GM - Chevrolet Celta 1.0/ Super 1.0 MPFI VHC 8v 5p

Valores de referência da Tabela Fipe: junho de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2005GasolinaR$ 15.787,00
2004GasolinaR$ 14.151,00
2003GasolinaR$ 12.854,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 18.58%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

GM - Chevrolet Celta 1.0/ Super 1.0 MPFI VHC 8v 5p: Um Pequeno Grande Guerreiro

O Chevrolet Celta, em suas versões 1.0 e Super 1.0 MPFI VHC 8v 5p, foi um carro popular no Brasil, conhecido por sua economia de combustível, praticidade e baixo custo de manutenção. Apesar de já descontinuado, ainda é encontrado em bom estado no mercado de usados, atraindo um público específico.

Motor e Performance:

  • Motor: 1.0 litro, 8 válvulas, VHC (cabeçote de fluxo cruzado) com injeção eletrônica multiponto (MPFI). Essa configuração, embora simples, proporcionava boa resposta para o uso urbano e um consumo de combustível relativamente baixo. A versão "Super" poderia apresentar pequenas diferenças de potência e torque em relação à versão 1.0 padrão, porém, as variações eram mínimas.
  • Transmissão: Manual de 5 marchas. A caixa era conhecida por sua simplicidade e durabilidade.
  • Performance: Não se tratava de um carro veloz, mas sua agilidade em percursos urbanos era satisfatória. A prioridade era a economia e o baixo custo de operação.

Diferenciais:

  • Economia de Combustível: O principal diferencial do Celta era, sem dúvidas, seu baixo consumo de combustível. Ideal para quem buscava reduzir gastos com gasolina ou etanol.
  • Custo-Benefício: Seu preço de aquisição (principalmente no mercado de usados) era acessível, assim como as peças e a manutenção.
  • Praticidade: Seu tamanho compacto facilitava o estacionamento e a condução em ruas estreitas e no trânsito urbano. A visibilidade também era considerada boa.
  • Espaço Interno: Apesar do tamanho externo compacto, o Celta oferecia um espaço interno razoável para até 5 passageiros, embora o espaço para pernas no banco traseiro fosse limitado.
  • Versatilidade (Super): A versão Super, geralmente, oferecia alguns itens adicionais de série, como ar-condicionado e direção hidráulica, melhorando o conforto.

Tecnologias:

As tecnologias presentes no Celta eram simples e focadas na confiabilidade e na economia. Destacam-se:

  • Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Garantia de melhor mistura ar-combustível, contribuindo para a economia e a performance.
  • VHC (Cabeçote de Fluxo Cruzado): Contribuía para uma melhor combustão e maior eficiência.
  • Sistema de freios: Simples, porém funcional, geralmente com freios a disco na dianteira e tambor na traseira.

Público-Alvo:

O Chevrolet Celta 1.0/ Super 1.0 se dirigia a um público que priorizava:

  • Baixo custo de aquisição e manutenção: Ideal para pessoas com orçamento limitado ou como primeiro carro.
  • Economia de combustível: Condutores que precisam de um carro econômico para uso diário, principalmente em ambiente urbano.
  • Facilidade de condução e estacionamento: Condutores iniciantes ou que buscam praticidade na cidade.
  • Pequena família ou solteiros: O espaço interno atende a necessidades básicas de transporte.

Conclusão:

O Chevrolet Celta, embora simples em termos de tecnologia e performance, se destacava pela sua economia, praticidade e baixo custo. Ainda hoje, para quem busca um carro usado acessível e econômico para o dia a dia, ele pode ser uma opção interessante. Porém, é importante lembrar que se trata de um modelo mais antigo e com tecnologias mais básicas em comparação com os carros atuais.