GM - Chevrolet COBALT LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Mec.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2020GasolinaR$ 67.565,00
2019GasolinaR$ 59.686,00
2018GasolinaR$ 55.662,00
2017GasolinaR$ 52.072,00
2016GasolinaR$ 49.985,00
2015GasolinaR$ 43.148,00
2014GasolinaR$ 39.430,00
2013GasolinaR$ 38.176,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 43.50%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Mecânico: Uma Análise Detalhada

O Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Mecânico se posicionava como uma opção intermediária-superior na linha Cobalt, buscando um equilíbrio entre custo-benefício e equipamentos. Apesar de já fora de linha, sua análise ainda é relevante para o mercado de usados.

Diferenciais:

  • Motor 1.8 8V Econo.Flex: O motor de 1.8 litros e 8 válvulas era conhecido por sua robustez e baixo custo de manutenção. O sistema Econo.Flex permitia o uso de gasolina ou etanol, oferecendo flexibilidade ao consumidor. Embora não fosse um motor potente, entregava torque suficiente para o uso diário e em viagens. A simplicidade do motor 8V contribuía para a durabilidade.

  • Versão LTZ: A versão LTZ representava o topo de linha do Cobalt, oferecendo maior quantidade de equipamentos de série em comparação com as versões mais básicas. Isso incluía itens que elevavam o conforto e o requinte, diferenciando-o de concorrentes mais básicos.

  • Câmbio Mecânico: A transmissão manual de 5 marchas contribuía para um consumo de combustível um pouco mais econômico em relação à versão automática, além de proporcionar maior controle ao motorista.

  • Design: O Cobalt possuía um design relativamente moderno para a época de seu lançamento, com linhas mais arrojadas que alguns concorrentes diretos. A versão LTZ geralmente incluía rodas de liga leve e outros detalhes estéticos que aprimoravam a aparência do veículo.

Tecnologias (para a época):

A lista de tecnologias era mais modesta em comparação com os carros atuais, mas para sua época, oferecia alguns recursos interessantes:

  • Direção Hidráulica: Facilitava as manobras, especialmente em baixas velocidades.
  • Ar condicionado: Item fundamental de conforto, especialmente em regiões de clima quente.
  • Vidros e travas elétricas: Facilitavam o uso diário e contribuíam para a segurança.
  • Airbags frontais (provavelmente): A presença de airbags variava de acordo com o ano de fabricação. É importante verificar essa informação no momento da compra de um veículo usado.
  • Sistema de som: Geralmente com CD player e entrada auxiliar, proporcionando entretenimento durante as viagens.

Público-Alvo:

O Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Mecânico visava um público que buscava um veículo equilibrado, com um bom custo-benefício. Era uma opção atraente para:

  • Famílias: O espaço interno razoável e a praticidade do porta-malas o tornavam adequado para o transporte de pessoas e bagagens.
  • Motoristas que priorizam a economia: O motor 1.8 era relativamente econômico, principalmente com o uso do câmbio manual.
  • Condutores que valorizam a manutenção acessível: A simplicidade do motor e a ampla rede de assistência da Chevrolet contribuíam para menores custos de reparo e manutenção.
  • Usuários que buscam um carro com bom custo-benefício em relação aos opcionais: A versão LTZ oferecia um bom conjunto de equipamentos para o seu valor.

Considerações Finais:

O Cobalt LTZ, apesar de já descontinuado, continua a ser uma opção viável no mercado de usados para aqueles que buscam um carro confiável, econômico e com um bom nível de equipamentos, sem gastar muito. É crucial, no entanto, avaliar o estado de conservação do veículo antes da compra, verificando a quilometragem, a procedência e a manutenção preventiva realizada.