatro cilindros, 8 válvulas e injeção eletrônica multiponto. Apesar de não ser um motor de alta performance, oferecia torque razoável para uso urbano e rodoviário, garantindo boa dirigibilidade no dia a dia. A potência, porém, era modesta se comparada a modelos mais modernos.
  • Transmissão: Automática de 4 velocidades. Uma transmissão simples e confiável, porém com trocas de marcha menos suaves e eficientes do que as transmissões automáticas modernas. O consumo de combustível, consequentemente, poderia ser um pouco elevado em comparação a carros mais recentes.

Diferenciais:

  • Espaço interno: O Astra Sedan se destacava por oferecer um bom espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem, um ponto forte para famílias e pessoas que necessitavam de maior capacidade de transporte.
  • Conforto: O nível de conforto era considerado razoável para a época, com boa suspensão que absorvia bem as irregularidades do asfalto, proporcionando uma condução relativamente confortável.
  • Custo-benefício: No período em que foi comercializado, o Astra Sedan oferecia um bom custo-benefício, equilibrado entre preço, espaço, conforto e equipamentos, o que o tornava atrativo para um público maior.

Tecnologias (para a época):

  • Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Uma tecnologia já estabelecida na época, mas que contribuía para uma melhor queima de combustível e menor emissão de poluentes em comparação com sistemas de injeção mais antigos.
  • Ar condicionado: Item padrão em versões mais completas, contribuindo para o conforto dos ocupantes, principalmente em regiões de clima quente.
  • Direção hidráulica: Facilitava as manobras, principalmente em velocidades baixas, tornando a condução mais leve e confortável.
  • Vidros e travas elétricas: Recursos comuns em veículos da época, agregando praticidade e conforto ao uso diário.

Público-Alvo:

O público-alvo do Chevrolet Astra Sedan 2.0/CD 2.0 MPFI 8V 4p Aut. era bastante amplo, podendo ser segmentado em:

  • Famílias: Devido ao espaço interno e ao conforto razoável.
  • Profissionais: Que buscavam um carro confiável, espaçoso e com um custo de manutenção relativamente acessível.
  • Condutores que priorizam o custo-benefício: Aqueles que buscavam um carro com boa relação entre preço, espaço, e equipamentos.

Conclusão:

O Chevrolet Astra Sedan 2.0/CD 2.0 MPFI 8V 4p Aut. representava uma opção sólida no mercado de sedãs médios da sua época. Embora suas tecnologias e desempenho sejam considerados modestos pelos padrões atuais, ele oferecia um bom conjunto de atributos que o tornaram popular entre um público diversificado que buscava praticidade, espaço e um bom custo-benefício. Sua análise atual serve como um retrato da evolução da indústria automobilística.