Peugeot 806 ST Turbo

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2000GasolinaR$ 20.568,00
1999GasolinaR$ 17.625,00
1998GasolinaR$ 14.421,00
1997GasolinaR$ 13.597,00
1996GasolinaR$ 12.847,00
1995GasolinaR$ 11.850,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 42.39%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Peugeot 806 ST Turbo: Uma Monovolume com Temperamento Esportivo

O Peugeot 806 ST Turbo, lançado no final dos anos 90, representava uma opção interessante no segmento das monovolumes familiares, combinando a praticidade deste tipo de veículo com um toque de esportividade, incomum para a época. A versão "ST Turbo" diferenciava-se das outras variantes do 806 pela presença de um motor mais potente e alguns detalhes estéticos.

Diferenciais:

  • Motor Turboalimentado: O principal diferencial era o motor turboalimentado a gasolina, que proporcionava uma performance superior em comparação com as versões atmosféricas. A potência exata variava de acordo com o mercado e ano de fabricação, mas geralmente oferecia uma considerável melhora na aceleração e retomadas, em comparação com seus irmãos menos potentes. Isso conferia ao 806 ST Turbo uma dinâmica de condução mais entusiasmante para o segmento.

  • Suspensão (potencialmente): Embora não fosse uma característica universal em todas as versões ST Turbo, algumas poderiam contar com uma suspensão ligeiramente mais firme, melhorando o comportamento em curvas em relação às versões padrão, que priorizavam o conforto.

  • Detalhes Estéticos: Visualmente, o 806 ST Turbo podia apresentar detalhes exclusivos, como rodas de liga leve de desenho esportivo, para-choques ligeiramente modificados, ou emblemas específicos que indicavam a versão turboalimentada. Estas variações dependiam do mercado e do ano de fabricação.

Tecnologias:

As tecnologias presentes no Peugeot 806 ST Turbo eram típicas da sua época, com foco na segurança e no conforto:

  • Freios a disco: Geralmente equipava freios a disco nas quatro rodas, contribuindo para uma melhor capacidade de travagem.
  • Direção assistida: O sistema de direção assistida facilitava as manobras, especialmente em baixas velocidades.
  • Ar condicionado: Era uma característica comum, assegurando o conforto dos ocupantes, especialmente em climas mais quentes.
  • Airbags: Embora a presença e o número de airbags pudessem variar dependendo do ano e mercado, alguns modelos já incluíam sistemas de segurança com airbags frontais.

Público-Alvo:

O Peugeot 806 ST Turbo visava um público que procurava uma monovolume familiar prática e espaçosa, mas que não abria mão de um desempenho superior ao habitual na categoria. Era um carro ideal para famílias ativas que precisavam de espaço para transportar pessoas e bagagens, sem renunciar a uma condução mais dinâmica. O perfil típico de comprador poderia ser um profissional liberal ou uma família com filhos que valoriza a combinação de praticidade, espaço e um toque de esportividade.

Considerações Finais:

Hoje em dia, o Peugeot 806 ST Turbo é considerado um carro clássico, atrativo para entusiastas de modelos antigos ou colecionadores de monovolumes. A sua combinação de espaço, praticidade e desempenho incomum para a categoria, representa uma proposta única no mercado de usados. A disponibilidade de peças e a manutenção podem ser fatores a considerar para potenciais compradores.