GM - Chevrolet Meriva Prem.EASYTRONIC 1.8 FlexPower 5p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2012 | Gasolina | R$ 30.769,00 |
2011 | Gasolina | R$ 28.812,00 |
2010 | Gasolina | R$ 27.494,00 |
2009 | Gasolina | R$ 26.435,00 |
2008 | Gasolina | R$ 24.980,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 18.81%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Meriva Prem. EASYTRONIC 1.8 FlexPower 5p: Uma Descrição Detalhada
A Chevrolet Meriva Prem. EASYTRONIC 1.8 FlexPower 5p se apresentava como uma opção interessante no segmento de monovolumes compactos, oferecendo um bom espaço interno e versatilidade, aliada a tecnologias que visavam o conforto e a praticidade. Apesar de já descontinuada, sua análise ainda é relevante para entender o mercado da época e suas características.
Diferenciais:
- Sistema EASYTRONIC: Este era o principal diferencial do modelo, uma transmissão automatizada que combinava a praticidade de um câmbio automático com a economia de combustível de um câmbio manual. Embora não fosse tão sofisticada quanto as transmissões automáticas convencionais, facilitava a condução em congestionamentos e proporcionava maior conforto em percursos urbanos.
- Espaço Interno e Versatilidade: A Meriva se destacava pelo seu amplo espaço interno, especialmente no banco traseiro, que podia ser reconfigurado de diversas formas para otimizar o transporte de passageiros e bagagens. As portas traseiras deslizantes facilitavam o acesso, principalmente em locais com espaço limitado.
- Motor 1.8 FlexPower: O motor 1.8 bicombustível (flex) oferecia uma boa relação entre potência e consumo de combustível, atendendo às necessidades do dia a dia. Apesar de não ser um motor extremamente potente, era suficiente para o uso urbano e viagens em rodovias.
- Equipamentos da versão Prem: A versão Prem geralmente incluía um conjunto de equipamentos acima da média para a sua categoria, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, som com CD player e, dependendo do ano/modelo, airbags e outros recursos de segurança.
Tecnologias:
- Transmissão EASYTRONIC: Como mencionado anteriormente, a principal tecnologia era o câmbio automatizado, que oferecia uma experiência de condução mais automatizada do que um manual tradicional.
- Sistema de freios: O modelo dispunha de freios a disco nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras, um padrão para a época. ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) provavelmente estava presente apenas em versões mais completas ou como opcional.
- Direção Hidráulica: Facilitava as manobras, especialmente em velocidades baixas.
Público-Alvo:
O público-alvo da Chevrolet Meriva Prem. EASYTRONIC 1.8 FlexPower 5p era bastante amplo, abrangendo:
- Famílias pequenas e médias: O espaço interno e a versatilidade eram atrativos para famílias que precisavam transportar crianças e bagagem.
- Condutores que buscavam praticidade: O câmbio EASYTRONIC atraía aqueles que desejavam o conforto de um automático sem o custo mais elevado de um modelo com transmissão automática convencional.
- Motoristas que circulavam principalmente na cidade: O motor e o tamanho compacto do veículo eram ideais para o trânsito urbano.
- Usuários preocupados com o consumo de combustível: O motor flex oferecia a opção de utilizar etanol ou gasolina, dependendo da conveniência e do preço dos combustíveis.
Conclusão:
A Chevrolet Meriva Prem. EASYTRONIC 1.8 FlexPower 5p representava uma opção equilibrada no segmento de monovolumes compactos, oferecendo um bom conjunto de atributos, especialmente para quem buscava praticidade, espaço e versatilidade sem gastar muito. Embora descontinuada, seu legado reflete as tendências do mercado na época, focando na otimização do espaço interno e na oferta de tecnologias que buscavam tornar a condução mais confortável e acessível.