VW - VolksWagen Parati C 1.6/ CL 1.6 Mi 2p e 4p
Valores de referência da Tabela Fipe: junho de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
1999 | Gasolina | R$ 15.482,00 |
1998 | Gasolina | R$ 10.338,00 |
1997 | Gasolina | R$ 10.085,00 |
1986 | Gasolina | R$ 3.377,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 78.19%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
VW Parati C/CL 1.6 Mi: Um Clássico Brasileiro em Detalhes
A Volkswagen Parati, em suas versões C e CL 1.6 Mi, representou um marco na história automobilística brasileira, especialmente nos anos 90 e início dos 2000. Derivada do Gol, a Parati oferecia a versatilidade de uma perua compacta, combinada com a confiabilidade da marca alemã (embora fabricada no Brasil). Vamos detalhar as versões C e CL 1.6 Mi, com suas diferenças e características:
Diferenciais entre as versões C e CL:
Apesar de compartilharem a mesma base mecânica (motor 1.6 Mi), as versões C e CL apresentavam diferenças principalmente no acabamento e equipamentos:
- Parati C: Era a versão mais básica, focando na praticidade e economia. Apresentava um interior mais simples, com poucos itens de conforto e tecnologia. Geralmente vinha com bancos de tecido, vidros e travas manuais, e ar condicionado era opcional (e raro).
- Parati CL: Oferecia um nível de acabamento superior à versão C. Incluía itens como vidros e travas elétricas, direção hidráulica (opcional na versão C), e, dependendo do ano, ar condicionado de série. O interior geralmente apresentava materiais de melhor qualidade e alguns detalhes estéticos diferenciados.
Motorização 1.6 Mi:
Ambas as versões utilizavam o consagrado motor 1.6 Mi da Volkswagen, um propulsor a gasolina conhecido pela sua robustez e baixo custo de manutenção. Embora não fosse um motor potente, era suficiente para o uso urbano e rodoviário, apresentando bom desempenho para a época e baixo consumo de combustível, considerando o segmento. A potência ficava em torno de 76 cv.
Tecnologia (para a época):
As tecnologias embarcadas eram limitadas pelos padrões atuais, mas para a época eram consideradas razoáveis:
- Sistema de freios: Freios a disco na dianteira e tambor na traseira, sistema considerado padrão para a categoria.
- Suspensão: Suspensão independente na dianteira (McPherson) e eixo de torção na traseira, garantindo um bom conforto em uso urbano.
- Segurança: Cintos de segurança dianteiros e traseiros (embora não fossem obrigatórios em todos os anos de produção para todos os passageiros). Airbags eram raríssimos ou inexistentes.
Público-alvo:
O público-alvo da Parati C/CL 1.6 Mi era bastante amplo:
- Famílias: A versatilidade do porta-malas era um atrativo para famílias que precisavam de espaço extra para transporte de objetos e pessoas.
- Pequenas empresas: Seu custo-benefício a tornava uma opção atraente para pequenas empresas que utilizavam o veículo para transporte de mercadorias.
- Motoristas que priorizavam economia e praticidade: A combinação de baixo custo de manutenção e consumo de combustível atraía aqueles que buscavam um carro econômico e confiável para o dia a dia.
Considerações finais:
A Parati C/CL 1.6 Mi representou um marco na história da Volkswagen no Brasil. Apesar de suas limitações tecnológicas em comparação com os modelos atuais, sua simplicidade, robustez e versatilidade contribuíram para o seu sucesso e a tornaram um ícone para muitos brasileiros. Hoje em dia, são veículos considerados clássicos, procurados por colecionadores e apreciadores de modelos nacionais. A disponibilidade de peças e a simplicidade mecânica contribuem para a sua manutenção acessível.