Mercedes-Benz SL-500 5.0 e 5.5/ Classic 5.0

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2011GasolinaR$ 307.497,00
2010GasolinaR$ 299.997,00
2009GasolinaR$ 292.680,00
2008GasolinaR$ 285.541,00
2007GasolinaR$ 278.576,00
2006GasolinaR$ 245.749,00
2005GasolinaR$ 239.755,00
2004GasolinaR$ 233.907,00
2003GasolinaR$ 228.201,00
2002GasolinaR$ 222.635,00
2001GasolinaR$ 134.833,00
2000GasolinaR$ 120.670,00
1999GasolinaR$ 117.598,00
1998GasolinaR$ 112.275,00
1997GasolinaR$ 109.015,00
1996GasolinaR$ 99.997,00
1995GasolinaR$ 92.999,00
1994GasolinaR$ 87.888,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 71.42%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Mercedes-Benz SL-Class (R129): SL 500 5.0, SL 500 5.5 & Classic 5.0 - Uma Análise Comparativa

A Mercedes-Benz SL-Class R129, produzida entre 1989 e 2001, representa um marco na história da marca. A elegância atemporal, o desempenho potente e a sofisticação tecnológica a consagraram como um ícone. Dentro dessa geração, os modelos SL 500 com motorizações 5.0 e 5.5, e a versão Classic 5.0, merecem destaque individual, apesar de suas semelhanças.

Mercedes-Benz SL 500 5.0 (1989-1998):

  • Motor: V8 de 5.0 litros, inicialmente com potência em torno de 326 cv. As evoluções ao longo dos anos trouxeram pequenas melhorias de performance e eficiência.
  • Transmissão: Automática de 4 velocidades, posteriormente oferecida também com uma transmissão manual de 5 velocidades em alguns mercados.
  • Tecnologia: Incorporava tecnologias avançadas para a época, como ABS, airbags frontais (opcional inicialmente), e suspensão hidropneumática (opcional). O sistema de ar condicionado era padrão, e sistemas de som premium eram opcionais.
  • Design: O design clássico do R129, com capota rígida retrátil, era sinônimo de luxo e esportividade.
  • Público-alvo: Direcionado a um público de alta renda que buscava um grand tourer de luxo, com performance e conforto superiores.

Mercedes-Benz SL 500 5.5 (1998-2001):

  • Motor: V8 de 5.5 litros, representando um upgrade significativo em relação ao 5.0. A potência era aumentada consideravelmente, ultrapassando os 300 cv.
  • Transmissão: Automática de 5 velocidades, proporcionando mudanças de marcha mais suaves e rápidas.
  • Tecnologia: Mantinha os recursos do modelo 5.0, mas incorporava melhorias em termos de eletrônica embarcada, incluindo possivelmente sistemas de tração melhorados e controle eletrônico de estabilidade (ESP) mais sofisticado, dependendo do ano de fabricação e opcionais.
  • Design: Basicamente o mesmo design externo do modelo 5.0, com pequenas alterações estéticas ao longo dos anos.
  • Público-alvo: Similar ao do 5.0, mas atraindo consumidores que buscavam ainda mais desempenho e tecnologia.

Mercedes-Benz SL 500 Classic 5.0 (Final da Produção):

  • Motor: V8 de 5.0 litros, muito similar às últimas versões do SL 500 5.0.
  • Transmissão: Automática de 5 velocidades.
  • Tecnologia: Incluía muitas das tecnologias dos modelos posteriores, sendo uma opção mais acessível que o 5.5, mantendo um bom nível de equipamento e performance.
  • Design: Idêntico ao SL 500 5.5, visualmente indistinguível em muitos aspectos.
  • Público-alvo: Cliente que buscava um SL R129 de última geração com motor 5.0, representando uma alternativa mais econômica ao SL 500 5.5.

Diferenciais:

| Característica | SL 500 5.0 | SL 500 5.5 | Classic 5.0 | |---|---|---|---| | Motorização | 5.0L V8 | 5.5L V8 | 5.0L V8 (versão final) | | Potência | Menor | Maior | Intermediário | | Transmissão | 4 ou 5 velocidades | 5 velocidades | 5 velocidades | | Tecnologia | Mais básica (inicialmente) | Mais avançada | Intermediário | | Preço (Original) | Menor | Maior | Intermediário |

Em resumo: A escolha entre esses modelos dependeria das preferências individuais. O SL 500 5.0 oferecia um ótimo equilíbrio entre desempenho e preço, enquanto o 5.5 proporcionava mais potência e tecnologia. A versão Classic representava uma espécie de "melhor dos dois mundos" no final da produção do R129, combinando o motor 5.0 com tecnologias e equipamentos mais modernos. Todos, no entanto, compartilham a mesma elegância atemporal e a robusta construção característica da Mercedes-Benz, tornando-os investimentos interessantes para entusiastas de carros clássicos de luxo.