GM - Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2011GasolinaR$ 39.769,00
2010GasolinaR$ 36.561,00
2009GasolinaR$ 35.436,00
2008GasolinaR$ 32.480,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 18.33%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mecânico: Um Clássico Brasileiro

O Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mecânico representava um importante degrau na gama Vectra, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho, conforto e custo. Lançado no Brasil, este modelo se destacava por algumas características específicas, direcionadas a um público que buscava um sedã de porte médio com boa relação custo-benefício.

Diferenciais:

  • Motor 2.0 FlexPower 8V: O coração do GT-X era o motor 2.0 litros 8 válvulas com injeção eletrônica multiponto (MPFI). Embora não fosse um motor de alta performance, entregava torque suficiente para o dia a dia e uma boa economia de combustível, principalmente considerando a opção FlexFuel. A simplicidade mecânica do motor 8V contribuía para uma maior facilidade e baixo custo de manutenção.

  • Câmbio Manual: A transmissão manual de cinco marchas era um diferencial para quem apreciava o controle direto sobre o veículo e o consumo de combustível mais eficiente em relação à versão automática. Isso contribuía para a característica esportiva levemente sugerida pelo nome "GT-X".

  • Design e Estilo: O Vectra GT-X apresentava um design elegante e sóbrio para a época, com linhas fluidas e um visual mais esportivo em comparação com as versões mais básicas. Detalhes como as rodas de liga leve (dependendo do ano/modelo) e os faróis complementavam o apelo visual.

  • Espaço Interno: O Vectra era conhecido pelo seu bom espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem. Isso o tornava uma opção atraente para famílias e para quem necessitava de um veículo com boa capacidade de transporte.

Tecnologias:

As tecnologias presentes no Vectra GT-X 2.0 eram relativamente básicas para os padrões atuais, porém adequadas para a sua época:

  • Injeção Eletrônica Multiponto (MPFI): Garantia de melhor queima de combustível e maior eficiência.
  • Direção Hidráulica: Facilidade de manobra e conforto em situações de tráfego intenso.
  • Freios a Disco nas Rodas Dianteiras: Oferecia boa capacidade de frenagem. (Os freios traseiros eram a tambor, comum para a categoria na época)
  • Ar-condicionado: Item de conforto importante, embora pudesse ser opcional dependendo do ano e pacote.

Público-Alvo:

O Chevrolet Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mecânico se dirigia a um público que valorizava:

  • Custo-benefício: O carro oferecia um bom conjunto mecânico e de equipamentos por um preço competitivo.
  • Conforto e Espaço: Ideal para famílias e pessoas que precisavam de um veículo espaçoso.
  • Manutenção acessível: A simplicidade mecânica do motor e da transmissão contribuía para a redução dos custos de manutenção.
  • Consumo de combustível: A opção Flex e o câmbio manual contribuíam para uma boa economia de combustível.
  • Design equilibrado: O visual era agradável sem ser excessivamente esportivo ou extravagante.

Em resumo, o Vectra GT-X 2.0 representava uma opção equilibrada no segmento de sedãs médios, atendendo às necessidades de um público que buscava praticidade, conforto e um bom custo-benefício, sem abrir mão de um design agradável e de um desempenho adequado para o dia a dia.