GM - Chevrolet COBALT LTZ 1.4 8V FlexPower/EconoFlex 4p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
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2020 | Gasolina | R$ 64.208,00 |
2019 | Gasolina | R$ 57.969,00 |
2018 | Gasolina | R$ 53.488,00 |
2017 | Gasolina | R$ 47.322,00 |
2016 | Gasolina | R$ 46.167,00 |
2015 | Gasolina | R$ 42.022,00 |
2014 | Gasolina | R$ 39.221,00 |
2013 | Gasolina | R$ 38.086,00 |
2012 | Gasolina | R$ 35.698,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 44.40%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 8V FlexPower/EconoFlex 4p: Uma Análise Detalhada
O Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 8V FlexPower/EconoFlex 4p se posicionava como uma opção interessante no segmento de sedans compactos no período em que foi fabricado. Embora descontinuado, sua análise demonstra características relevantes para entender o mercado da época. Ele visava um público que buscava um carro com bom custo-benefício, razoável conforto e um nível de equipamentos acima da média para a sua categoria.
Diferenciais:
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Motor FlexPower/EconoFlex 1.4 8V: O motor de 1.4 litros, 8 válvulas, oferecia a flexibilidade do etanol e gasolina, com foco na economia de combustível, característica ressaltada pelo nome "EconoFlex". Embora não fosse um motor potente, era suficiente para o uso urbano e rodoviário em velocidades moderadas. A simplicidade mecânica contribuía para a facilidade de manutenção.
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Versão LTZ: A versão LTZ representava o topo de linha do Cobalt, oferecendo um pacote mais completo de equipamentos em comparação às versões inferiores. Isso resultava em um nível de conforto e conveniência superior.
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Design: O design do Cobalt, embora subjetivo, apresentava linhas mais modernas em comparação com alguns concorrentes diretos na sua época. Sua estética buscava um público jovem e dinâmico.
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Espaço Interno: O Cobalt oferecia um espaço interno razoável, principalmente no banco traseiro, para o seu segmento. Era possível acomodar confortavelmente quatro adultos.
Tecnologias:
As tecnologias presentes no Cobalt LTZ eram relativamente básicas para os padrões atuais, porém representaram um avanço em sua época dentro da sua faixa de preço. Entre elas podemos destacar:
- Ar condicionado: Item essencial de conforto, principalmente em climas quentes.
- Direção hidráulica: Facilitava as manobras, principalmente em cidade.
- Vidros e travas elétricas: Itens de conveniência que agregavam praticidade ao dia a dia.
- Sistema de som com CD Player: Em sua época era considerado um sistema multimídia satisfatório. Algumas versões poderiam incluir conexões auxiliares para MP3 players.
- Airbags frontais (em algumas versões): Um importante item de segurança, embora não universal em todas as versões.
- Freios ABS (em algumas versões): Sistema antitravamento de freios, contribuindo para a segurança em frenagens emergenciais.
Público-Alvo:
O Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 8V visava principalmente um público jovem e adulto, de classe média baixa a média, que buscava um carro com um bom custo-benefício, conforto razoável e um nível de equipamentos que oferecia uma boa relação custo-benefício. Profissionais que utilizavam o carro para o dia a dia, tanto na cidade quanto em viagens curtas, eram o público ideal. Famílias pequenas também poderiam considerá-lo uma opção viável.
Considerações Finais:
Embora descontinuado, o Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 8V representou uma opção interessante no seu segmento. Sua análise demonstra que ele atendia a um público específico com necessidades e expectativas condizentes com o que o carro oferecia, principalmente em relação ao custo-benefício. A sua simplicidade mecânica e a disponibilidade de peças, mesmo após o fim da produção, podem ser atrativos para quem busca um carro usado mais econômico.