Peugeot 405 STi

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1995GasolinaR$ 11.128,00
1994GasolinaR$ 8.254,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 25.83%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Peugeot 405 STi: Uma lenda esquecida

O Peugeot 405 STi, apesar de não tão famoso quanto outros modelos esportivos da época, representava uma opção interessante e pouco convencional no segmento de sedãs esportivos dos anos 90. Destinado a um público que buscava desempenho aliado a um certo nível de discrição, o 405 STi se destacava por sua combinação de atributos, nem sempre encontradas juntas em um único pacote.

Diferenciais:

  • Motorização: O coração do 405 STi era um motor 2.0 litros, 16 válvulas, com injeção eletrônica, entregando uma potência na casa dos 150 cv (a potência exata variava de acordo com o mercado e ano de fabricação). Embora não fosse um número exorbitante para a época, a entrega de potência linear e o torque satisfatório o tornavam ágil e divertido de dirigir. A tração era dianteira, configuração que, embora limitasse um pouco a performance em condições extremas, contribuía para a dirigibilidade em uso diário.

  • Suspensão e Direção: A suspensão era um ponto forte do STi. Mais firme do que a versão standard do 405, conferia melhor comportamento em curvas, minimizando a rolagem da carroceria. A direção, também com calibração mais direta, proporcionava um bom feedback ao motorista, permitindo um controle preciso do veículo.

  • Estética Discreta: Ao contrário de muitos esportivos da época, o 405 STi não ostentava uma estética exagerada. As mudanças visuais em relação ao 405 padrão eram sutis, focando em detalhes como rodas de liga leve esportivas, para-choques mais agressivos e spoilers discretos, mantendo uma elegância que agradava um público mais refinado. Isso contribuiu para o seu perfil mais "sleeper", ou seja, um carro com performance acima da aparência.

  • Equipamentos: Em termos de equipamentos, o STi oferecia um nível acima da média para a época, incluindo itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e bancos mais esportivos com melhor sustentação lateral. A tecnologia embarcada era, porém, simples, sem eletrônica avançada como controle de tração ou estabilidade – elementos pouco comuns em carros de seu segmento naquela década.

Tecnologias:

As tecnologias empregadas no 405 STi eram relativamente simples para os padrões atuais, mas eficazes para a época:

  • Injeção Eletrônica Multiponto: Sistema de injeção que otimizava a queima de combustível, contribuindo para melhor desempenho e economia.
  • Suspensão Independente: Nas quatro rodas, melhorando o conforto e o manuseio.
  • Freios a Disco: Em todas as rodas, garantindo maior poder de frenagem.

Público-Alvo:

O Peugeot 405 STi visava um público que buscava um sedã esportivo com bom desempenho, mas sem abrir mão do conforto e da praticidade do dia a dia. Era um carro ideal para pessoas que apreciavam a condução esportiva, mas não queriam um carro excessivamente radical ou chamativo. Em resumo, o público-alvo era aquele que valorizava a discrição aliada à performance, buscando um "lobo em pele de cordeiro". Um público que buscava um equilíbrio entre esportividade e elegância.