Mitsubishi Pajero TR4 GLS 2.0 Flex 16V 4x4 Mec.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2012GasolinaR$ 55.264,00
2011GasolinaR$ 53.916,00
2010GasolinaR$ 52.159,00
2009GasolinaR$ 43.916,00
2008GasolinaR$ 42.844,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 22.47%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Mitsubishi Pajero TR4 GLS 2.0 Flex 16V 4x4 Mecânica: Uma Análise Detalhada

O Mitsubishi Pajero TR4 GLS 2.0 Flex 16V 4x4 Mecânica representava uma opção interessante no mercado de SUVs compactos 4x4, oferecendo uma combinação de capacidade off-road, economia de combustível (para um 4x4) e um preço relativamente acessível (para a época de seu lançamento e considerando suas características). Embora descontinuado, sua análise ainda é relevante para o mercado de usados.

Diferenciais:

  • Tração 4x4: Seu principal diferencial era a tração nas quatro rodas, garantindo maior segurança e capacidade de enfrentar terrenos difíceis, como terra, areia e lama. O sistema, embora não tão sofisticado quanto os encontrados em SUVs mais modernos, era suficiente para uso em trilhas leves e situações de baixa aderência. A tração era acionada manualmente, permitindo ao condutor escolher entre tração 4x2 e 4x4.
  • Motor 2.0 Flex: O motor 2.0 16V Flex oferecia flexibilidade no uso de combustíveis (gasolina e etanol), contribuindo para uma maior praticidade e, dependendo do preço dos combustíveis, para uma economia considerável. Apesar de não ser um motor potente em termos absolutos, entregava torque suficiente para o uso fora de estrada, especialmente em marchas mais baixas.
  • Câmbio Manual: O câmbio manual de cinco marchas permitia um controle mais preciso sobre o motor, especialmente em situações de off-road, onde a escolha da marcha adequada é crucial para a tração e o controle do veículo.
  • Versão GLS: A versão GLS oferecia um nível de acabamento superior em relação às versões mais básicas, incluindo itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, melhorando o conforto e a conveniência.
  • Design Robusto: O design do Pajero TR4 era robusto e funcional, refletindo sua vocação para o off-road. A altura elevada do solo, ângulos de ataque e saída adequados e a suspensão reforçada contribuíam para a sua capacidade fora de estrada.

Tecnologias (considerando a época de seu lançamento):

As tecnologias eram mais básicas se comparadas aos veículos atuais. Não se esperava itens como controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistemas de assistência ao motorista, etc. O foco estava na mecânica robusta e na tração 4x4.

Público-alvo:

O público-alvo do Mitsubishi Pajero TR4 GLS 2.0 Flex 4x4 Mecânica era bastante amplo, incluindo:

  • Aventureros e praticantes de atividades ao ar livre: Pessoas que buscavam um veículo capaz de levá-los a lugares de difícil acesso, para camping, trilhas e outras atividades outdoor.
  • Profissionais que necessitam de um veículo 4x4: Como fazendeiros, veterinários, etc.
  • Condutores que valorizam a robustez e a confiabilidade: Aqueles que buscam um veículo resistente e durável, com capacidade para enfrentar diferentes condições de uso.
  • Famílias que buscam um veículo versátil: Embora compacto, o Pajero TR4 oferecia espaço interno razoável para acomodar uma família pequena.

Em resumo: O Mitsubishi Pajero TR4 GLS 2.0 Flex 4x4 Mecânica representava um SUV 4x4 compacto, com bom custo-benefício para sua época, que combinava capacidade off-road, economia e praticidade. Embora desatualizado em termos de tecnologia e segurança em comparação aos SUVs modernos, continua atraente para quem busca um veículo robusto e confiável para uso misto, principalmente no mercado de usados.