GM - Chevrolet COBALT LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Aut.
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2020 | Gasolina | R$ 69.462,00 |
2019 | Gasolina | R$ 60.580,00 |
2018 | Gasolina | R$ 55.846,00 |
2017 | Gasolina | R$ 52.825,00 |
2016 | Gasolina | R$ 51.536,00 |
2015 | Gasolina | R$ 43.810,00 |
2014 | Gasolina | R$ 40.690,00 |
2013 | Gasolina | R$ 39.630,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 42.95%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Aut. - Uma Análise Detalhada
O Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Automático se posicionava como uma opção intermediária-superior na linha Cobalt, oferecendo um bom equilíbrio entre conforto, tecnologia e economia. Apesar de ser um modelo descontinuado, sua análise ainda é relevante para entender o mercado de usados e a evolução da marca.
Diferenciais:
-
Motor 1.8 8V Econo.Flex: O motor de 1.8 litros e 8 válvulas, com tecnologia flex, oferecia boa performance para o dia a dia e um consumo de combustível relativamente eficiente. Embora não fosse um motor potente, era suficiente para a proposta do veículo. A tecnologia flex permitia a utilização de gasolina ou etanol, oferecendo flexibilidade ao consumidor.
-
Câmbio Automático: A transmissão automática de 4 marchas facilitava a condução, principalmente em ambientes urbanos, proporcionando maior conforto e reduzindo o esforço do motorista. Embora menos eficiente que câmbios mais modernos, a simplicidade contribuía para a durabilidade.
-
Versão LTZ: Sendo a versão topo de linha, o Cobalt LTZ vinha com diversos itens de série que o diferenciavam das versões inferiores, como:
- Ar-condicionado: Essencial para o conforto, principalmente em climas quentes.
- Direção hidráulica: Facilita a manobrabilidade, principalmente em velocidades baixas.
- Vidros e travas elétricas: Itens de conveniência e segurança importantes.
- Rodas de liga leve: Aprimoram a estética do veículo.
- Sistema de som com CD Player: Oferecia entretenimento básico durante a condução (em alguns casos, com entrada auxiliar para dispositivos externos).
- Airbags frontais (geralmente): Um item de segurança fundamental para proteção do motorista e passageiro. (A disponibilidade precisa ser verificada para cada ano de fabricação, pois a presença de airbags podia variar).
Tecnologias:
As tecnologias presentes eram basicamente as convencionais para a época de seu lançamento. Não havia sistemas de assistência à condução avançados, como controle de estabilidade ou frenagem ABS (a presença destes itens devia ser verificada para o ano do veículo em questão). A principal tecnologia era o motor flex, permitindo a utilização de combustíveis alternativos.
Público-alvo:
O Cobalt LTZ 1.8 8V se direcionava a um público que buscava um sedã compacto com bom espaço interno, razoável nível de conforto e equipamentos de série, sem a necessidade de tecnologias de ponta ou alta performance. Era uma opção adequada para famílias pequenas, profissionais que precisam de um carro para o dia a dia ou pessoas que priorizam a economia e a praticidade. O preço mais acessível, em comparação a concorrentes com mais recursos tecnológicos, era um atrativo importante.
Considerações Finais:
Atualmente, o Chevrolet Cobalt é um modelo descontinuado. Portanto, ao avaliar um Cobalt LTZ usado, é crucial verificar o estado de conservação, a quilometragem e a documentação, além de pesquisar sobre a manutenção específica do motor e câmbio. A busca por históricos de revisão é fundamental para garantir uma compra segura.