GM - Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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2011 | Gasolina | R$ 39.769,00 |
2010 | Gasolina | R$ 36.561,00 |
2009 | Gasolina | R$ 35.436,00 |
2008 | Gasolina | R$ 32.480,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 18.33%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mecânico: Um Clássico Brasileiro
O Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mecânico representava um importante degrau na gama Vectra, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho, conforto e custo. Lançado no Brasil, este modelo se destacava por algumas características específicas, direcionadas a um público que buscava um sedã de porte médio com boa relação custo-benefício.
Diferenciais:
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Motor 2.0 FlexPower 8V: O coração do GT-X era o motor 2.0 litros 8 válvulas com injeção eletrônica multiponto (MPFI). Embora não fosse um motor de alta performance, entregava torque suficiente para o dia a dia e uma boa economia de combustível, principalmente considerando a opção FlexFuel. A simplicidade mecânica do motor 8V contribuía para uma maior facilidade e baixo custo de manutenção.
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Câmbio Manual: A transmissão manual de cinco marchas era um diferencial para quem apreciava o controle direto sobre o veículo e o consumo de combustível mais eficiente em relação à versão automática. Isso contribuía para a característica esportiva levemente sugerida pelo nome "GT-X".
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Design e Estilo: O Vectra GT-X apresentava um design elegante e sóbrio para a época, com linhas fluidas e um visual mais esportivo em comparação com as versões mais básicas. Detalhes como as rodas de liga leve (dependendo do ano/modelo) e os faróis complementavam o apelo visual.
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Espaço Interno: O Vectra era conhecido pelo seu bom espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem. Isso o tornava uma opção atraente para famílias e para quem necessitava de um veículo com boa capacidade de transporte.
Tecnologias:
As tecnologias presentes no Vectra GT-X 2.0 eram relativamente básicas para os padrões atuais, porém adequadas para a sua época:
- Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Garantia de melhor queima de combustível e maior eficiência.
- Direção Hidráulica: Facilidade de manobra e conforto em situações de tráfego intenso.
- Freios a Disco nas Rodas Dianteiras: Oferecia boa capacidade de frenagem. (Os freios traseiros eram a tambor, comum para a categoria na época)
- Ar-condicionado: Item de conforto importante, embora pudesse ser opcional dependendo do ano e pacote.
Público-Alvo:
O Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mecânico se dirigia a um público que valorizava:
- Custo-benefício: O carro oferecia um bom conjunto mecânico e de equipamentos por um preço competitivo.
- Conforto e Espaço: Ideal para famílias e pessoas que precisavam de um veículo espaçoso.
- Manutenção acessível: A simplicidade mecânica do motor e da transmissão contribuía para a redução dos custos de manutenção.
- Consumo de combustível: A opção Flex e o câmbio manual contribuíam para uma boa economia de combustível.
- Design equilibrado: O visual era agradável sem ser excessivamente esportivo ou extravagante.
Em resumo, o Vectra GT-X 2.0 representava uma opção equilibrada no segmento de sedãs médios, atendendo às necessidades de um público que buscava praticidade, conforto e um bom custo-benefício, sem abrir mão de um design agradável e de um desempenho adequado para o dia a dia.