GM - Chevrolet AGILE LTZ EASYTRONIC 1.4 8V FlexPower 5p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2014 | Gasolina | R$ 36.942,00 |
2013 | Gasolina | R$ 34.038,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 7.86%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Chevrolet Agile LTZ Easytronic 1.4 8V FlexPower 5p: Uma Análise Detalhada
O Chevrolet Agile LTZ Easytronic 1.4 8V FlexPower 5p se posicionava como uma opção interessante no segmento de hatches compactos, oferecendo um bom custo-benefício aliado a alguns diferenciais em seu tempo. Apesar de descontinuado, sua análise ainda é relevante para o mercado de usados.
Motor e Transmissão:
- Motor: 1.4 8V FlexPower, um motor de quatro cilindros que oferecia flexibilidade para rodar com gasolina ou etanol. Sua potência era modesta, porém suficiente para o uso urbano e rodovias com pouca carga. A simplicidade do motor de 8 válvulas contribuía para uma manutenção mais acessível.
- Transmissão: O diferencial principal era a transmissão automatizada Easytronic. Essa caixa de câmbio robotizada de cinco marchas oferecia a conveniência de não precisar usar o pedal da embreagem, mas sem o refinamento de uma transmissão automática tradicional. Sua troca de marchas era um pouco brusca em algumas situações, o que afetava o conforto de condução, principalmente em congestionamentos.
Design e Conforto:
- Design: O Agile apresentava um design compacto e prático, ideal para a mobilidade urbana. Sua estética era moderna para a época, mas sem grandes destaques em termos de estilo.
- Conforto: O nível de conforto era mediano. O espaço interno era razoável para quatro ocupantes adultos, mas o porta-malas era relativamente pequeno. O acabamento interno era simples, utilizando materiais plásticos predominantemente, refletidos no preço acessível do veículo.
Tecnologia e Equipamentos (versão LTZ):
A versão LTZ, topo de linha, oferecia alguns recursos interessantes para a época:
- Ar-condicionado: Item essencial de conforto, presente na versão LTZ.
- Direção hidráulica: Facilitava as manobras, principalmente em cidades.
- Vidros e travas elétricas: Contribuíam para a conveniência e segurança.
- Airbags frontais: Item de segurança importante.
- Sistema de som com CD Player: Entretenimento básico, mas presente.
- Rodas de liga leve: Detalhe estético que aprimorava a aparência do veículo.
Diferenciais:
- Preço acessível: Seu principal diferencial era o baixo custo de aquisição, tornando-o uma opção atraente para quem buscava um carro novo sem gastar muito.
- FlexFuel: A possibilidade de abastecer com gasolina ou etanol oferecia flexibilidade e economia dependendo da variação de preços dos combustíveis.
- Easytronic: Embora com suas limitações, a transmissão automatizada era uma novidade para o segmento e um diferencial para atrair clientes que buscavam praticidade.
Público-Alvo:
O Chevrolet Agile LTZ Easytronic visava um público que buscava um carro compacto, econômico, e com alguns itens de conforto e conveniência, sem demandar alta performance ou sofisticação. Era ideal para motoristas urbanos, jovens, e pessoas que priorizavam o custo-benefício na hora da compra.
Conclusão:
O Agile LTZ Easytronic, apesar de suas limitações em termos de desempenho e refinamento da transmissão, representava uma opção interessante no seu tempo, principalmente para quem buscava um carro compacto, econômico e com alguns recursos tecnológicos a um preço acessível. Atualmente, no mercado de usados, sua avaliação deve levar em conta o desgaste natural do veículo e a necessidade de possíveis reparos, principalmente no sistema de transmissão.