VW - VolksWagen Parati C 1.6/ CL 1.6 Mi 2p e 4p

Valores de referência da Tabela Fipe: junho de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1999GasolinaR$ 15.482,00
1998GasolinaR$ 10.338,00
1997GasolinaR$ 10.085,00
1986GasolinaR$ 3.377,00

Gráfico de Desvalorização

1999199819971986Ano modeloR$ 0,00R$4.0kR$8.0kR$12.0kR$16.0k

Média de desvalorização: 78.19%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

VW Parati C/CL 1.6 Mi: Um Clássico Brasileiro em Detalhes

A Volkswagen Parati, em suas versões C e CL 1.6 Mi, representou um marco na história automobilística brasileira, especialmente nos anos 90 e início dos 2000. Derivada do Gol, a Parati oferecia a versatilidade de uma perua compacta, combinada com a confiabilidade da marca alemã (embora fabricada no Brasil). Vamos detalhar as versões C e CL 1.6 Mi, com suas diferenças e características:

Diferenciais entre as versões C e CL:

Apesar de compartilharem a mesma base mecânica (motor 1.6 Mi), as versões C e CL apresentavam diferenças principalmente no acabamento e equipamentos:

  • Parati C: Era a versão mais básica, focando na praticidade e economia. Apresentava um interior mais simples, com poucos itens de conforto e tecnologia. Geralmente vinha com bancos de tecido, vidros e travas manuais, e ar condicionado era opcional (e raro).
  • Parati CL: Oferecia um nível de acabamento superior à versão C. Incluía itens como vidros e travas elétricas, direção hidráulica (opcional na versão C), e, dependendo do ano, ar condicionado de série. O interior geralmente apresentava materiais de melhor qualidade e alguns detalhes estéticos diferenciados.

Motorização 1.6 Mi:

Ambas as versões utilizavam o consagrado motor 1.6 Mi da Volkswagen, um propulsor a gasolina conhecido pela sua robustez e baixo custo de manutenção. Embora não fosse um motor potente, era suficiente para o uso urbano e rodoviário, apresentando bom desempenho para a época e baixo consumo de combustível, considerando o segmento. A potência ficava em torno de 76 cv.

Tecnologia (para a época):

As tecnologias embarcadas eram limitadas pelos padrões atuais, mas para a época eram consideradas razoáveis:

  • Sistema de freios: Freios a disco na dianteira e tambor na traseira, sistema considerado padrão para a categoria.
  • Suspensão: Suspensão independente na dianteira (McPherson) e eixo de torção na traseira, garantindo um bom conforto em uso urbano.
  • Segurança: Cintos de segurança dianteiros e traseiros (embora não fossem obrigatórios em todos os anos de produção para todos os passageiros). Airbags eram raríssimos ou inexistentes.

Público-alvo:

O público-alvo da Parati C/CL 1.6 Mi era bastante amplo:

  • Famílias: A versatilidade do porta-malas era um atrativo para famílias que precisavam de espaço extra para transporte de objetos e pessoas.
  • Pequenas empresas: Seu custo-benefício a tornava uma opção atraente para pequenas empresas que utilizavam o veículo para transporte de mercadorias.
  • Motoristas que priorizavam economia e praticidade: A combinação de baixo custo de manutenção e consumo de combustível atraía aqueles que buscavam um carro econômico e confiável para o dia a dia.

Considerações finais:

A Parati C/CL 1.6 Mi representou um marco na história da Volkswagen no Brasil. Apesar de suas limitações tecnológicas em comparação com os modelos atuais, sua simplicidade, robustez e versatilidade contribuíram para o seu sucesso e a tornaram um ícone para muitos brasileiros. Hoje em dia, são veículos considerados clássicos, procurados por colecionadores e apreciadores de modelos nacionais. A disponibilidade de peças e a simplicidade mecânica contribuem para a sua manutenção acessível.