Renault Megane Hatch RT 1.6/RT/Alizé/Exp 1.6 16V

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2005GasolinaR$ 13.111,00
2004GasolinaR$ 10.082,00
2003GasolinaR$ 9.184,00
2002GasolinaR$ 8.614,00
2001GasolinaR$ 7.593,00
2000GasolinaR$ 7.407,00
1999GasolinaR$ 7.190,00
1998GasolinaR$ 7.014,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 46.50%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Renault Mégane Hatch RT 1.6/RT/Alizé/Exp 1.6 16V: Uma Análise Detalhada

O Renault Mégane Hatch, nas versões RT 1.6, RT, Alizé e Expression 1.6 16V, representou uma opção interessante no mercado de hatches médios em seu período de produção. Embora as especificações exatas possam variar levemente dependendo do ano e da versão (RT, Alizé, Expression), podemos descrever seus pontos em comum e diferenciais:

Motorização: Geralmente equipado com um motor 1.6 16V, a potência e o torque variavam, mas o foco era a economia de combustível e um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário. Não se tratava de um motor esportivo, mas sim um propulsor eficiente para o dia a dia.

Diferenciais entre as versões (RT, Alizé, Expression): As diferenças principais entre as versões RT, Alizé e Expression residiam no nível de equipamentos. A versão mais básica (RT) provavelmente oferecia itens essenciais como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros. As versões Alizé e Expression adicionavam itens de conforto e conveniência, como:

  • Alizé: Provavelmente incluía itens como ar-condicionado com regulagem de temperatura, vidros elétricos traseiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, rádio com CD player e possivelmente rodas de liga leve.
  • Expression: Geralmente era a versão mais completa, podendo apresentar itens como airbags frontais, freios ABS, central multimídia mais sofisticada, sensores de estacionamento, e acabamentos internos mais refinados.

Tecnologias: As tecnologias embarcadas eram típicas da sua época. Não se esperavam sistemas avançados de assistência ao motorista como vemos em modelos modernos. As tecnologias presentes incluíam:

  • Sistema de freios: Geralmente com freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras (podendo variar dependendo da versão e ano). Versões mais completas poderiam incluir ABS.
  • Direção: Direção hidráulica assistida.
  • Sistema de áudio: Rádio com CD player, sendo a qualidade e as funcionalidades dependentes da versão.
  • Segurança: Airbags frontais (em versões mais equipadas), cintos de segurança, e possivelmente outros itens de segurança passiva.

Público-alvo: O Renault Mégane Hatch dessas versões se dirigia a um público que buscava um veículo familiar, com bom custo-benefício, espaço interno razoável, e um nível de conforto e equipamentos que variava conforme a versão escolhida. Era um carro ideal para famílias pequenas ou indivíduos que valorizavam praticidade e economia sem abrir mão de um certo nível de conforto. Não era um carro esportivo, nem luxuoso, mas sim uma opção equilibrada para o dia a dia.

Observação: Esta descrição é genérica, pois as especificações exatas podem variar dependendo do ano de fabricação e do mercado em que o veículo foi vendido. Para informações mais precisas sobre uma versão específica, consulte o manual do proprietário ou outras fontes de informação confiáveis.