GM - Chevrolet Celta 1.0/ Super 1.0 MPFI VHC 8v 5p
Valores de referência da Tabela Fipe: junho de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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2005 | Gasolina | R$ 15.787,00 |
2004 | Gasolina | R$ 14.151,00 |
2003 | Gasolina | R$ 12.854,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 18.58%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
GM - Chevrolet Celta 1.0/ Super 1.0 MPFI VHC 8v 5p: Um Pequeno Grande Guerreiro
O Chevrolet Celta, em suas versões 1.0 e Super 1.0 MPFI VHC 8v 5p, foi um carro popular no Brasil, conhecido por sua economia de combustível, praticidade e baixo custo de manutenção. Apesar de já descontinuado, ainda é encontrado em bom estado no mercado de usados, atraindo um público específico.
Motor e Performance:
- Motor: 1.0 litro, 8 válvulas, VHC (cabeçote de fluxo cruzado) com injeção eletrônica multiponto (MPFI). Essa configuração, embora simples, proporcionava boa resposta para o uso urbano e um consumo de combustível relativamente baixo. A versão "Super" poderia apresentar pequenas diferenças de potência e torque em relação à versão 1.0 padrão, porém, as variações eram mínimas.
- Transmissão: Manual de 5 marchas. A caixa era conhecida por sua simplicidade e durabilidade.
- Performance: Não se tratava de um carro veloz, mas sua agilidade em percursos urbanos era satisfatória. A prioridade era a economia e o baixo custo de operação.
Diferenciais:
- Economia de Combustível: O principal diferencial do Celta era, sem dúvidas, seu baixo consumo de combustível. Ideal para quem buscava reduzir gastos com gasolina ou etanol.
- Custo-Benefício: Seu preço de aquisição (principalmente no mercado de usados) era acessível, assim como as peças e a manutenção.
- Praticidade: Seu tamanho compacto facilitava o estacionamento e a condução em ruas estreitas e no trânsito urbano. A visibilidade também era considerada boa.
- Espaço Interno: Apesar do tamanho externo compacto, o Celta oferecia um espaço interno razoável para até 5 passageiros, embora o espaço para pernas no banco traseiro fosse limitado.
- Versatilidade (Super): A versão Super, geralmente, oferecia alguns itens adicionais de série, como ar-condicionado e direção hidráulica, melhorando o conforto.
Tecnologias:
As tecnologias presentes no Celta eram simples e focadas na confiabilidade e na economia. Destacam-se:
- Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Garantia de melhor mistura ar-combustível, contribuindo para a economia e a performance.
- VHC (Cabeçote de Fluxo Cruzado): Contribuía para uma melhor combustão e maior eficiência.
- Sistema de freios: Simples, porém funcional, geralmente com freios a disco na dianteira e tambor na traseira.
Público-Alvo:
O Chevrolet Celta 1.0/ Super 1.0 se dirigia a um público que priorizava:
- Baixo custo de aquisição e manutenção: Ideal para pessoas com orçamento limitado ou como primeiro carro.
- Economia de combustível: Condutores que precisam de um carro econômico para uso diário, principalmente em ambiente urbano.
- Facilidade de condução e estacionamento: Condutores iniciantes ou que buscam praticidade na cidade.
- Pequena família ou solteiros: O espaço interno atende a necessidades básicas de transporte.
Conclusão:
O Chevrolet Celta, embora simples em termos de tecnologia e performance, se destacava pela sua economia, praticidade e baixo custo. Ainda hoje, para quem busca um carro usado acessível e econômico para o dia a dia, ele pode ser uma opção interessante. Porém, é importante lembrar que se trata de um modelo mais antigo e com tecnologias mais básicas em comparação com os carros atuais.