Renault Clio Hi-Flex/ Expres. Hi-Flex 1.6 16V 3p
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2006 | Gasolina | R$ 15.954,00 |
2005 | Gasolina | R$ 14.325,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 10.21%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Renault Clio Hi-Flex 1.6 16V 3p: Uma Análise Detalhada
O Renault Clio Hi-Flex 1.6 16V 3p, versão com três portas, representava uma opção interessante no mercado brasileiro de carros compactos flex-fuel. Apesar de ser um modelo mais antigo, sua tecnologia e características merecem ser revisitadas.
Diferenciais:
- Motor 1.6 16V Hi-Flex: O grande diferencial era a motorização flex-fuel de 1.6 litros e 16 válvulas, que oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. Embora a potência exata varie dependendo da fonte, geralmente se situava na faixa dos 90 a 110 cv, dependendo do combustível utilizado. A flexibilidade de usar gasolina ou etanol era um atrativo significativo para o consumidor brasileiro.
- Versatilidade: Sendo um hatch compacto de três portas, o Clio Hi-Flex oferecia boa manobrabilidade em áreas urbanas e um design mais esportivo, apelando para um público jovem ou que buscava um carro ágil. A praticidade era comprometida pela menor quantidade de portas, mas compensada pela agilidade.
- Custo-Benefício (na época): Na época de seu lançamento e durante sua produção, o Clio Hi-Flex costumava se posicionar como uma opção de custo-benefício interessante, oferecendo um conjunto razoável de recursos por um preço competitivo.
Tecnologias:
- Motor Flex-Fuel: A principal tecnologia era, sem dúvida, o motor flex-fuel, que permitia o uso de gasolina e etanol sem a necessidade de modificações mecânicas. Esta tecnologia era um diferencial importante no mercado brasileiro.
- Sistema de freios: Embora não seja uma tecnologia de ponta, o sistema de freios era adequado para o porte do veículo, geralmente com freios a disco na dianteira e tambor na traseira.
- Direção Hidráulica: Facilitava a manobra do veículo, especialmente em velocidades baixas.
- Ar-condicionado: A maioria das versões oferecia ar-condicionado como opcional ou item de série, um recurso importante no clima brasileiro. Outros opcionais poderiam incluir vidros e travas elétricas, direção hidráulica e som.
Público-Alvo:
O Renault Clio Hi-Flex 3p visava principalmente um público jovem, que buscava um carro compacto, ágil, econômico e com um design mais esportivo. Pessoas que priorizavam a praticidade de um carro pequeno para uso urbano e a flexibilidade do combustível também faziam parte do público-alvo. O preço mais acessível o tornava atrativo para pessoas que buscavam seu primeiro carro ou um veículo com baixo custo de manutenção.
Considerações Finais:
É importante lembrar que este é um modelo mais antigo e que as tecnologias disponíveis na época podem estar desatualizadas em comparação com os carros modernos. Apesar disso, o Clio Hi-Flex 1.6 16V 3p representa um marco na história da Renault no Brasil e uma opção interessante para quem busca um carro usado dentro dessa faixa de características e orçamento. A disponibilidade de peças e a facilidade de manutenção são fatores relevantes a serem considerados para quem pensa em adquirir um modelo usado dessa geração.