Subaru Legacy GL 2.0/ GLS Mec

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2002GasolinaR$ 19.283,00
2001GasolinaR$ 18.752,00
2000GasolinaR$ 16.638,00
1999GasolinaR$ 12.246,00
1998GasolinaR$ 11.597,00
1997GasolinaR$ 10.888,00
1996GasolinaR$ 8.509,00
1995GasolinaR$ 8.301,00
1994GasolinaR$ 5.932,00
1993GasolinaR$ 4.763,00
1992GasolinaR$ 4.513,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 76.60%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Subaru Legacy GL 2.0/ GLS Mecânico: Uma Análise Detalhada

O Subaru Legacy GL 2.0/ GLS Mecânico representava uma opção de entrada na linha Legacy, focando em praticidade, confiabilidade e a tradicional tração integral da marca, porém com uma abordagem mais acessível. Embora descontinuado, analisaremos suas características para entender seu apelo:

Diferenciais:

  • Tração Integral Simétrica AWD: Este era o principal diferencial, oferecendo superioridade em aderência e segurança, especialmente em condições adversas como chuva, neve ou terrenos irregulares. Diferentemente de sistemas de tração integral mais simples, a Subaru utilizava um sistema simétrico, distribuindo a força de forma mais equilibrada entre os eixos.

  • Motor Boxer 2.0L: A arquitetura do motor boxer, característica da Subaru, contribuía para um centro de gravidade mais baixo, melhorando o manuseio e a estabilidade. Embora o 2.0L fosse um motor de entrada, oferecia boa confiabilidade e razoável economia de combustível para a época.

  • Câmbio Manual: A versão GL/GLS Mecânico se diferenciava pela opção de câmbio manual, que agradava um público que apreciava o controle e a maior economia de combustível em comparação com os automáticos.

  • Preço Acessível (para a época): O foco no modelo era oferecer as vantagens da tração integral Subaru a um preço mais competitivo, tornando-o acessível a um público maior em comparação com as versões mais equipadas.

Tecnologias:

As tecnologias presentes eram relativamente básicas para os padrões atuais, mas adequadas para sua época. Esperava-se:

  • Sistemas de segurança básicos: Freios a disco nas quatro rodas (provavelmente com ABS em algumas versões), cintos de segurança e airbags frontais. Sistemas eletrônicos de assistência à condução eram limitados ou inexistentes.
  • Conforto básico: Ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas eram provavelmente itens presentes nas versões GLS, enquanto a GL poderia ter alguns deles como opcionais.
  • Recursos de conveniência: Rádio/toca-fitas, sistema de som simples, e possivelmente, controle de som no volante em algumas versões.

Público-Alvo:

O Subaru Legacy GL 2.0/ GLS Mecânico visava um público que:

  • Priorizava a tração integral: Consumidores que viviam em regiões com condições climáticas adversas ou que apreciavam a segurança adicional da tração AWD.
  • Procurava um veículo prático e confiável: O Legacy tinha reputação de durabilidade e confiabilidade, tornando-o uma opção atraente para aqueles que buscavam um carro para o dia a dia sem grandes preocupações.
  • Buscava custo-benefício: O modelo oferecia uma boa relação entre preço e valor, proporcionando a tração integral da Subaru a um custo mais acessível que os modelos mais equipados.
  • Apreciava o controle manual: A versão com câmbio manual atraía um público que valorizava a experiência de dirigir com maior controle e uma condução mais engajada.

Em resumo: O Subaru Legacy GL 2.0/ GLS Mecânico oferecia um pacote atraente para quem procurava um carro confiável, com tração integral, sem gastar muito. Apesar da simplicidade em termos de tecnologias, a sua confiabilidade e a tração integral compensavam para muitos consumidores. Hoje, é um carro clássico que agrada entusiastas de Subaru pela sua simplicidade e pela sua robusta tração integral.