Renault Megane Hatch RT 1.6/RT/Alizé/Exp 1.6 16V
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2005 | Gasolina | R$ 13.111,00 |
2004 | Gasolina | R$ 10.082,00 |
2003 | Gasolina | R$ 9.184,00 |
2002 | Gasolina | R$ 8.614,00 |
2001 | Gasolina | R$ 7.593,00 |
2000 | Gasolina | R$ 7.407,00 |
1999 | Gasolina | R$ 7.190,00 |
1998 | Gasolina | R$ 7.014,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 46.50%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Renault Mégane Hatch RT 1.6/RT/Alizé/Exp 1.6 16V: Uma Análise Detalhada
O Renault Mégane Hatch, nas versões RT 1.6, RT, Alizé e Expression 1.6 16V, representou uma opção interessante no mercado de hatches médios em seu período de produção. Embora as especificações exatas possam variar levemente dependendo do ano e da versão (RT, Alizé, Expression), podemos descrever seus pontos em comum e diferenciais:
Motorização: Geralmente equipado com um motor 1.6 16V, a potência e o torque variavam, mas o foco era a economia de combustível e um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário. Não se tratava de um motor esportivo, mas sim um propulsor eficiente para o dia a dia.
Diferenciais entre as versões (RT, Alizé, Expression): As diferenças principais entre as versões RT, Alizé e Expression residiam no nível de equipamentos. A versão mais básica (RT) provavelmente oferecia itens essenciais como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros. As versões Alizé e Expression adicionavam itens de conforto e conveniência, como:
- Alizé: Provavelmente incluía itens como ar-condicionado com regulagem de temperatura, vidros elétricos traseiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, rádio com CD player e possivelmente rodas de liga leve.
- Expression: Geralmente era a versão mais completa, podendo apresentar itens como airbags frontais, freios ABS, central multimídia mais sofisticada, sensores de estacionamento, e acabamentos internos mais refinados.
Tecnologias: As tecnologias embarcadas eram típicas da sua época. Não se esperavam sistemas avançados de assistência ao motorista como vemos em modelos modernos. As tecnologias presentes incluíam:
- Sistema de freios: Geralmente com freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras (podendo variar dependendo da versão e ano). Versões mais completas poderiam incluir ABS.
- Direção: Direção hidráulica assistida.
- Sistema de áudio: Rádio com CD player, sendo a qualidade e as funcionalidades dependentes da versão.
- Segurança: Airbags frontais (em versões mais equipadas), cintos de segurança, e possivelmente outros itens de segurança passiva.
Público-alvo: O Renault Mégane Hatch dessas versões se dirigia a um público que buscava um veículo familiar, com bom custo-benefício, espaço interno razoável, e um nível de conforto e equipamentos que variava conforme a versão escolhida. Era um carro ideal para famílias pequenas ou indivíduos que valorizavam praticidade e economia sem abrir mão de um certo nível de conforto. Não era um carro esportivo, nem luxuoso, mas sim uma opção equilibrada para o dia a dia.
Observação: Esta descrição é genérica, pois as especificações exatas podem variar dependendo do ano de fabricação e do mercado em que o veículo foi vendido. Para informações mais precisas sobre uma versão específica, consulte o manual do proprietário ou outras fontes de informação confiáveis.