Renault Scénic RXE/ Privilège 2.0 16V 5p Aut.
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2009 | Gasolina | R$ 26.768,00 |
2008 | Gasolina | R$ 26.115,00 |
2007 | Gasolina | R$ 25.478,00 |
2006 | Gasolina | R$ 18.384,00 |
2005 | Gasolina | R$ 17.261,00 |
2004 | Gasolina | R$ 14.294,00 |
2003 | Gasolina | R$ 12.513,00 |
2002 | Gasolina | R$ 11.700,00 |
2001 | Gasolina | R$ 11.031,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 58.79%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Renault Scénic RXE/Privilège 2.0 16V 5p Aut.: Um Monovolume Familiar Confortável e Espaçoso
O Renault Scénic RXE/Privilège 2.0 16V 5p Aut. representava uma opção interessante no segmento de monovolumes compactos no período em que foi fabricado. Combinando espaço interno generoso com um motor relativamente potente e transmissão automática, ele visava famílias e indivíduos que priorizavam conforto, praticidade e um certo nível de requinte. As versões RXE e Privilège representavam diferentes níveis de acabamento, com a Privilège oferecendo mais equipamentos de série.
Diferenciais:
- Espaço Interno: O principal diferencial do Scénic era o seu amplo espaço interior, com capacidade para cinco passageiros adultos e um porta-malas considerável. A modularidade dos bancos era um ponto forte, permitindo diversas configurações para otimizar o espaço de carga e passageiros.
- Motor 2.0 16V: O motor de 2.0 litros e 16 válvulas oferecia desempenho razoável para o segmento, garantindo boa capacidade de ultrapassagem e desempenho em subidas, mesmo com a transmissão automática. Embora não fosse um motor extremamente econômico, ele entregava um bom equilíbrio entre potência e consumo.
- Transmissão Automática: A transmissão automática facilitava a condução, especialmente no trânsito urbano, tornando a experiência mais relaxante para o condutor.
- Conforto: O Scénic priorizava o conforto, com suspensão bem ajustada que absorvia bem as irregularidades do asfalto, bancos confortáveis e boa insonorização para o seu segmento.
- Níveis de Acabamento: As versões RXE e Privilège se diferenciavam pelo nível de equipamentos. A versão Privilège geralmente incluía itens como ar condicionado, vidros e travas elétricas, direção assistida, airbags frontais, sistema de som mais completo, e possivelmente outros itens de conveniência e segurança dependendo do ano de fabricação e especificações regionais.
Tecnologias (dependendo do ano e versão):
- Ar condicionado: Sistema de climatização para maior conforto interno.
- Direção assistida: Facilita as manobras, principalmente em baixas velocidades.
- Airbags frontais: Sistema de segurança passiva para proteção do condutor e passageiro dianteiro.
- Sistema de som: Rádio com leitor de CD e possivelmente outros recursos de conectividade dependendo do ano.
- Vidros e travas elétricas: Itens de conveniência para maior praticidade.
Público-alvo:
O Renault Scénic RXE/Privilège 2.0 16V 5p Aut. visava principalmente famílias com crianças ou casais que valorizavam o espaço interno, o conforto e a praticidade. Profissionais que precisavam de um carro versátil para o dia a dia também poderiam se interessar pelo modelo. Indivíduos que buscavam um carro automático e relativamente espaçoso, sem se preocupar excessivamente com o consumo de combustível, também compunham o seu público.
Considerações Finais:
É importante considerar que este é um modelo mais antigo, e suas tecnologias e recursos de segurança são limitados em comparação aos carros modernos. A disponibilidade de peças e manutenções também pode ser um fator a ser considerado na hora da compra de um modelo usado. Apesar disso, para quem busca um monovolume familiar espaçoso e confortável com um bom custo-benefício no mercado de usados, o Renault Scénic RXE/Privilège pode ser uma opção interessante, desde que avaliado cuidadosamente.