Porsche 911 Turbo Coupe 3.6/3.8 (991/992)

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
0 kmGasolinaR$ 1.806.000,00
2024GasolinaR$ 1.629.090,00
2023GasolinaR$ 1.495.073,00
2022GasolinaR$ 1.296.145,00
2021GasolinaR$ 1.264.531,00
2019GasolinaR$ 1.188.591,00
2018GasolinaR$ 1.023.652,00
2017GasolinaR$ 929.900,00
2015GasolinaR$ 896.229,00
2014GasolinaR$ 874.369,00
2013GasolinaR$ 853.042,00
2012GasolinaR$ 830.573,00
2011GasolinaR$ 810.313,00
2010GasolinaR$ 789.244,00
2009GasolinaR$ 672.808,00
2008GasolinaR$ 632.799,00
2007GasolinaR$ 499.064,00
2005GasolinaR$ 342.708,00
2004GasolinaR$ 275.994,00
2003GasolinaR$ 241.103,00
2002GasolinaR$ 220.741,00
2001GasolinaR$ 214.861,00
2000GasolinaR$ 189.238,00
1997GasolinaR$ 163.565,00
1996GasolinaR$ 141.212,00
1995GasolinaR$ 127.203,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 92.96%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Porsche 911 Turbo Coupe (991/992): A Potência Refinada

O Porsche 911 Turbo Coupe, nas gerações 991 e 992, representa o ápice da performance em um pacote luxuoso e refinado. Estas gerações, embora compartilhando o nome e a filosofia, apresentam diferenças significativas em termos de tecnologia e desempenho. A seguir, uma análise detalhada:

Diferenças entre 991 e 992:

| Característica | Porsche 911 Turbo (991) | Porsche 911 Turbo (992) | |------------------------|-----------------------------------|-----------------------------------| | Motor | 3.8L Flat-6 Twin-Turbo | 3.7L/3.8L Flat-6 Twin-Turbo (varia consoante o ano e versão) | | Potência | ~520-560 hp (varia consoante o ano e versão) | ~580-650 hp (varia consoante o ano e versão) | | Torque | ~516-553 lb-ft (varia consoante o ano e versão) | ~553-590 lb-ft (varia consoante o ano e versão) | | Transmissão | PDK de 7 velocidades | PDK de 8 velocidades | | Tração | Integral AWD | Integral AWD | | Sistema de Escape | Variável | Variável, com maior ênfase no som | | Aerodinâmica | Ativa, mas menos sofisticada | Ativa, significativamente aprimorada | | Design Exterior | Mais arredondado, linhas mais suaves | Mais angular, linhas mais agressivas | | Interior | Design clássico, porém evoluído | Design mais moderno e tecnológico | | Tecnologia | Menos sistemas de assistência ao condutor | Mais sistemas de assistência ao condutor, incluindo funcionalidades semi-autônomas |

Tecnologias Notáveis:

Ambas as gerações empregam tecnologias de ponta, mas a 992 apresenta um salto significativo:

  • Motor Boxer Biturbo: O coração do carro, um motor flat-six de alta performance com duplo turbocompressor, entregando potência e torque impressionantes em toda a faixa de rotações.
  • Transmissão PDK (Porsche Doppelkupplung): Uma transmissão automatizada de dupla embreagem, proporcionando trocas de marcha extremamente rápidas e suaves.
  • Tração Integral AWD (Porsche Traction Management - PTM): Distribui a potência entre os eixos de forma inteligente para maximizar a tração e a estabilidade.
  • Aerodinâmica Ativa: Elementos aerodinâmicos ajustáveis que otimizam o downforce e a eficiência aerodinâmica dependendo das condições de condução. A 992 possui um sistema mais sofisticado.
  • Porsche Active Suspension Management (PASM): Sistema de amortecimento adaptativo que ajusta a rigidez dos amortecedores para proporcionar o melhor conforto e desempenho.
  • Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC): Sistema de estabilização de rolagem que reduz o balanço da carroceria em curvas. (Disponível em algumas versões)
  • Sistemas de Assistência ao Condutor: A geração 992 inclui recursos como assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.

Público-Alvo:

O Porsche 911 Turbo Coupe se destina a um público exigente que busca o máximo em performance, luxo e tecnologia. O comprador típico é um entusiasta de carros esportivos com alto poder aquisitivo, valorizando tanto o desempenho na pista quanto o conforto e a praticidade no dia a dia. São indivíduos que apreciam a tradição e a herança da marca Porsche, mas também abraçam as inovações tecnológicas. O público também pode incluir colecionadores e investidores que reconhecem o valor e a exclusividade deste modelo.

Conclusão:

Tanto o 991 quanto o 992 representam o auge da engenharia automobilística da Porsche. A escolha entre as gerações depende das preferências individuais e do orçamento. O 991 oferece um excelente equilíbrio entre performance e custo, enquanto o 992 representa a evolução tecnológica com um desempenho ainda mais impressionante e um pacote de recursos mais completo. Em ambos os casos, a experiência de condução é excepcionalmente gratificante.