Renault Clio Sed RT/ Privilège/ Botic 1.6 16V 4p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2005GasolinaR$ 13.399,00
2004GasolinaR$ 13.072,00
2003GasolinaR$ 12.171,00
2002GasolinaR$ 11.669,00
2001GasolinaR$ 10.334,00
2000GasolinaR$ 9.508,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 29.04%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Renault Clio Sedão RT/Privilège/Botic 1.6 16V 4p: Uma Análise Detalhada

O Renault Clio Sedã, nas versões RT, Privilège e Botic, equipadas com o motor 1.6 16V, representava uma opção interessante no segmento de sedãs compactos no período em que foi comercializado. Embora descontinuado, vale a pena analisar suas características para entender seu apelo na época.

Motorização e Desempenho:

O coração do Clio Sedã era o motor 1.6 16V, que oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível para a época. A potência e o torque exatos variavam ligeiramente de acordo com a calibração específica para cada versão (RT, Privilège, Botic), mas geralmente entregavam desempenho suficiente para uso urbano e rodoviário. Não era um carro esportivo, mas cumpria bem seu papel no dia a dia. A transmissão era manual, geralmente de 5 marchas, contribuindo para uma condução mais econômica.

Diferenciais entre as versões:

As diferenças entre as versões RT, Privilège e Botic residiam principalmente nos itens de conforto, conveniência e acabamento:

  • RT: Era a versão de entrada, com equipamentos mais básicos, focando na funcionalidade. Geralmente possuía itens como ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros.

  • Privilège: Apresentava um nível superior de equipamentos em relação à RT. Incluía itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, e possivelmente alguns opcionais como rodas de liga leve, faróis de neblina e sistema de som mais completo.

  • Botic: Esta versão, possivelmente uma edição especial ou uma parceria com alguma marca, se diferenciava pelas características visuais e possivelmente alguns itens de série exclusivos, como acabamentos internos diferenciados ou itens de personalização. Informações específicas sobre a Botic exigem uma consulta a fontes de época.

Tecnologias:

As tecnologias embarcadas eram típicas da época, sem grandes inovações eletrônicas. Destacam-se:

  • Motor 1.6 16V: Tecnologia de motorização já consolidada, oferecendo um bom desempenho para o segmento.
  • Sistema de freios: Sistema de freios a disco na dianteira e tambor na traseira, comum em veículos da época. ABS (freios antitravamento) era possivelmente um opcional em versões mais equipadas.
  • Direção hidráulica: Facilitava as manobras, principalmente em áreas urbanas.
  • Ar condicionado: Item de conforto essencial, presente na maioria das versões.

Público-Alvo:

O Renault Clio Sedã 1.6 16V se dirigia a um público que buscava um sedã compacto, econômico e funcional, sem grandes pretensões de luxo ou esportividade. Era ideal para:

  • Famílias pequenas: O espaço interno era suficiente para acomodar confortavelmente quatro passageiros e bagagem.
  • Motoristas urbanos: Sua manobrabilidade e consumo de combustível eram adequados para o trânsito citadino.
  • Pessoas que priorizam custo-benefício: Oferecia um bom conjunto de equipamentos a um preço acessível (para a época).

Conclusão:

O Renault Clio Sedã 1.6 16V, nas versões RT, Privilège e Botic, representou uma opção sólida no segmento de sedãs compactos em seu tempo. Embora simples em termos de tecnologia, oferecia um bom custo-benefício e atendia às necessidades de um público que buscava praticidade e economia. Sua avaliação completa requer a consulta de manuais de época e outras fontes para detalhar as especificações exatas de cada versão, principalmente a Botic, que apresenta informações mais escassas.