Porsche 911 Turbo Coupe 3.6/3.8 (991/992)
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
0 km | Gasolina | R$ 1.806.000,00 |
2024 | Gasolina | R$ 1.629.090,00 |
2023 | Gasolina | R$ 1.495.073,00 |
2022 | Gasolina | R$ 1.296.145,00 |
2021 | Gasolina | R$ 1.264.531,00 |
2019 | Gasolina | R$ 1.188.591,00 |
2018 | Gasolina | R$ 1.023.652,00 |
2017 | Gasolina | R$ 929.900,00 |
2015 | Gasolina | R$ 896.229,00 |
2014 | Gasolina | R$ 874.369,00 |
2013 | Gasolina | R$ 853.042,00 |
2012 | Gasolina | R$ 830.573,00 |
2011 | Gasolina | R$ 810.313,00 |
2010 | Gasolina | R$ 789.244,00 |
2009 | Gasolina | R$ 672.808,00 |
2008 | Gasolina | R$ 632.799,00 |
2007 | Gasolina | R$ 499.064,00 |
2005 | Gasolina | R$ 342.708,00 |
2004 | Gasolina | R$ 275.994,00 |
2003 | Gasolina | R$ 241.103,00 |
2002 | Gasolina | R$ 220.741,00 |
2001 | Gasolina | R$ 214.861,00 |
2000 | Gasolina | R$ 189.238,00 |
1997 | Gasolina | R$ 163.565,00 |
1996 | Gasolina | R$ 141.212,00 |
1995 | Gasolina | R$ 127.203,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 92.96%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Porsche 911 Turbo Coupe (991/992): A Potência Refinada
O Porsche 911 Turbo Coupe, nas gerações 991 e 992, representa o ápice da performance em um pacote luxuoso e refinado. Estas gerações, embora compartilhando o nome e a filosofia, apresentam diferenças significativas em termos de tecnologia e desempenho. A seguir, uma análise detalhada:
Diferenças entre 991 e 992:
| Característica | Porsche 911 Turbo (991) | Porsche 911 Turbo (992) | |------------------------|-----------------------------------|-----------------------------------| | Motor | 3.8L Flat-6 Twin-Turbo | 3.7L/3.8L Flat-6 Twin-Turbo (varia consoante o ano e versão) | | Potência | ~520-560 hp (varia consoante o ano e versão) | ~580-650 hp (varia consoante o ano e versão) | | Torque | ~516-553 lb-ft (varia consoante o ano e versão) | ~553-590 lb-ft (varia consoante o ano e versão) | | Transmissão | PDK de 7 velocidades | PDK de 8 velocidades | | Tração | Integral AWD | Integral AWD | | Sistema de Escape | Variável | Variável, com maior ênfase no som | | Aerodinâmica | Ativa, mas menos sofisticada | Ativa, significativamente aprimorada | | Design Exterior | Mais arredondado, linhas mais suaves | Mais angular, linhas mais agressivas | | Interior | Design clássico, porém evoluído | Design mais moderno e tecnológico | | Tecnologia | Menos sistemas de assistência ao condutor | Mais sistemas de assistência ao condutor, incluindo funcionalidades semi-autônomas |
Tecnologias Notáveis:
Ambas as gerações empregam tecnologias de ponta, mas a 992 apresenta um salto significativo:
- Motor Boxer Biturbo: O coração do carro, um motor flat-six de alta performance com duplo turbocompressor, entregando potência e torque impressionantes em toda a faixa de rotações.
- Transmissão PDK (Porsche Doppelkupplung): Uma transmissão automatizada de dupla embreagem, proporcionando trocas de marcha extremamente rápidas e suaves.
- Tração Integral AWD (Porsche Traction Management - PTM): Distribui a potência entre os eixos de forma inteligente para maximizar a tração e a estabilidade.
- Aerodinâmica Ativa: Elementos aerodinâmicos ajustáveis que otimizam o downforce e a eficiência aerodinâmica dependendo das condições de condução. A 992 possui um sistema mais sofisticado.
- Porsche Active Suspension Management (PASM): Sistema de amortecimento adaptativo que ajusta a rigidez dos amortecedores para proporcionar o melhor conforto e desempenho.
- Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC): Sistema de estabilização de rolagem que reduz o balanço da carroceria em curvas. (Disponível em algumas versões)
- Sistemas de Assistência ao Condutor: A geração 992 inclui recursos como assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
Público-Alvo:
O Porsche 911 Turbo Coupe se destina a um público exigente que busca o máximo em performance, luxo e tecnologia. O comprador típico é um entusiasta de carros esportivos com alto poder aquisitivo, valorizando tanto o desempenho na pista quanto o conforto e a praticidade no dia a dia. São indivíduos que apreciam a tradição e a herança da marca Porsche, mas também abraçam as inovações tecnológicas. O público também pode incluir colecionadores e investidores que reconhecem o valor e a exclusividade deste modelo.
Conclusão:
Tanto o 991 quanto o 992 representam o auge da engenharia automobilística da Porsche. A escolha entre as gerações depende das preferências individuais e do orçamento. O 991 oferece um excelente equilíbrio entre performance e custo, enquanto o 992 representa a evolução tecnológica com um desempenho ainda mais impressionante e um pacote de recursos mais completo. Em ambos os casos, a experiência de condução é excepcionalmente gratificante.