Peugeot 307 Rallye 2.0 16V 138cv 5p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2005GasolinaR$ 15.156,00
2004GasolinaR$ 14.786,00
2003GasolinaR$ 13.696,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 9.63%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Peugeot 307 Rallye 2.0 16V 138cv 5p: Uma descrição detalhada

O Peugeot 307 Rallye, com seu motor 2.0 16V de 138cv e carroceria de 5 portas, representava uma opção interessante no segmento de hatchbacks médios no início dos anos 2000. Apesar de não ser um modelo esportivo puro-sangue, o Rallye oferecia um conjunto de características que o destacavam, principalmente em termos de estilo e performance, sem abrir mão do conforto e praticidade inerentes à categoria.

Diferenciais:

  • Estilo esportivo: A versão Rallye se diferenciava das outras 307 através de detalhes estéticos que remetiam ao universo das competições de rali. Para-choques e saias laterais mais agressivos, spoilers discretos, rodas de liga leve exclusivas e um visual mais imponente eram alguns dos elementos que conferiam a ele uma aparência mais dinâmica e esportiva.

  • Motor 2.0 16V 138cv: O coração do Rallye era um motor de 2.0 litros, 16 válvulas, que entregava 138cv de potência. Embora não fosse um motor extremamente potente para os padrões atuais, ele oferecia um bom desempenho para a época, com aceleração razoável e boa resposta em rotações médias e altas. O ronco do motor também era considerado agradável por muitos proprietários.

  • Suspensão esportiva (opcional ou de série dependendo do mercado): Em algumas versões, a suspensão era ajustada para uma performance mais esportiva, oferecendo maior firmeza e controle em curvas. Isso, aliado ao centro de gravidade relativamente baixo, contribuía para uma condução mais ágil e prazerosa.

  • Equipamentos: Apesar de não ser um modelo topo de linha, o 307 Rallye costumava apresentar um bom nível de equipamentos, que podiam variar dependendo do mercado e ano de fabricação. Recursos como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas eram comuns, assim como alguns opcionais como teto solar e sistema de som mais sofisticado.

Tecnologias:

O 307 Rallye não se destacava por tecnologias de ponta para a época. Seus sistemas eram basicamente mecânicos e eletrônicos convencionais para o segmento. No entanto, a combinação entre o motor, a suspensão (em versões esportivas) e a aerodinâmica levemente aprimorada proporcionava uma experiência de condução mais envolvente e dinâmica do que a versão padrão do 307.

Público-alvo:

O Peugeot 307 Rallye visava um público que buscava um hatchback médio com um toque esportivo, sem precisar recorrer a modelos mais radicais e de custo elevado. Era ideal para motoristas que valorizavam o design, o desempenho razoavelmente ágil e a praticidade de um carro de 5 portas, sem abrir mão do conforto para o dia-a-dia. O perfil do comprador costumava ser de um público jovem ou de meia idade que apreciava um carro com personalidade e um pouco de esportividade.

Em resumo:

O Peugeot 307 Rallye representava uma opção interessante e equilibrada no seu segmento. Apesar de suas tecnologias serem convencionais para a época, ele oferecia um conjunto agradável de estilo, desempenho e praticidade, tornando-se uma opção atraente para quem buscava um hatch de visual esportivo sem abrir mão do conforto e da versatilidade. Atualmente, é um carro considerado clássico por muitos entusiastas.